Um projeto simples, denominado Desafio Jovem (Teen Challenge), nascido nos Estados Unidos em 1958, chegou a Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, com a finalidade de recuperar pessoas viciadas em tóxicos, psicotrópicos e alcoolismo. Ao longo desses seis anos de implantação do projeto, já foram mais de 400 pessoas reabilitadas ao convívio social sem o uso de medicamentos.
A entidade filantrópica está presente em mais de 87 nações e foi criada pelo Pr. David Wilkerson, autor do Best-Seller "A Cruz e o Punhal". Estabelecida no Brasil e mantida através de recursos provenientes de doações e atividades de convênios. O espaço disponibiliza aos internos oficinas de teatro, costura, serigrafia e aulas de ensino básico na própria sede do Desafio Jovem Mudança de Vida no Sitio Bandeira, zona rural de Brejo.
O missionário responsável pela casa de recuperação Desafio Jovem, Benildo Alexandre, 46 anos, que também era dependente químico, coordena o programa terapêutico dividido em três fases ao longo dos nove meses de duração. “Além do acompanhamento de profissionais capacitados, a fé em Deus tem sido o pilar fundamental durante o tratamento” explicou Benildo. O trabalho consiste na desintoxicação e numa profunda restauração de comportamentos e valores morais e cristãos. Há casos também em que o Desafio Jovem oferece auxilio - nos mais diversos segmentos - as famílias dos dependentes químicos.
Os profissionais de saúde, psicologia e educação que acompanham o tratamento dos internos recebem apenas uma ajuda de custo. A comunidade evangélica faz uso da terapia ocupacional, por intermédio de fábricas de vestuário da cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE) que viabilizam peças em fase de acampamento para o Desafio. “Procuramos ensinar aos internos uma atividade profissional. No intuito de proporcionar a sua reinserção no mercado de trabalho ao término do programa terapêutico” declarou o representante comercial Jaciel José.
A renda obtida com o trabalho é revertida para casa de recuperação que diariamente enfrenta dificuldades para manter o tratamento dos viciados, estipulado em R$ 26 mil mensal. O trabalho de Benildo e de sua esposa Neide tem despertado o interesse de outros jovens e familiares de dependentes que vêem o Desafio como aúltima oportunidade de terem suas vidas restauradas. “Temos uma fila de espera de pessoas querendo ingressar no Desafio. Mas infelizmente não dispomos de condição necessária para atender mais pessoas” lamenta Benildo.
Em cada face dos internos podemos constatar a alegria por estarem avançando nos estágios do tratamento. A mudança de vida proposta pela entidade sem fins lucrativos tem atraído jovens de todos os recantos de Pernambuco. Como José Carlos, 30, declarou ter sido dependente de drogas e álcool por mais de 15 anos, por intermédio de sua vizinha em Olinda – sua cidade natal. Carlos conheceu o trabalho do casal missionário em 2010. Após a conclusão do tratamento o jovem optou por permanecer na casa de recuperação.
“Este lugar me acolheu muito bem, possibilitou a restauração de minha vida principalmente pela fé em Deus. Hoje, quero resgatar mais vidas para Jesus” disse Carlos, que se tornou um obreiro do Desafio (que pode ser acessada pelo blog chasah.blogspot.com). Para o futuro os missionários, com mais de 17 anos de experiência, planejam a construção de uma nova casa de recuperação em Caruaru (PE). O terreno doado dispõe de mais 400m² e servirá para que mais pessoas tenham a opção de escolher uma nova oportunidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário