sábado, 31 de março de 2012

    Pernambuco das Paixões

               

    Inicia na próxima sexta-feira, dia 30, a Encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no agreste de Pernambuco. A beleza e grandiosidade do espetáculo, realizado dentro de uma cidade teatro cercada por muralhas de pedra, já atraiu um público de mais três milhões de pessoas. Após dez anos, a Paixão de Cristo voltará a apresentar no papel principal um ator pernambucano (José Barbosa) que contracenará com os atores globais. Ao todo são 550 atores e figurantes que conduziram o espetáculo de mais de duas horas e meia de duração. O maior teatro ao ar livre do mundo e a Paixão de Cristo nele encenada tornaram-se, neste ano, Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco. A encenação permanecerá em cartaz até o dia sete de abril. Veja a baixo o video de lançamento da 45º Edição do espetáculo:

     

     

     

    quinta-feira, 29 de março de 2012

    Anabolizantes em Foco


    Cresce o número de pessoas que adere ao uso de anabolizantes para definir o corpo e ganhar força, resistência e velocidade. O medicamento, apesar de ser proibido, é oferecido principalmente em academias de ginástica. O problema já está sendo visto como um caso de saúde pública.
    Anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem um aumento da massa muscular (efeito anabolizante). A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.

    Geralmente, os anabolizantes, ou "bombas", são tomados oralmente ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico.
    Embora muitos não saibam, o anabolizante tem uso na medicina, para casos de osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos, como o hipogonadismo (diminuição dos ovários e testículos que causa infertilidade). Entretanto, só é ministrado em doses terapêuticas e necessitam sempre de prescrição médica para serem adquiridos. As prescrições médicas são de no máximo 15 mg enquanto que os fisiculturistas chegam a tomar até 300 mg.
    Nos EUA os anabolizantes são tidos como drogas e tem sua venda proibida sem prescrição médica. No Brasil apesar da proibição de venda, a Vigilância Sanitária é falha e os esteroides continuam sendo consumidos em larga escala.


    O uso indiscriminado desses esteroides teve início em 1930, com alguns fisiculturistas e atletas que buscavam desenvolvimento muscular rápido e melhora de desempenho. Com o passar dos anos, o uso se estendeu para esportistas amadores, frequentadores de academias e adolescentes.

    O que muitos ignoram são os efeitos negativos do uso de anabolizantes, a pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Em garotos e homens existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas. O uso compartilhado de esteroides por seringas e agulhas não esterilizadas é comum e pode expor o indivíduo a doenças como AIDS, hepatites B e C e endocardite bacteriana.
    A descontinuidade repentina no uso dessa droga pode desencadear depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes.

    Por Ambiara Cardoso
    Discente UEPB

    quarta-feira, 28 de março de 2012

    Troféu Imprensa 2012

          O Troféu Imprensa foi criado em 1958 por Plácido Manaia Nunes. Em 1970, Silvio Santos adquiriu os direitos e passou a apresentar a premiação, além de instituir um novo formato, com uma estatueta para cada ganhador.
          Em 2012, em sua 54ª edição, o evento premia os maiores destaques da televisão brasileira do ano de 2011, divididos em 15 categorias. A escolha é feita por um grupo de 10 jurados formado por jornalistas especializados em televisão, artes e espetáculos.
          Os artistas que mais ganharam o Troféu Imprensa foram Hebe Camargo, Silvio Santos, Roberto Carlos, Chico Anysio, Jô Soares, Regina Duarte e Lima Duarte.


    Indicados e Vencedores

    Melhor Cantora
    Claudia Leitte
    Ivete Sangalo
    Paula Fernandes

    Melhor Programa Infantil
    Bom Dia e Cia (SBT)
    Carrossel Animado com Patati Patatá (SBT)
    TV Globinho (Rede Globo)

    Melhor Jornal de TV
    Jornal da Record (Rede Record)
    Jornal do SBT (SBT)
    Jornal Nacional (Rede Globo)

    Melhor Novela
    Cordel Encantado (Rede Globo)
    Fina Estampa (Rede Globo)
    Rebelde (Rede Record)

    Melhor Programa de Entrevista
    Agora É Tarde (TV Bandeirantes)
    De Frente Com Gabi (SBT)
    Programa do Jô (Rede Globo)

    Melhor Dupla Sertaneja
    Fernando & Sorocaba
    Jorge & Mateus
    Victor & Leo

    Melhor Atriz
    Christiane Tornloni (A Tereza Cristina Da Novela Fina Estampa - Rede Globo)
    Gloria Pires (A Norma da novela Insensato Coração - Rede Globo)
    Lilia Cabral (A Griselda da novela Fina Estampa - Rede Globo)

    Melhor Programa Humorístico
    A Praça É Nossa (SBT)
    CQC (TV Bandeirantes)
    Pânico na TV (Ex-Rede TV e atual TV Bandeirantes)


    Melhor Animadora ou Apresentadora de TV
    Ana Hickmann (Rede Record)
    Angélica (Rede Globo)
    Eliana (SBT)

    Melhor Ator
    Caio Castro (O Antenor da novela Fina Estampa - Rede Globo)
    Chay Suede (O Tomás da novela Rebelde - Rede Record)
    Gabriel Braga Nunes (O Léo Brandão da novela Insensato Coração - Rede Globo)

    Melhor Conjunto Musical
    Banda Calypso
    Exaltasamba
    Rebeldes

    Revelação
    Gusttavo Lima (Cantor)
    Mel Fronckowiak (Atriz que vive a Carla em Rebelde - Rede Record)
    Patricia Abravanel (Apresentadora - SBT)

    Melhor Animador ou Apresentador de TV
    Celso Portiolli (SBT)
    Luciano Huck (Rede Globo)
    Rodrigo Faro (Rede Record)

    Melhor Programa Jornalístico
    Conexão Repórter (SBT)
    Globo Repórter (Rede Globo)
    Profissão Repórter (Rede Globo)

    Cantor
    Luan Santana
    Michel Teló
    Roberto Carlos

    Audiência da estreia de "Avenida Brasil"

          Para combater a estreia de “Avenida Brasil”, a Record colocou no ar uma reprise de “Rei Davi” e garantiu a vice-liderança com 12% do público. Já a novela de João Emanuel Carneiro atingiu 59% de share, mantendo-se dentro da meta estabelecida pela Globo.

          Abaixo, os principais índices da segunda-feira:


    sábado, 24 de março de 2012

    Mudança na Diocese de Caruaru

            Reitor do seminário interdiocesano de Caruaru é nomeado novo bispo auxiliar de Fortaleza. Veja a reportagem de Renata Torres para o AB TV 1º Edição de 21 de março. 
    .


    Audiência do último capitulo de "Fina Estampa"

           O último capítulo de Fina Estampa registrou 47 pontos de audiência na Grande São Paulo, segundo dados prévios do Ibope (SBT e Record conseguiram quatro pontos cada uma). Empatou com o recorde alcançado pela novela por duas vezes, uma em dezembro e outra em janeiro.

          É o mesmo resultado alcançado pela antecessora, Insensato Coração, no seu último dia – em muito abaixo dos 52 pontos de Passione, que foi exibido em janeiro de 2011.

            Fonte: Radar On Line

    Penultimo Capítulo de 'Fina Estampa" conquista 70% em audiência

             O penúltimo capítulo da trama global “Fina Estampa” atingiu a impressionante marca dos 70% de share, o que na prática significa que 7 a cada 10 televisores ligados estavam sintonizados na novela de Aguinaldo Silva.

            Outro destaque ficou por conta da minissérie "As Brasileiras", que pela terceira vez desde de estréia, manteve-se em primeiro lugar no ibope. Impedindo, assim, que a produção biblica "Rei Davi" conquista-se a liderança no horário.
            Abaixo, os principais números da quinta-feira.

    sexta-feira, 16 de março de 2012

    Entenda o vocabulário egípcio de Crô

           O Blog “Informação com Formação” preparou um glossário com as principais expressões utilizadas por Crô (Marcelo Serrado) quando ele se refere à patroa, Tereza Cristina (Christiane Torloni) na novela global Fina Estampa. Veja na tabela a seguir:

    Cleópatra – Também conhecida como a Rainha do Nilo, seduziu Júlio César assim que ele chegou ao Egito, em 48 a.C.. Júlio César a levou para Roma, onde permaneceu até o assassinato dele, em 44 a.C.. Três anos depois, no Egito, conheceu Marco Antônio, com quem se casou em 37 a.C., e teve três filhos. A união feria as leis romanas, pois Marco Antônio já era casado com a irmã de Otávio Augusto. O senado romano declarou guerra ao casal em 31 a.C., derrotando-o na batalha naval de Actium. Cleópatra induz o marido ao suicídio, mandando dizer que está morta, e também se mata em Alexandria, fazendo-se picar por uma serpente.



    Filha de Osíris – Osíris é o deus mais conhecido do Antigo Egito devido ao grande número de templos que lhe foram dedicados por todo o reino. É também um deus que julgava a alma dos egípcios e decidia se eles iam para o paraíso, lugar onde só há fartura.



    Pitonisa de Tebas – Tem relação com a história de Édipo, que nasceu em Tebas e era filho de Laios. Laios se casou com Jocasta e teriam sido felizes como reis de Tebas se não fosse um problema: não conseguiam ter filhos. Por essa razão, foram consultar o Oráculo de Delfos. No templo, a pitonisa délfica revelou que teriam um filho dentro de pouco tempo, mas que ele estava destinado a matar o pai e se casar com a mãe. Os dois tiveram Édipo e a profecia da pitonisa délfica se cumpriu.

    Sereia da Núbia - Núbia é uma antiga região no nordeste da África, situada ao longo do rio Nilo. A Núbia constituiu ao longo de milênios um ponto de encontro entre as civilizações egípcias e os povos negros da África. Cercada, porém, pelo deserto, num trecho mais estreito do vale, jamais apresentou produção agrícola e população comparáveis às do baixo Nilo. Por volta de 3100 a.C., a I dinastia egípcia se apoderou de parte da Núbia, que passou a abastecer o império de ouro, pedras preciosas e diorito. A partir de então, a história da Núbia permaneceu ligada à do Egito.


    Divina Ísis - Ísis foi uma deusa da mitologia egípcia, cuja adoração se estendeu por todas as partes do mundo greco-romano. Foi cultuada como modelo da mãe e da esposa ideais, protetora da natureza e da magia. Era a amiga dos escravos e dos oprimidos. Ísis é considerada a deusa da maternidade e da fertilidade.


    Nefertiti - As origens familiares de Nefertiti são pouco claras. O seu nome significa “a mais bela chegou”, o que levou muitos investigadores a considerarem que Nefertiti teria uma origem estrangeira, tendo sido identificada por alguns autores como Tadukhipa, uma princesa do Império Mitanni (império que existiu no que é hoje a região oriental da Turquia), filha do rei Tushratta.



    terça-feira, 13 de março de 2012

    SBT estreia novo telejornal

           Depois de muito insistirem com Silvio Santos, finalmente o SBT dará espaço em sua grade para um telejornal local em São Paulo. Emissoras próprias da rede e afiliadas já possuíam noticiário regional com resultados interessantes, mas aqui em São Paulo o projeto foi abortado depois do “TJ São Paulo”. É claro que a cobrança por este espaço sempre existiu e todos os diretores que passaram pelo departamento de jornalismo levaram propostas a Silvio Santos.
          Agora, aprovado, a partir desta segunda-feira, a emissora apresentará o “SBT São Paulo”, sob o comando de Karyn Bravo e Joyce Ribeiro. O novo telejornal será exibido de segunda a sábado, das 19h20 às 19h45, e entregará público para o “SBT Brasil”.A ideia é focar na informação e prestação de serviço, com entradas ao vivo sobre o trânsito, previsão do tempo e reportagens sobre segurança nos bairros, oportunidades de emprego e as dificuldades do contribuinte diante da sua rotina com os responsáveis pelos serviços básicos. É claro que haverá espaço para esportes e variedades e, por isso mesmo, a ordem é que todos adotem um estilo mais informal e uma linguagem mais solta, quase que como uma revista eletrônica. Até o cenário foi desenhado pensando nisso, já que conta com um sofá para convidados, bancada suave e telões.
          Nos bastidores do SBT são muitos os que apostam em vida longa para o novo telejornal local, afinal há sinais (desde os contratos até compromissos comerciais) de que o projeto foi concebido para não sair do ar. Agora é aguardar os resultados e que todos lá na Anhanguera tenham a paciência para conquistar um público que há muito tempo não via um telejornal só de São Paulo no SBT. É preciso mostrar que a emissora assumiu de vez este compromisso com o telespectador.

    Fonte: Parabolica JP