Quando se fala em festas de São João, logo nos vem a mente as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) como as principais potencias culturais desta festa genuinamente nordestina. Mas, se prestarmos atenção na programação das emissoras nacionais, veremos claramente que não há um espaço destinado a veiculação das comemorações juninas, como acontece com o carnaval e Reveillon transmitidos para todo o Brasil.
Muitos alegam que a ausência destas festas na mídia deve-se ao fato que as datas juninas não dispoem de um apelo comercial como o Natal, Dia das Mães, entre outros. O que reduz muito a taxa de consumo e o interesse dos publicitarios. Há quem ainda discorde argumentando que tais festejos são apenas de cunho nordestino e não despertaria o interesse de outros públicos nativos do Sul ou Sudeste, por exemplo.
As emissoras nacionais se defendem estabelecendo links e matérias de curta duração ressaltando alguns fragmentos desta manifestação cultural. Enquanto as emissoras publicas locais, como a TV Pernambuco, Aperipê (SE), Itapuã e Aratu (BA) se desdobram para evidenciar as riquezas culturais através de artistas e bandas locais durante os 30 dias de festa. Pelo visto, ainda não aprendemos a usar o controle remoto!
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