sexta-feira, 8 de março de 2013

    Eis a face a Mulher: Determinação e Coragem


    A sustentação de uma casa está no seu alicerce, se mal feito pode ao longo dos anos levar a construção ao chão, se bem estruturado a casa resiste a tempestade e furacões, assim são também as mulheres, cuja edificação da família se encontra neste ser que  por agir com a razão evitando atritos é chamada de “sexo frágil”. Aprova de toda essa estrutura está registrada a todo tempo, em qualquer época e em todo lugar tem-se relatos de mulheres que lutaram e lutam para obter seus direitos, muitas vezes negados por uma sociedade marxista e excludente, a exemplo, temos um fato violento e repugnante conhecido em todo o mundo, quando no dia 08 de Março de 1857, na cidade Norte Americana de Nova Iorque cerca de cento e trinta operárias foram trancadas por exigirem melhores condições de trabalho como a redução da carga horária de 16 para 10 horas, igualdade de salários (as mulheres recebiam um terço do salário dos homens para executar a mesma função). Devido a este fato foi instituído mais de um século depois pela ONU – Organizações das Nações Unidas – o dia Internacional da Mulher.

    Outro exemplo que não poderia deixar de ser citado mais uma vez é de Maria da Penha Fernandes que em uma tentativa de homicídio praticada pelo seu companheiro ficou paraplégica e lutou incessantemente na justiça e só depois de vinte anos conseguiu que o seu agressor fosse preso. Sua luta foi fundamental para que se criasse a lei 11.340/06 para punir homens que pratiquem qualquer tipo de violência contra a mulher.

    A lei recebe o nome de Maria da Penha em sua homenagem e reconhecimento a sua luta

    Tais lutas já nos possibilitaram diversas mudanças no âmbito acadêmico, político e social, no entanto, vivemos uma triste realidade de violência praticada contra a mulher, em cada cinco mulheres uma já sofreu algum tipo de agressão, o nosso país estar em sétimo lugar no ranking dos países que mais matam mulheres, segundo pesquisas realizadas pela Faculdade Latino Americana de ciências Sociais. Então que possamos comemorar esse dia mais que especial mais também refletir sobre o nosso papel na sociedade e antes de tudo lembrar que somos seres humanos dignas de respeito e nas relações humanas jamais  devemos estar  acima ou a baixo , mas sim ao lado do homem com toda dignidade e respeito independente de qualquer relação.

    Desejo para todas nós, um ótimo dia das mulheres e que possamos também refletir em tantos atos violentos praticados contra a mulher, pois Maria da Penha e as cento e trinta operárias foram apenas algumas das milhares de vítimas que sofrem agressão todos os dias em nosso país e devemos lutar para que crimes desse tipo não fiquem impunes.


    por Josemilda Santos - Jornalista
    Fotos: Google Imagens 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário