A oitava edição do Comunicurtas - Festival Audiovisual de Campina Grande aconteceu entre os dias 23 e 31 de agosto, com mostras competitivas, oficinas, exposições e debates. Criado em 2006, o festival foi idealizado por quatro alunos: André da Costa Pinto, Felipe Augusto, Alberto Simplício e Henrique Neto todos do curso Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Anualmente o evento é produzido pela instituição de ensino superior e movimenta toda a classe acadêmica do curso de Comunicação Social - Hab. em Jornalismo. Passeando pelos bastidores do Comunicurtas, percebemos a contribuição do evento para formação dos novos profissionais da comunicação.
Durante o intervelo entre as Mostras, o estudante de Comunicação Social e integrante da produção do Comunicurtas, Eduardo Rocha, falou da importância em fazer parte de um evento de renome nacional. “Quando recebemos o projeto tudo está pré definido e cabe a cada um, colocar em prática as delegações para a realização e sucesso do evento”, relata Eduardo. Não há uma função definida para cada integrante da produção, mas entre as funções cabíveis ao setor está à verificação da estrutura do teatro, a impressão das fichas de votação, auxilio na estruturação do cerimonial, assistência na projeção, entre outras tarefas.
Uma ideia aparentemente simples, mas edificada por gente talentosa, colocou Campina Grande no mapa das poucas cidades nordestinas na produção de Festival Audiovisual. A projeção do evento despertou cedo o interesse do Coordenador do CurtaTaquary Alexandre Soares. Em 2010, o cinesta participou da mesa de jurados e atualmente produz o Festival Nacional de Curtas Metragem em Taquaritinga do Norte, agreste de Pernambuco. "Não há dúvidas que o Comunicurtas tornou-se uma das principais janelas cinematográfica de exibição do Nordeste", declarou o cineasta.
O Reitor da UEPB Antônio Rangel e Secretária de Cultura de Campina Grande Marlene Alves |
Mikaely sente-se orgulhosa em participar de um evento de renome, como o festival audiovisual Comunicurtas. “Ver que você é capaz de produzir um evento, como o Comunicurtas não tem preço. Pretendo participar todos os anos da minha vida", disse Mikaely.
Cerimônia de Abertura - Foto: Divulgação |
Ao reconhecer o talento de personalidades que contribuem e dão visibilidade ao audiovisual local, o evento prestou homenagem às atrizes Luci Pereira e Arly Arnaud, ambas formadas nos palcos do teatro campinense e que, posteriormente, trilharam o caminho do audiovisual, ganhando destaque no cinema e na TV. As homenageadas receberão o Prêmio Machado Bittencourt. Ao todo, são 49 obras paraibanas participaram das mostras, além dos 12 títulos audiovisuais selecionados para a Mostra Competitiva Brasil de Curtas Metragens.
Confira outras foto do evento:
Luci Pereira agradece o premio. Foto: Divulgação |
Arly Arnaud com a Secretária de Cultura de Campina Grande, Marlene Alves Foto: Divulgação |
Público aguardando o início das Mostras Foto: Alexandre Soares |
Amantes do Comunicurtas Foto: Kennel Rógis |
Equipe Comunicurtas 2013 Foto: Divulgação |
por: Ambiara Cardoso, Antonio Carlos e Soraia Medeiros
Fotos: Divulgação Comunicurtas
Nenhum comentário:
Postar um comentário