"Estamos com tantos telões que fica confuso às vezes." A frase dita por William Waack na madrugada desta terça-feira (29), durante um problema técnico na estreia do novo Jornal da Globo, destaca uma das mudanças nos cenários dos principais telejornais produzidos na sede paulista da emissora.
Telas de alta definição se tornaram as vedetes do JG e do Jornal Hoje. Presas num trilho no teto do estúdio, elas parecem flutuar e deslizam durante a apresentação das notícias. Bonito e confuso. Em algumas ocasiões, o apresentador precisa esperar alguns segundos o deslocamento da tela para mostrar gráficos e chamar imagens de matérias e quadros.
O Jornal Hoje e o Jornal Globo usam a mesma base de cenário, construído na redação da Globo São Paulo, no bairro do Brooklin, zona sul da cidade. Entre um telejornal e outro, a equipe de cenografia troca alguns elementos, como o piso e a bancada, para diferenciar o visual dos dois programas.
Detalhes de iluminação — amarela no JH e azul no JG — também ajudam a diferenciar um telejornal do outro. Ambos os programas estrearam ainda nova vinheta, com trilha remixada, e pacote gráfico moderno.
Com cenário maior, os apresentadores deixaram de aparecer apenas sentados atrás da bancada. Sandra Annenberg e Evaristo Costa, do Jornal Hoje, e Christiane Pelajo e William Waack, do Jornal da Globo, ficam eventualmente em pé diante das telas. Isso acontece há algum tempo com Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro, no Bom Dia Brasil. Assim como o telejornal da manhã, o JH também tem uma sala de estar para conversas descontraídas.
Publicidade
No conteúdo, cresceu a participação de repórteres e correspondentes estrangeiros. Como nas atrações da GloboNews, agora eles surgem de três em três, lado a lado, nas modernas telas. As afiliadas da Globo aprovaram, já que seus jornalistas são mais valorizados no novo formato. Enquanto o Jornal Hoje continua com abordagem mais informal das notícias, com foco na família que está diante da TV na hora do almoço, o Jornal da Globo segue investindo no telespectador mais interessado em economia, esporte e no noticiário internacional.
O próximo projeto da Globo é implantar mudanças no Jornal Nacional. Porém, em função do calendário apertado (cobertura da Copa e logo depois a corrida eleitoral), o novo layout do carro-chefe de seu jornalismo poderá ser lançado apenas em abril de 2015, quando o canal completará 50 anos.
Nesta segunda-feira, a Band também estreou novos cenários do Jornal da Band, apresentado por Ricardo Boechat e Ticiana Villas Boas, e do Jornal da Noite, de Boris Casoy. Os dois telejornais são apresentados do meio da redação da emissora, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo. A única diferença visual dos dois cenários é o design da bancada. Ao contrário do que acontece na Globo, os apresentadores permanecem o tempo todo sentados.
O próximo programa da Band a sofrer renovação estética será o Brasil Urgente, de José Luiz Datena. O novo cenário deverá estrear na segunda-feira, dia 5. Na mesma data, a emissora colocará no ar o Café com Jornal. O programa será exibido das 6h às 9h, sob o comando de Aline Midlej e Luiz Megale.
Além de destacar as principais manchetes da manhã, o noticiário terá especialistas falando sobre saúde, comportamento, finanças pessoais, relacionamento e carreira. Com a estreia do Café com Jornal, a Band tira do ar o Primeiro Jornal. O apresentador Luciano Faccioli ainda tem destino incerto no canal. Já Patrícia Maldonado será integrada à equipe que fará a cobertura da Copa.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário