quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

    EXCLUSIVO: Revista Atos

    Réveillon 2015 em Santa Cruz do Capibaribe


    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe inaugura Central de Feiras e Mercados

    Nas comemorações dos 62 anos de emancipação política do município, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe inaugurou a Central de Feiras e Mercados. A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (29), na Avenida Bela Vista, onde foram entregues ainda quatro caçambas e uma retroescavadeira.

    Avaliada em R$ 770 mil reais, a obra foi uma parceria entre os Governos Estadual e Municipal. Segundo o prefeito Edson Vieira (PSDB) a construção da Central deve-se a nova forma de governo adotada na Capital da Confecção. “Foi preciso acontecer uma mudança radical no destino de Santa Cruz do Capibaribe, foi preciso ainda, que entrasse uma gestão que valorizasse o dinheiro público para que a Central fosse construída 20 anos depois de sua idealização,” frisou o prefeito. O novo espaço irá comportar e centralizar todas as feiras de frutas e verduras, mercado de cereais e o açougue público.

    Durante a cerimônia, o governador Paulo Câmara (PSB) ressaltou a importância da economia de Santa Cruz do Capibaribe para as famílias locais. “Santa Cruz é um exemplo de desenvolvimento econômico e de abertura de oportunidades para seus munícipes. Pois, são raras as cidades que concedem aos seus moradores, um emprego rentável dentro de seus lares,” destacou o governador.

    Com relação aos recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) investidos na Central, o governador declarou: “Nunca faltou dinheiro do FEM em Santa Cruz, simplesmente porque Edson cuida das obras, presta contas com exatidão. Por isso, em 2016, vou continuar ajudado este município a adquirir outros patrimônios, a exemplo da Central que hoje inauguramos,” pontuou Câmara. Concluída em 150 dias, a obra dispõe de 8 mil metros quadrados e mais de 30 boxes.

    Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Bezerra, cerca de 800 feirantes terão um local apropriado para a comercialização e escoamento de seus produtos devidos da agricultura familiar. “Este será mais ambiente empreendedor que trará entre outros benefícios, o fortalecimento econômico para a agricultura familiar de nosso município”, ressaltou o secretário.

    A Central de Abastecimento presta homenagem póstuma a José Amaro Xavier (Zezinho da Farinha), um dos mais populares comerciantes de cereais do município. O empresário e neto do homenageado, Arnaldo Xavier, fez os agradecimentos em nome da família. “Agradeço a prefeito Edson Vieira e a todas as pessoas que colaboraram para que a Central de Feiras e Mercado levasse o nome de meu avô, seu Zezinho da Farinha, este homem trabalhador, honrado e dedicado à família,” declarou Arnaldo.

    Após a fala das autoridades foi feito o corte do bolo comemorativo de aniversário da cidade. Considerada uma das mais novas revelações musicais do Nordeste, a banda Amigos Sertanejos encerrou as festividades. Além de vereadores, secretários e ex-prefeitos santa-cruzenses, participaram do evento, Oséas Moraes, representando seu filho e Deputado Estadual Diogo Morais (PSB), o Deputado Federal Bruno Araújo (PSDB), o secretário de Agricultura do Estado, Nilton Mota e políticos da região.

    Inauguração da Central de Feiras e Mercados

    Por Antonio Andrade  ///  Fotos: Jefferson Lulu

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe festeja 62 anos de emancipação política com solenidades e inaugurações

    A aniversariante Santa Cruz do Capibaribe amanheceu, nesta terça-feira (29), em clima de festa. A queima de fogos anunciava o início das comemorações pelos 62 anos de emancipação política. A cerimônia de aniversário aconteceu na nova sede administrativa do governo, situada na Avenida Padre Zuzinha, onde o prefeito Edson Vieira e demais autoridades hastearam as bandeiras ao som dos hinos cívicos executados pela banda Marcial Novo Século.

    Devido às chuvas que caíram na região, foi montada uma estrutura coberta para acolher a população durante as solenidades. O padre Adriano Manoel e o pastor Isac Ferreira ministraram orações ecumênicas pela Capital da Confecção, em seguida do comandante do 24º BPM, Reinaldo Mesquita que também parabenizou a cidade pelos avanços e conquistas ao longo de sua história.

    Durante a cerimônia, o prefeito Edson Vieira (PSDB) ressaltou a sua satisfação em poder contribuir para o crescimento de Santa Cruz do Capibaribe. “Como gestor público, nada me deixa mais feliz, de celebrar o aniversário da cidade com obras e serviços para o bem do povo de nossa terra. Compartilho dessa alegria com toda a minha equipe de gestão e de modo especial, com minha família”, ressaltou o prefeito.

    Na recepção da nova prefeitura, o prefeito e a equipe da TV Asa Branca lançaram o sinal digital da emissora no município. Entre os aspectos que contribuíram para a implantação do canal 18.1, estão os altos índices de desenvolvimento econômico e o perfil empreendedor da cidade. Segundo o departamento comercial da afiliada da TV Globo, Santa Cruz do Capibaribe é o 5º município do agreste de Pernambuco a receber o sinal digital.

    Por volta das 11h, o Governo Municipal concedeu ao comerciante Gabriel Francisco Sousa, mais conhecido como seu Gabriel, o termo de cessão de uso de um quiosque, já que ele trabalhava há anos numa barraca improvisada. Em seguida, na entrada do bairro Santo Agostinho, foi inaugurada a Academia da Saúde José Hermínio Filho. A homenagem póstuma ao seu Dudu, como era popularmente conhecido, refere-se aos grandes serviços prestados na área de saúde e colaborador na construção do município.

    Segundo o secretário de Saúde, Breno Feitoza, o novo espaço tem como finalidade aumentar a qualidade de vida da população local. “Esta unidade não tem a missão de cuidar de doenças, mas de promover saúde, de orientar os usuários na prática de esportes e adoção de hábitos mais saudáveis,” frisou o secretário. As festividades de aniversário da cidade continuam às 17h na Avenida Bela Vista, com a entrega de quatro caçambas e uma retroescavadeira, a inauguração da Central de Feiras e Mercados (CEASCC) e show com Amigos Sertanejos.

    Emancipação Política de Santa Cruz do Capibaribe

    Por Antonio Andrade  ///  Fotos: Jefferson Lulu

    Parabéns Santa Cruz do Capibaribe pelos 62 anos de emancipação política


    segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

    Aniversário de Santa Cruz do Capibaribe será marcado por entregas de obras

    Imagem de arquivo/Assessoria de Imprensa
    Os 62 anos de emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe serão comemorados com obras e serviços à população. Nesta terça-feira (29), o Governo Municipal fará a entrega de cinco veículos, Academia da Saúde e Central de Feiras e Mercados (CEASCC), além do lançamento do sinal digital da TV Asa Branca. O corte do bolo e o show dos Amigos Sertanejos finalizarão as comemorações de aniversário da Capital da Confecção.

    De acordo com o prefeito Edson Vieira (PSDB) este será um momento onde a população poderá ver o dinheiro de seus tributos sendo investidos e o resultado das parcerias que o governo tem feito em prol do município. “Convido toda a população de Santa Cruz do Capibaribe para acompanhar as inaugurações e demais atividades que marcam as comemorações dos 62 anos de nossa terra. Será também uma oportunidade do povo acompanhar onde foram aplicados os recursos financeiros adquiridos e conquistados pelo município,” destacou o prefeito.

    A programação começará às 8h, no Palácio Municipal Braz de Lira, com o Hasteamento das bandeiras e execução dos hinos cívicos pela Sociedade Musical Novo Século. A mensagem ecumênica pela cidade será ministrada por líderes religiosos locais. As 9h, ainda na sede do Governo, será lançado o sinal digital da TV Asa Branca no município, seguido por um café da manhã. As 10h30, será inaugurada a Academia da Saúde, na entrada do bairro Santo Agostinho, um espaço dotado de equipamentos e estrutura, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.

    A partir das 17h, as comemorações continuam na Avenida Bela Vista, onde serão entregues quatro caçambas e uma retroescavadeira. Os veículos possibilitarão melhorias nas estradas que ligam a zona rural à cidade e atenderão as necessidades dos agricultores. Logo em seguida, será inaugurada da obra mais esperada pelos santa-cruzenses nos últimos 20 anos, a Central de Feiras e Mercados (CEASCC), onde funcionará o açougue público, o mercado municipal e as feiras livres de frutas e verduras, com infraestrutura adequada para os trabalhadores e para a população.

    Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Bezerra, a junção de várias áreas comerciais no mesmo local contribuirá entre outros aspectos, para o fortalecimento do pequeno negócio. “De maneira consiste e sólida, o governo está trabalhando para que o pequeno empreendedor conquiste novos espaços de comercio. Sem falar, que a população terá um ambiente e um serviço de qualidade jamais visto em nossa cidade”, declarou o secretário.

    Além de vereadores, secretários e comerciantes, a cerimônia contará ainda com a presença do governador Paulo Câmara e secretários estaduais. Após o descerramento da placa, haverá o corte do bolo e show com Amigos Sertanejos. A construção da CEASCC, faz parte do pacote de obras e serviços lançados pela gestão no início deste semestre.

    sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

    Mensagem da Secretária de Governo


    Apresentações musicais em Santa Cruz do Capibaribe revivem espírito natalino

    Um clima de paz, amor e fraternidade invadiu a Avenida 29 de Dezembro, na noite desta quarta-feira (23), durante a Cantada Natalina promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Ao som do grupo folclórico Voz da Seca, da cantora Caroline Farias e do coral Renascer, a população reviveu o espírito natalino na companhia de familiares e amigos.

    Segundo o prefeito Edson Vieira (PSDB), o espetáculo tem a finalidade de aproximar as pessoas e resgatar a humanização da segunda data mais importante para os cristãos. “Muitas vezes nos encantamos com a decoração natalina, com a troca de presentes e as grandes ceias. Nos esquecendo que o sentido maior do Natal é comemorar o nascimento do menino Jesus na companhia de entes queridos. Aproximar as famílias e promover a paz, também é uma das propostas de nossa gestão,” destacou o prefeito durante o evento.

    Formado em 2013 na Escola Donatila da Costa Lima, o grupo folclórico Voz da Seca, foi a primeira atração da noite. “Este é um projeto voluntário que reúne crianças e adultos no intuito de preservar a cultura local através da música. Hoje apresentamos a versão nordestina de alguns clássicos natalino,” contou Sueli Maria. Em seguida, a voz grave e forte da jovem cantora Caroline Farias, foi um convidativo a mais à participação da plateia. A última atração a subir ao palco, foi o coral Renascer, formado por estudantes das escolas José Francelino Aragão e Malaquias Cardoso. 

    De acordo com o coordenador do Renascer, Alysson Rodrigo, a Cantada Natalina é um resgate do verdadeiro sentido do Natal. “Parabenizo a gestão pela iniciativa e principalmente por oferecer a população de Santa Cruz um Natal mais humano e mais comprometido com a promoção da paz e do amor, esse é o real sentido do Natal” declarou Alysson. Utilizando apenas as vozes, o grupo encerrou a Cantada Natalina, com a memorável canção “Bate o sino”.

    Para o comerciante Márcio Ramos, as apresentações musicais representam um avanço na cultura e na forma humanizada como a população tem sido tratada. “Fico muito feliz em ver eventos como este acontecendo em Santa Cruz do Capibaribe. Um sinal claro de que a atual administração pública do município se preocupa com a cultura, o lazer e a qualidade de vida da população,” ressaltou Márcio.

    A programação natalina segue nesta quinta-feira (24) no distrito de Poço Fundo, com a chegada de Papai Noel em praça pública e shows com Bidinga do Acordeon e Forró do Firma. Na sexta-feira, dia de Natal, a Avenida 29 de Dezembro sediara as comemorações do aniversário de 115 anos da Sociedade Musical Novo Século, com um concerto especial de Natal, às 20h.

    Apresentações musicais em Santa Cruz do Capibaribe revivem espírito natalino

    Por: Antonio Andrade  ///  Fotos: Jefferson Lulu

    Mensagem da Gerência de Comunicação de Santa Cruz do Capibaribe


    Programação natalina em Santa Cruz do Capibaribe terá cantada, concerto e shows

    Na semana mais fraterna do ano, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe promoverá uma programação especial para as famílias da Capital da Confecção. Entre os dias 23 e 25 de dezembro, a população poderá acompanhar a cantada natalina e concerto especial, além de shows no distrito do Poço Fundo.

    Segundo o prefeito Edson Vieira (PSDB) a programação natalina terá como principal proposito unir as famílias e fortalecer os laços de amizade entre os munícipes. “Nossa intenção é fazer com que esses momentos contribuam para o bem estar de nossa gente. Portanto, convido toda a população de Santa Cruz do Capibaribe para participar conosco das comemorações natalinas,” convida o prefeito.

    De acordo com a Gerência de Eventos, na quarta-feira (23) será a Cantata Natalina com apresentações culturais, próximo à casa do Papai Noel, a partir das 20h. Na quinta-feira (24) será a vez do distrito de Poço Fundo, que tradicionalmente recebe o Papai Noel em praça pública e em seguida acontecem shows com Bidinga do Acordeon e Forró do Firma.

    Na sexta-feira, dia de Natal, a Avenida 29 de Dezembro será palco das comemorações do aniversário de 115 anos da Sociedade Musical Novo Século, com um concerto especial de Natal, às 20h. “Neste ano optamos por eventos mais simples e acolhedores. Uma forma de oportunizar o diálogo e a interação entre as várias gerações que participarão das festividades natalinas,” frisa o coordenador de eventos, Cláudio Soares.

    quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

    Novidade do rádio de Santa Cruz do Capibaribe


    ONG Pão é Vida realiza "5° Natal com mesa farta" no sertão de Pernambuco

    Fotos: ONG Pão é Vida
    Arrecadar alimentos e leite, montar centenas de cestas básicas, carregar caminhão e viajar para o sertão de Pernambuco, achou muito? Essa é apenas a primeira parte do trabalho desenvolvido pela ONG (Organização Não Governamental) Pão é Vida. Há cinco anos, sempre na primeira semana de dezembro, a instituição promove o projeto “Natal com mesa farta”, para pessoas carentes e castigadas pela seca no estado.

    Idealizada pelo casal de missionários da Primeira Igreja Batista em Santa Cruz do Capibaribe, Ronaldo Henzel e Joana D’arc, a iniciativa reuniu 27 voluntários de várias denominações na realização da segunda etapa do projeto. “Na sexta (04) quando chegamos ao município de Manari, começamos os preparativos para a grande ceia natalina, uma refeição ofertada gratuitamente em um espaço comunitário da localidade. No sábado, os moradores sedentos começaram a chegar, pois muitas deles, caminharam horas até o centro social da ONG Pão é Vida,” contou Ronaldo.

    A proposta do “Natal com mesa farta” e levar as famílias em estado de vulnerabilidade social do sertão pernambucano, momentos de aprofundamento espiritual e interação entre os familiares e amigos. A campanha de arrecadação de alimentos começou no mesmo instante em que a recessão econômica de abateu sobre o país. “A fé em Deus nos impulsionou a dá o primeiro passo independente das circunstancias. Quando nos deparamos com a gratidão de uma mãe ao receber latas de leite para o seu filho de colo, percebemos mais uma vez o cuidado de Deus com aquelas vidas e como ele envia pessoas para nos ajudar nessa missão,” declarou Joana.

    A iniciativa reúne anualmente membros de diversas igrejas evangélicas e voluntários de Santa Cruz do Capibaribe. “Pra mim é muito satisfatório ser útil aqueles que mais precisam. Eu não imaginava que pudesse existir tantas pessoas morando em meio a seca, a distância, a escassez de alimentos e principalmente de dignidade humana,” relatou Yasmina Monise. Além dos voluntários da ONG, o projeto conta com o apoio da PIB, escola professor Pedro Augusto Carneiro Leão e Rota do Mar.

    Além da distribuição de 307 cestas, a Pão é Vida acolheu os moradores com atividades recreativas, momento de oração e um almoço para aproximadamente 500 pessoas, entre crianças e adultos. Outras iniciativas podem ser acessadas pelo blog da instituição (ongpaoevida.blogspot.com.br). Mas do que doações financeiras, a ONG Pão é Vida precisa de braços dispostos a lutar por essa causa.

    Por Antonio Andrade
    Jornalista

    sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança blog institucional



    Com o objetivo de informar a população sobre as ações públicas, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, lança nesta segunda-feira (14), o Blog da Gercom (Gerência de Comunicação) do município. No novo endereço eletrônico, o internauta poderá encontrar numa mesma plataforma, as coberturas jornalísticas, os vídeos e as fotos dos eventos da gestão. Além dos áudios, do programa de rádio institucional, Bom Dia Santa Cruz.

    Com informações integradas de todas as secretarias do governo, o Blog da Gercom entra no ar com mais de 90 postagens e será mais um canal de comunicação direcionado à população. “Além das redes sociais já existentes, o blog será também um elo entre a população e o governo, uma vez que possibilitará a todos os santa-cruzenses o acompanhamento dos trabalhos da gestão”, declarou a secretária de Governo, Priscilla Ferreira.

    Segundo o secretário executivo de Comunicação, Geraldo Moura, a opção pelo blog deve-se a sua rapidez e facilidade na atualização diária. “A nossa intenção é levar a informação de forma mais rápida e acessível aos usuários da internet. O blog nos possibilitará reunir as ferramentas de mídia que até então estavam espalhadas em outros endereços, a partir de agora o cotidiano da gestão passará primeiro pelo Blog da Gercom”, frisou o jornalista.

    A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo acelerado ultimamente. De acordo com a empresa de análise de dados online Sysomos, o Brasil é o quarto país em termos de usuários. O blog da Gercom poderá ser acessado pelo endereço eletrônico www.gercomscc.blogspot.com.br ou pelos provedores de busca.
    Por Antonio Andrade
    Arte: Flávio Amorim

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança “Coordenadoria da Mulher Explica”


    No intuito de aproximar a Coordenadoria da Mulher da população, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Cidadania e Inclusão Social, lançou na manhã desta quinta-feira (10), o “Coordenadoria da Mulher Explica”. O novo canal possibilitará aos usuários do serviço tirar dúvidas e pedir direcionamentos em casos de violência doméstica e intrafamiliar.

    Como a Lei Maria da Penha tem muitos elementos normativos diferentes das demais Leis Federais, o “Coordenadoria da Mulher Explica” visa auxiliar as pessoas na compreensão correta da lei criada em 22 de setembro de 2006. “Além de tirar dúvidas sobre a lei, esse instrumento auxiliará as pessoas que conhecem alguém que sofre violência, mas não sabem como agir nesta situação”, ressaltou a coordenadora da Mulher, Iana Paula.

    Para garantir uma análise mais ampla, a dúvida será esclarecida pela equipe do Centro de Referência da Mulher e no prazo máximo de dois dias úteis, o usuário receberá a resposta. “Gostaria de ressaltar que a prioridade do canal é tirar dúvidas. Casos de violência que necessitem ação imediata deverão ser denunciados no serviço Cidadã Pernambucana através do 0800.281.818,” explicou a coordenadora. Vale ressaltar que em ambos os serviços a identidade do usuário ou da mulher violentada é mantida em absoluto sigilo.

    Segundo a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, é mais um instrumento de enfrentamento a violência sofrida diariamente pelas mulheres. “O ‘Coordenadoria da Mulher Explica’ irá nos auxiliará a avançar ainda mais nas políticas públicas voltadas para mulher em nosso município. Santa Cruz do Capibaribe tem se destacado muito no desenvolvimento de ações preventivas e de enfretamento a violência doméstica,” declarou Alessandra.

    O resultado positivo do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Capital da Confecção tem contribuído significativamente para a diminuição dos índices de agressão contra a mulher.  No Mapa da Violência de 2012, entre 5.565 municípios brasileiros, Santa Cruz do Capibaribe ocupava a posição de número 152 no ranking de homicídios de mulheres.  Em 2015, os números caíram e o município passou a ocupar a posição de número 651.

    Texto e foto: Antonio Andrade
    Arte: Flávio Amorim

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realiza mutirão contra a Dengue

    Mesmo com a diminuição no número de pessoas com sintomas de viroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, nos hospitais de Santa Cruz do Capibaribe. A secretária de Saúde em conjunto com a secretarias de Governo, Administração, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Cidadania e Inclusão Social, realizaram na manhã desta quarta-feira (09), uma mobilização popular pelas ruas da cidade. A iniciativa aconteceu simultaneamente as visitas domiciliares dos agentes de saúde e endemias nos bairros estabelecidos.

    O objetivo da caminhada é chamar a atenção da população para a prevenção e combate aos focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. “A cada semana novas secretárias participam da Operação Mata Mosquito. A mobilização interna que a gestão tem feito para combater o mosquito é o reflexo da mobilização diária que nós pedimos a população,” ressaltou o prefeito Edson Vieira.

    Segundo o secretário de Saúde, Breno Feitoza, a participação da população é fundamental para que a erradicação do Aedes seja completa. “Essa luta não pode ser atribuída somente ao Governo, aos órgãos de saúde ou a Vigilância Sanitária, mas a todos nós, munícipes de Santa Cruz. Precisamos que a população abrace o compromisso diário de combater esse mosquito,” afirmou o secretário.

    Ao longo das ruas Teonilo Silvestre, José Balbino, Cesário Aragão e João Balbino, os agentes mobilizadores distribuíram panfletos, cartazes e identificaram reservatórios d’agua a céu aberto. “Estamos trabalhando intensamente para que a população compreenda os riscos de deixar água parada sem os devidos cuidados. Infelizmente, um reservatório por menor que seja, é capaz de produzir incontáveis lavas do mosquito,” alertou o agente de endemias, Lazaro Melo.

    Para a moradora do bairro Cristóvão, Maria Aparecida, a população tem o dever de combater os focos e ressaltou algumas ações básicas de enfrentamento ao mosquito. “Acho extremamente importante a participação popular nesta ação de combate ao mosquito. Ações simples como não deixar agua parada e fechar corretamente qualquer reservatório é fundamental para que tenhamos uma cidade livre desse inimigo,” orientou Maria. A Campanha de combate às viroses continua nesta quinta-feira (10) no bairro Pedra Branca.

    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu

    segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

    Desde que a campanha de combate às viroses invadiu as casas, a população de Santa Cruz do Capibaribe tem vivido dias intensos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Na manhã desta quinta-feira (03), um grande mutirão uniu agentes de saúde, de endemias, voluntários e alunos da rede pública de ensino na operação “mata mosquito”, no centro da cidade, fiscalizando e orientando a população na eliminação dos focos.

    Além dos profissionais de atenção básica, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, trabalhou junto com as secretarias de Educação, Serviços Públicos, Cidadania e Inclusão Social no desenvolvimento de ações integradas. “Percebemos a necessidade de unir essas secretarias nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. Um trabalho conjunto que tem como foco principal evitar que o mosquito encontre abrigo em nosso município,” frisou o prefeito Edson Vieira.

    Segundos dados da Secretária de Saúde, cerca de 90% dos focos de proliferação do mosquito se encontram dentro das residências. “Muitas vezes os moradores pensam que basta fechar o reservatório com um pano ou com uma telha ondulada, mas esquecem das aberturas deixadas por esses fechamentos caseiros,” destacou o secretário de Saúde, Breno Feitoza. Apenas a vedação total e adequada para cada reservatório d’água é capaz de impedir o desenvolvimento do mosquito.

    Outra barreira diagnosticada pela Saúde é a resistência de parte da população no acolhimento dos agentes. Muitas pessoas não querem receber o profissional no seu ambiente de trabalho para não comprometer o andamento da produção. “Alguns afirmam que não podem perder tempo vistoriando os reservatórios conosco. Pois, tem que produzir tantas peças, nos pedem para voltar outro dia”, contou o coordenador de Vigilância Ambiental, Kaio Magno.

    Para que a extinção dos Aedes aegypt aconteça é necessário que todos tomem posse da sua responsabilidade na prevenção e combate do mosquito. A eliminação dos focos vão desde uma tampa de garrafa pet com acumulo d´água até uma piscina sem os devidos cuidados.

    Por: Antonio Andrade
    Foto: Jefferson Lulu

    Edson Vieira luta pelo abastecimento de água e investimentos no judiciário para Santa Cruz do Capibaribe

    Nesta terça-feira (01), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), cumpriu uma agenda de reuniões na capital pernambucana. O primeiro compromisso aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado com o chefe do Poder Judiciário, Frederico Neves, e o segundo aconteceu com o presidente da Companhia pernambucana de saneamento (COMPESA), Roberto Tavares.

    No Tribunal de Justiça, o prefeito acompanhado do Juiz de Direito, Tito Lívio, do procurador do município, Marcelo Diogenes, do deputado estadual Diogo Moraes e dos advogados Manoel Jordão e Anderson Thiago, solicitou a implantação de mais uma vara para acelerar os processos no município. “Estamos juntos do Poder Judiciário de nosso município nessa caminhada. Nosso compromisso com o povo de Santa Cruz se dá também em aproximar a Justiça do Cidadão”, enfatizou o prefeito.

    Na COMPESA, o gestor tratou de temas relacionados ao andamento das obras da Adutora de Pirangi e abastecimento de água no município. Atualmente, a Capital da Confecção vem sendo abastecida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro de Petrópolis e ETA Salgado.

    Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, até a próxima sexta-feira (04) o Banco Mundial deve autorizar o início do processo licitatório das obras do Pirangi. “Com a liberação do Banco Mundial, dentro de 15 dias, conheceremos a empresa vencedora e no máximo em 8 meses, a adutora do Pirangi levará a água para as cidades abastecidas pela rede de Tabocas,” planeja Roberto.

    Orçado em R$ 60 milhões, o sistema da adutora terá vazão de 300 a 500 l/s e beneficiará mais de 350 mil  habitantes. A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual Diogo Moraes e dos vereadores membros da Comissão de Convivência com a Seca, Pipoca, Afrânio Marques e Zé Minhoca.

    Texto e fotos: Antonio Andrade

    quinta-feira, 26 de novembro de 2015

    Proposta de Assistência Social de Santa Cruz do Capibaribe irá para plenária em Brasília

    Delegação municipal na Conferência Estadual do SUAS
    Durante a 8ª Conferencia Municipal de Assistência Social, realizada em agosto, no município de Santa Cruz do Capibaribe, foram elaboradas pelos usuários, trabalhadores, entidades sócioassistenciais e a gestão pública, propostas para a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a efetivação da garantia dos direitos.

    Uma das propostas aprovadas, encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), onde também foi aprovada, sugere “otimizar nos municípios a emissão de documentos civis de acordo com suas demandas, garantido o acesso aos direitos sociais previsto na constituição”.

    De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Flávio Júnior, caso a proposta seja aprovada pela plenária da 10ª Conferência Nacional, torna-se lei federal. “Acredito que nossa sugestão resume o desejo de tantos outros municípios que visam na emissão rápida de documentos uma janela de inclusão social. Estamos torcendo para que nossa proposta seja aprovada e contribua para a consolidação do SUAS,” ressaltou Flávio.

    A delegação do município é composta por Flávio Júnior (Assistência), Jailma Paixão (Gestão), Maria Tereza (Educação) e Mônica Maria (representante de instituição prestadora de serviço pra assistência). “As melhorias nas políticas públicas de Assistência Social acontecem justamente desse processo reivindicatório e participativo que vivenciamos durante as conferências municipal e estadual,” destacou a assistente social e integrante da delegação municipal, Maria Tereza.

    A Conferência Nacional de Assistência Social, onde serão discutidas as propostas vindas de todos os estados, irá acontecer entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília / DF. O encontro visa analisar, propor e deliberar, com base na avaliação nos municípios e estados, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
    Por: Antonio Andrade
    Foto: Assessoria de Comunicação

    terça-feira, 24 de novembro de 2015

    Campanha de combate as viroses chega aos bairros de Santa Cruz do Capibaribe

    Palestras nas escolas, panfletagens, aplicação de larvicida, visitas domiciliares, entre outras ações marcaram o início do mutirão de combate às viroses, nesta terça-feira (24), no bairro São Miguel. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, busca orientar a população na prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

    A postura do município em mobilizar dezenas de voluntários e a população no enfrentamento ao mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zika, é mais uma ação de prevenção que chega as ruas da Capital da Confecção. “Diariamente buscamos formas de conscientizar os munícipes da importância de sua participação nessa campanha. Serão aproximadamente 100 pessoas nas ruas orientando e prevenido a população contra os malefícios dessas viroses”, destacou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

    De acordo com o supervisor dos agentes de endemias, Uberlândio José, o mutirão atuará em duas vias, enquanto o agente de endemia fiscaliza os reservatórios de água com o responsável pelo imóvel, o agente de saúde orienta os demais moradores no combate aos focos de proliferação do mosquito. “Pretendemos mobilizar todos os integrantes da casa nessa campanha. Então, agentes e voluntários atuam simultaneamente durante as visitas domiciliares,” frisou o supervisor.

    Enquanto as famílias acolhem os agentes e voluntários, na Escola Municipal João Maia Neto, crianças e adolescentes aprendem uma lição extra de saúde pública com os integrantes do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Ao longo do mutirão, iremos percorrer as setes escolas públicas localizadas nas áreas de maior índice de proliferação do mosquito. Como o nosso alvo são crianças e pré-adolescentes, optamos por palestras educativas e ilustrativas,” explicou a coordenadora do NASF, Monique Lima.

    Além do NASF, a iniciativa conta também com agentes de saúde de todos os bairros. “Não podíamos ficar parados em meio aos altos índices de pessoas infectadas. Depois de atender ao meu quarteirão, vim para o São Miguel difundir as orientações de prevenção e combate aos focos de proliferação dos mosquitos”, ressaltou o agente do bairro Nova Santa Cruz, Joalisson Clemente.

    A população do bairro aprovou as ações e principalmente o uso do larvicida. “Parabenizo a gestão e as pessoas que estão trabalhando nessa ação. Fiquei muito contente quando o rapaz colocou o larvicida na minha cisterna, agora estou mais tranquila e convicta que venceremos esse mosquito”, disse a moradora do São Miguel, Maria José. Nesta quarta-feira (25), as ações continuarão nos bairros Nova Santa Cruz e Bela Vista.

    Campanha de combate às viroses

    Por: Antonio Andrade  ///  Fotos: Jefferson Lulu

    segunda-feira, 23 de novembro de 2015

    Campanha de combate às viroses é reforçada em Santa Cruz do Capibaribe

    A partir desta terça-feira (24), a Prefeitura de Santa cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, inicia uma campanha intensa de combate às viroses como Dengue, Zika e Chikungunya. O mutirão de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti contará com o apoio dos agentes de saúde, endemias, voluntários e principalmente da população.

    Para que o objetivo da campanha seja alcançado é necessário que a população abra as portas de suas casas e torne-se um agente de combate a qualquer foco do mosquito. “Peço os santa-cruzenses que não desperdicem a oportunidade de terem seus lares vistoriados pelos agentes e voluntários. Mesmo que precise se ausentar de casa, procure uma pessoa para deixar responsável por seu lar e nos ajude a vencer essa batalha em prol da saúde pública,” pediu o prefeito Edson Vieira.

    Conforme cronograma, a campanha preventiva começará no bairro São Miguel e se estenderá pelo Nova Santa Cruz e Bela Vista. “A ação mais simples para prevenção das viroses é evitar o nascimento do mosquito transmissor, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução,” destacou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

    Segundo Fabrícia Neves, diretora de Atenção Básica, além das visitas domiciliares, uma equipe de palestrantes percorrerá todas as escolas do bairro, ensinando como eliminar os focos do mosquito. “Através de uma parceria entre as secretárias de Saúde e Educação, iremos visitar as salas de aulas fazendo palestras e distribuindo panfletos educativos de erradicação aos focos do mosquito transmissor de viroses”, explicou a diretora.

    Ainda segundo Fabrícia, cerca de 80 pessoas, entre agentes e voluntários, participarão dos trabalhos. O mutirão acontecerá entre os dias 24 de novembro e 16 de dezembro, das 7h30 ao meio dia e percorrerá todos os bairros da Capital da Confecção. Para facilitar o reconhecimento das equipes por parte da população, o agente de saúde do bairro visitará as residências acompanhado por um agente de endemias e por dois voluntários devidamente identificados. Caso o grupo encontre alguma residência fechada, o agente responsável pela rua será notificado pela direção do mutirão e voltará a visitar a família.

    Outras demandas, como terrenos baldios com acumulo de lixo ou água parada, casas fechadas há muito tempo, piscinas sem tratamento, entre outros focos de proliferação do mosquito, podem ser encaminhadas diariamente para o Zap Dengue (81) 9.9914-2764.

    Por: Antonio Andrade
    Arte: Flávio Amorim

    sábado, 21 de novembro de 2015

    UEPB define calendário acadêmico extraordinário com conclusão do período 2015.1 em 11 de dezembro

    Com o fim da greve dos professores e a retomada das aulas na próxima segunda-feira (23), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), elaborou uma proposta de calendário acadêmico extraordinário para garantir a conclusão do período letivo 2015.1, bem como reestruturar os períodos 2015.2 e 2016/1.

    Uma Resolução ad referendum com a readequação do ano letivo em virtude da paralisação dos professores foi publicada pelo reitor Rangel Junior e, na próxima quarta-feira (25), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) se reunirá em caráter extraordinário para apreciar e votar a proposta do novo calendário acadêmico.

    A proposta prevê, inicialmente, a complementação do semestre 2015.1 no dia 11 de dezembro. Ao retornar as aulas na próxima segunda-feira, haverá mais três semanas de aula, sendo que a primeira semana inclui a realização de atividades de revisão e retomada dos conteúdos por parte dos professores. A segunda semana está reservada para os exames da segunda unidade e defesa dos Trabalhos de Conclusões de Cursos (TCCs). A última semana do período letivo será dedicada para a realização dos exames finais e eventuais reposições.

    No dia 12 de dezembro, encerra o prazo para os professores digitarem as notas e fazerem o registro das aulas no sistema acadêmico. O período de 14 a 18 de dezembro será destinado para o planejamento acadêmico dos cursos, matrícula online dos veteranos, solicitação de mudança de câmpus e reingresso para o período 2015/2. No dia 17 será realizada a Colação de Grau Especial do período 2015.1 para os alunos que ficaram remanescentes da última colação.

    Na reunião extraordinária do Consepe, os conselheiros também vão apreciar a proposta de normalização do calendário acadêmico dos períodos 2015.2, 2016.1 e 2016/2. De acordo com a proposta da PROGRAD, o semestre 2015.2 deve ter início no dia 25 de janeiro e se estender até o mês de maio. Por sua vez, o semestre 2061.1 deve começar no final de maio e seguir até outubro, quando começará o semestre letivo 2016/2.

    A previsão do professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação, é que todo o calendário só seja normalizado em 2018, uma vez que é preciso haver um período de 15 a 20 dias entre um semestre e outro para preenchimento de vagas e processos seletivos como reingresso e transferências voluntárias, além das matrículas. O pró-reitor garantiu que a nova proposta obedece os 100 dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

    “Desta forma, não haverá prejuízos de conteúdo para os alunos, porque a Universidade não vai compactar semestres. Vamos realizar integralmente, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, com o semestre cumprindo 100 dias no mínimo”, destacou. Conforme Eli Brandão, a Administração Central está empenhada no sentido de garantir que os alunos não sejam prejudicados, mesmo com o calendário alterado.

    A mudança forçada no calendário acadêmico da UEPB, inevitavelmente provocará mudanças no calendário administrativo. Nesse sentido, o reitor Rangel Junior vai convocar na próxima semana o Conselho Universitário (Consuni) para apresentação e deliberação sobre a proposta do novo calendário administrativo.

    sexta-feira, 20 de novembro de 2015

    Dia de comemoração a Consciência Negra é instituído em Santa Cruz do Capibaribe

    Fonte: Gerência de Comunicação
    No dia em que o país faz referência a história do movimento negro e presta homenagem àqueles que lutaram pelos direitos da comunidade, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), institui por meio do Decreto 054/2015, o dia de comemoração a Consciência Negra (20/11) no município.

    Além de valorizar a História da população negra e inestimável contribuição sociocultural do Quilombo dos Palmares, o decreto visa erradicar qualquer forma de discriminação à raça, cor, etnia, religião, entre outros. “Nosso município, assim como o país, devem à comunidade negra, parte de sua riqueza e diversidade cultural,” destacou o prefeito.

    Segundo o decreto, o dia será também dedicado aos Negros do Alto, pela contribuição no desenvolvimento artístico, cultural e esportivo da Capital da Confecção. “A partir deste decreto, nosso município inicia um resgate da História dos Negros do Alto e consolida seu compromisso em lutar por políticas públicas que garantam a legitimidade da luta afrodescendente”, frisou a secretária de Articulação Institucional e professora de História, Jéssyca Calvacante.

    CONTEXTO HISTÓRICO

    Foi no dia 20 de novembro de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. A liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra.

    Por: Antonio Andrade
    Imagem: Assessoria de Comunicação

    quarta-feira, 18 de novembro de 2015

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe anuncia pacote de obras estipulado em R$ 4 milhões

    Na manhã desta quarta-feira (18), a edição do programa Prefeitura nos Bairros trouxe além dos serviços e atendimentos de saúde e cidadania à população do Dona Lica, o anúncio de um pacote de obras em pavimentação, construção de quadras e praça, aquisição de caçambas e retroescavadeira, estipulado em aproximadamente 4 milhões de reais.

    Durante o evento, o prefeito Edson Vieira (PSDB) ressaltou que ações de infraestrutura estão acontecendo simultaneamente no município. “Não poderemos esperar a crise passar para aplicar o dinheiro azul, branco e verde em prol da população. Estejam certos de que não paramos de buscar recursos para que a cidade continue avançando,” declarou o prefeito.

    De acordo com o pacote de obras, seis bairros serão beneficiados com pavimentação, incluindo ruas emblemáticas. “A partir da próxima semana iremos iniciar os serviços de pavimentação e a finalização da quadra poliesportiva da Escola Senador. Assim como, o reinício dos trabalhos nas ruas Manoel Monteiro e Maria Santina e o início da Maria Lira”, pontuou o secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião.

    O secretário de Educação, Joselito Pedro, adiantou outras obras que serão realizadas fora do anúncio deste pacote. “Junto com o prefeito Edson Vieira, estamos trabalhando para que as creches dos bairros Acauã e Dona Lica saiam do papel e beneficiem centenas de famílias,” contou o secretário.

    Com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), no valor de R$ 1,5 milhão, serão pavimentadas diversas ruas nos bairros Dona Lica e São Jorge.

    Com recursos federais serão adquiridos quatro caminhões caçamba e uma retroescavadeira, orçados em cerca de R$ 1 milhão. Também vão ser construídas duas quadras poliesportivas nas escolas municipais dos bairros do Dona Lica e Santo Agostinho, com investimento de cerca de R$ 300 mil. Será finalizada a pavimentação da Rua Manoel Monteiro da Paixão, com recursos da mesma origem no valor estimado de R$ 300 mil.

    Já com recursos municipais, no valor aproximado de R$ 700 mil, serão pavimentadas vias nos bairros Oscarzão, Palestina, Bela Vista, Rio Verde, Nova Santa Cruz e São Jorge, com destaque para as ruas Severino Balbino Bezerra (Rua da AADESC) e conclusão da Maria Santina (rua da Rádio Vale). O dinheiro azul, branco e verde também será utilizado para a construção da Praça dos Paraibanos, estipulada em R$ 40 mil, e para o asfaltamento da Rua Maria Lira de Moraes, estimado em R$ 150 mil.

    Por: Antonio Andrade

    terça-feira, 17 de novembro de 2015

    Prefeitura nos Bairros chega ao Dona Lica nesta quarta-feira com anúncio de obras‏



    Com o objetivo de atender as demandas em cada bairro, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, realizará na próxima quarta-feira (18), mais uma edição do Programa Prefeitura nos Bairros. A ação acontecerá na escola municipal Senador José Ronaldo Aragão, situada na rua Davi Ferreira de Araújo, 281, a partir das 8h, no bairro Dona Lica.

    Entre os serviços oferecidos, estão atendimento médico e odontológico, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento aos beneficiados do Bolsa Família, corte de cabelo e aplicação de vacinas na UBS do bairro. O cidadão poderá ainda agendar a emissão de Identidade e Carteira de Trabalho. Também acontecerão apresentações com as crianças e adolescentes, assistidos pelo núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

    Na ocasião, o prefeito Edson Vieira assinará a ordem de serviço de pavimentação de ruas e a conclusão da quadra local. “Além dos serviços, atendimentos médicos e atividades socioeducativas oferecidas pelo programa, iremos informar a população local, quais as ruas serão contempladas com os trabalhos de pavimentação e a finalização da quadra esportiva da escola,” planeja o prefeito.

    Segundo a secretária de Articulação Institucional, Jessyca Cavalcanti, para que o programa mantenha os altos índices de atendimento, é necessário que a população participe ativamente dos serviços oferecidos. “Será uma oportunidade da população local, resolver questões cotidianas com o poder público de forma rápida e acessível, nem precisar se deslocar de seu bairro”, declarou a secretária.

    A população poderá ainda sugerir melhorias no bairro, através de uma caixa de sugestões e críticas implantada na escola municipal do Dona Lica. Após a realização do evento, as reivindicações serão encaminhadas para as respectivas secretárias.

    Por: Antonio Andrade
    Arte: Flávio Amorim