Em uma noite de vitórias e realizações, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colocou no mercado de trabalho mais de 1.600 novos profissionais das áreas de Ciências Sociais e Humanas, Ciências Agrárias, Educação, Saúde, Exatas e Tecnologia, com a solenidade de Colação de Grau do período 2015.1 dos concluintes do Câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca, no último sábado (18), na casa de show Spazzio.
Com número recorde de formandos, participaram da cerimônia os concluintes dos cursos do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Educação (CEDUC), todos de Campina Grande; além da turma de Agroecologia, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), situado em Lagoa Seca.
Presidida pelo reitor Rangel Junior, a cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), vereador Antônio Alves Pimentel; da secretária de Educação do Município, Iolanda Barbosa; além de professores e pró-reitores da UEPB, familiares e amigos dos formandos.
O concluinte Carlos Antônio Camilo dos Santos, do curso de Licenciatura em Química, foi o juramentista, enquanto o Orador Oficial foi o concluinte Wesley Cavalcante Cruz, do Curso de Ciências Biológicas. Em seu discurso, o Orador falou de vitória e da emoção dos formandos por realizarem o sonho de concluir um curso superior. Ele fez menção aos desafios enfrentados ao longo do curso e não esqueceu de agradecer aos professores e aos pais dos formandos, que foram imprescindíveis para a realização do sonho.
Wesley lembrou que, no Brasil, ainda são poucos os jovens que conseguem entrar em uma universidade e conquistar o diploma de curso superior. “Diante dos percalços diários, foi necessário buscarmos constantes superação. E agora podemos nos considerar vitoriosos”, afirmou, enfatizando que a educação é o caminho para melhorar a vida das pessoas. Ele também enalteceu o papel da UEPB como fomentadora do conhecimento e janela da Paraíba para o restante do país, visto que recebe alunos dos mais diversos lugares.
Grande homenageada da solenidade, a professora Berenice Lins Marcelino Borges, fez um discurso carregado de emoção e agradecimento. Palavras como luta, trabalho e determinação, marcaram o discurso da professora aposentada da UEPB, que foi a Paraninfa Geral das turmas concluintes. Ela fez um resgate da história da Universidade e, emocionada, ressaltou que a Instituição, que hoje desempenha papel importante na história do povo da Paraíba, enfrentou inúmeras dificuldades, mas superou todas e em abril de 2016 estará completando 50 anos de existência.
A professora também destacou a sua história na vida da UEPB, tendo mantido uma profunda relação com a Instituição. Em um recado para os formandos, ela lembrou que nada se consegue sem esforço, determinação e perseverança. A homenageada pediu aos formandos para construírem uma nova etapa de suas vidas, cultivando os valores herdados da UEPB, a exemplo da honestidade, do respeito, da justiça e da humildade.
O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, que presidiu a solenidade, também parabenizou os formandos pela conclusão de curso e fez questão de agradecer a professora Berenice pela grande contribuição que deu para a Instituição. “É impossível observar o mérito que tudo se faz em relação a concurso e vestibulares através da estrutura da UEPB, que não se faça o mínimo de reconhecimento e reverência a essa mulher, que soube honrar a condição de gestora e educadora”, reconheceu.
O reitor também fez um agradecimento a todos os professores e funcionários que contribuíram para a maior colação de grau do meio do ano de toda história da UEPB. “Para nós foi uma grata surpresa o fato de termos realizado, do ponto de vista quantitativo, a maior colação de grau do meio do ano de toda história da Universidade”, frisou. Aos formandos, o reitor parabenizou por terem acreditado que era possível concluir o curso superior e pediu que eles persistam na busca por novos desafios. “Vocês estão de parabéns por acreditarem na vitória. E é nesse sentido que a UEPB se orgulha de todos”, disse.
Em forma de conselho, o reitor sugeriu aos mais de 1.600 formandos que no dia em que eles precisarem tomar alguma uma decisão que exija um julgamento moral, eles se lembrem dos ensinamentos dos pais, para não decepcioná-los.
O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, disse que a solenidade marcava a culminância de uma caminhada, a realização de um sonho e perseguição de uma meta. “Esse é o momento da vitória, celebração, gratidão e esperança, porque esse momento se abre para um novo horizonte, em que serão construídos um novo tempo e novos caminhos”, afirmou. Eli Brandão disse que, agora, os formandos estavam aptos a enfrentar o mercado de trabalho, mas precisavam buscar novos conhecimentos, através da formação continuada. “É preciso ampliar os conhecimentos adquiridos na universidade”, aconselhou.
Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos formandos. O concluinte Bruno Taveira da Silva, do curso de Química Industrial, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pelo professor Edvaldo de Oliveira Alves. A formanda Eduarda Letícia Pedrosa Araújo recebeu o grau conferido pela professora Dilma Trovão, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Os concluintes do Centro de Ciências Jurídicas foram representados pelo formando Leonardo da Silva Santos, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Amilton de França.
Já os formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas foram representados pela concluinte Arlene Farias Guerra, do curso de Serviço Social, que recebeu o grau acadêmico conferido pela professora Maria Marluce Delfino Silva. O formando Ivanildo Pereira Mariano, do Curso de Pedagogia, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Ricardo Soares, em nome dos concluintes do Centro de Educação. Os formandos do Curso de Agroecologia, do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pela concluinte Maria do Carmo Lopes Silva, que recebeu o grau conferido pelo professor Cláudio Silva Soares.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos