sexta-feira, 31 de julho de 2015

    Secretária de Cidadania e Inclusão Social vivenciou semana de Pre-conferência de Assistência Social em Santa Cruz do Capibaribe

    Durante esta semana, a Secretária de Cidadania e Inclusão Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveram as Pré-Conferência Municipal de Assistência Social. Neste ano, os encontros não se restringiram apenas a área urbana do município, localidades rurais como Cacimba de Baixo, Magana, Vila do Pará e Poço Fundo enriqueceram a discussão em prol da melhorias nos serviços sociais da Terra das Confecções.

    Poço Fundo
    Os mais de 12 mm de chuvas caídos em nosso município, durante os dias 28 e 29 de junho, não impediram a equipe da secretária de Cidadania e Inclusão Social de interagir com a população rural. “Tínhamos um compromisso com os moradores da zona rural em discutir políticas públicas sociais que de fato atendessem as suas necessidades. Então, as chuvas serviram como estimulo para não desistirmos de buscar, seja qual for a situação, pela garantia de direitos para nossa população”, ressaltou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, aos moradores da Vila do Pará.

    Magana
    A realização das Pré-Conferências tem como propósito aprofundar os eixos da Conferência Municipal, além de sensibilizar os participantes sobre a Política de Assistência para o município. “É de fundamental importância para o Sistema Único de Assistência Social ouvir as pessoas assistidas por suas ações. Por isso, todas as sugestões da população serão levadas para a Conferência Geral do município, onde discutiremos meios de torna-las acessíveis a todos,” explicou a Assistente Social, Maria Tereza, durante a pré-conferência realizada nesta sexta-feira (31), no bairro Santo Agostinho.

    Bairro Santo Agostinho
    A Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá na próxima quinta-feira (06), a partir das 8h da manhã, na sede da ABB. Além da sociedade civil organizada, estão convidados para o encontro, os usuários da política de Assistência Social, os gestores públicos da assistência, trabalhadores do SUAS, lideranças políticas e religiosas.

    Vila do Pará
    por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu e Sec. de Cidadania e Inclusão Social

    Datena oficializa pre-candidatura à prefeitura de São Paulo

    Datena entre o deputado Guilherme Mussi (à esq.) e o delegado Antonio Assunção de Olim
    O âncora do "Brasil Urgente", José Luiz Datena, decidiu disputar a Prefeitura de São Paulo em 2016. Depois de conversas mantidas com dois outros partidos, PSB e PSDB, mais na base da consulta, o jornalista participou no começo da noite desta terça-feira (28) de uma reunião com o deputado Guilherme Mussi, genro de Silvio Santos, e ficou decidido o lançamento da sua candidatura pelo Partido Progressista (PP).  Mussi é namorado de Rebeca Abravanel, filha número cinco do dono do baú.
    Datena afirma que vai compor a chapa com o deputado estadual e delegado Antonio Assunção de Olim, como seu vice, segundo ele, uma personalidade identificada pela sociedade brasileira com a segurança pública.
    Consultado, Datena afirma ainda que, mesmo se for procurado, não haverá espaço para coligações com outros partidos. Sobre a responsabilidade de governar a cidade, assegura que poucos conhecem tão bem os problemas de São Paulo como ele.
    Não é a primeira vez que Datena recebe esse tipo de proposta. Em 2011, circularam notícias de que o apresentador teria recebido convite para concorrer à Prefeitura de São Paulo no ano seguinte, mas nunca foram confirmadas oficialmente.
    Com seu estilo direto, Datena já fez muitos comentários sobre política e administração pública ao longo dos anos. Também já entrevistou políticos e candidatos em seu programa, como José Serra, Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad. Serra foi um dos mais assíduos do programa, chegando a ser entrevistado duas vezes por Datena no período de dois meses.
    Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Datena afirmou que não gosta da ideia de se tornar uma pessoa "light" e poderia ter problemas, caso essa fosse uma das exigências do partido. "Você acha que algum partido é capaz de me controlar? Quando não concordei com ideias em emissora de televisão [Record], saí e paguei. Isso já disse para os caras [que me convidaram]: se vocês acham que vou ser uma pessoa que vocês querem e não a que sou, vamos parar a conversa por aqui", disse ele.

    Programa Prefeitura nos Bairros bate recorde de público na Palestina

    Já se foi o tempo em que ações e serviços do governo eram mantidos dentro de quatro paredes e restrita a poucas pessoas. Hoje (30), pela terceira vez o programa “Prefeitura nos Bairros”, bateu recorde de participação popular e se consolidou como um elo de aproximação entre o governo e os munícipes. Ao longo do dia, a população do bairro da Palestina pode realizar exames e atendimentos médicos, solicitar a emissão de documento, participar de oficinas, entre outras atividades.



    Para o prefeito Edson Vieira, o programa Prefeitura nos Bairros da continuidade a uma series de ações promovidas pelo governo em prol da Palestina: “Além das ruas pavimentadas, da escola reformada, do serviço de correspondência restabelecido, entre outras ações desenvolvida neste bairro. Chegou a vez do Prefeitura nos Bairros oferecer aos moradores da Palestina alguns serviços de saúde, educação e cidadania. Ações que expressam o nosso respeito e a nossa forma de governar junto a população”, ressaltou o prefeito.



    Segundo a idealizadora do programa, a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, a missão do programa Prefeitura nos Bairros e servir a população.“Todos os serviços e atendimentos oferecidos a população da Palestina e aos demais bairros que já passamos, tem por finalidade contribuir para que as políticas públicas do município chegue a todos os cidadãos. Fico muito satisfeita em ver que está ação tem ajudado a melhorar a vida de nossa população, essa é a nossa maior missão”, destacou a secretária Alessandra.



    O prefeito Edson Vieira, conversou diretamente com a população e prontamente atendeu alguns pedidos. “Trouxe para o prefeito Edson, 23 reinvindicações de melhorias para o nosso bairro. Imediatamente, ele chamou alguns secretários e autorizou a execução de algumas dessas propostas. Eu só tenho a agradecer prefeito”, declarou publicamente o representante da Associação dos Moradores da Palestina, Djalma Silva.



    Seja no atendimento odontológico, na atualização do Cadastro Único ou em serviços, como esfoliação de pele, era unânime a aprovação dos moradores da Palestina ao Prefeitura nos Bairros. “Essa ação facilitou demais a minha vida. Pois, num dia só pude trazer meu filho ao dentista, atualizar o Cadastro Único e fazer a carteira do SUS,” enfatizou a moradora da palestina, Maria da Silva Ferreira. Satisfação semelhante, senti o agricultor José Pedro, ao receber o atendimento médico. “Moro pra trás da escola, e pra mim foi uma maravilhosa receber este programa em nosso bairro. Rapidamente fui atendido e já pra casa cuidar de meus afazeres”, relatou o morador da Palestina.



    Essa receptividade da população ao Prefeitura nos Bairros, foi comemorado pela secretária de articulação política, Jessyca Cavalcanti. “Fiquei muito feliz quando vi a população da Palestina participando ativamente dos serviços e atendimentos oferecidos pelo programa Prefeitura nos Bairros. Mas, sobretudo, pela ajuda na viabilização desta ação social em seu bairro,” ressaltou a secretária. Segundo o cronograma do programa, a quarta edição está prevista para acontecer em agosto, no bairro Jaçana.


    por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu

    quarta-feira, 29 de julho de 2015

    Palestina recebe III edição do programa Prefeitura nos Bairros

    Com o objetivo de atender as demandas em cada bairro, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe em parceria com a Associação de Moradores da Palestina, promovem nesta quinta-feira (30), a III edição do programa Prefeitura nos Bairros. A ação começara das 8h às 13h, na Escola municipal professora Lucinalva Santos Aragão de Souza, situada na Avenida Prefeito Teofanes Ferraz Torres Filho, no bairro da Palestina.

    No entanto, quem chegar hoje ao bairro, já poderá constar algumas melhorias, como pintura de meio fio, remoção de metralhas, limpeza das vias, entre outras ações. “São medidas simples, mas que fazem toda a diferença no cotidiano de nossa população, principalmente na dos moradores da Palestina,” ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Gilson Gulião. A população poderá ainda sugerir outras melhorias no bairro, através de uma caixa de sugestões e críticas implantada na escola municipal da Palestina. Após a realização do evento, as reinvindicações serão encaminhadas para as respectivas secretárias.

    Entre os serviços oferecidos, estão atendimento médico e odontológico, aferição de pressão arterial e glicemia, emissão de Identidade, atendimento aos beneficiados do Bolsa Família, oficinas de pinturas, balcão do PROCON, palestras, corte de cabelo, aplicação de vacinas e caminhadas educacionais com os alunos da rede municipal. Para a emissão da identidade será preciso a apresentação da Certidão de nascimento ou casamento original junto com a xerox, além de duas fotos 3x4.

    Segundo a secretária de Articulação Política, Jessyca Cavalcanti, para que o programa mantenha os altos índices de atendimento, é necessário que a população participe ativamente dos serviços oferecidos. “Convidamos os moradores da Palestina para participar da III edição do programa Prefeitura nos Bairros. Será uma oportunidade da população local, resolver questões cotidianas com o poder público de forma rápida e acessível, nem precisar se deslocar de seu bairro”, declarou a secretária.


    Como acontece em todas as edições do programa, o prefeito Edson Vieira participará das atividades, acompanhando a execução de algumas ações e dialogando com a população local. Essa aproximação entre gestor e população visa estabelecer as necessidades e prioridades do governo para o bairro. 


    por: Antonio Carlos
    Arte: Flávio Amorim

    terça-feira, 28 de julho de 2015

    Pré-conferências discutem política de Assistência Social para Santa Cruz do Capibaribe

    A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Cidadania e Inclusão Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu nesta segunda-feira (27) a Pré-Conferência municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e contou com a participação de profissionais do Suas, usuários da rede socioassistencial, representantes de entidades e organizações.


    As reuniões são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social do município. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. “Construir planejamentos e executá-los, no âmbito das políticas públicas, é algo muito desafiador para as gestões. Por isso, é importante que a sociedade civil organizada esteja presente neste momento de discussão e aperfeiçoamento do Suas” ressaltou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira.


    O enfrentamento das situações de desproteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios, serão alguns dos temas abordados na Conferência. Além disso, o Pacto Federativo e a consolidação do Suas, o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática, também serão temas estruturantes com o objetivo de apresentar propostas para melhorias nos serviços sociais do município.


    A assistente social, Raquel Martins destacou a importância das pre-conferencias para a deliberação de propostas que melhorem e fortaleçam a política municipal de assistência social. “Discutir a consolidação do Suas como política pública é fundamental para garantir o acesso das pessoas e famílias em situação vulnerabilidade aos serviços socioassistenciais e, mais do que isso, promover o resgate da cidadania e o empoderamento do indivíduo como cidadão de direitos”, declarou Raquel. Conforme calendário, nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29), será a vez da zona rural participar das pré-conferencias.


    O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

    por: Antonio Carlos
    Fotos: Jefferson Lulu

    domingo, 26 de julho de 2015

    Fala Cidadão

    A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe possui um canal direto de comunicação com a população. Ligue para 9398-2129 (Claro) e 9732-8637 (Tim), no horário das 8h às 13h, para buscar informações, deixar críticas ou sugestões. Você também pode utilizar a seção "Fale Conosco" em www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br. #FalaCidadão


    sexta-feira, 24 de julho de 2015

    Ação de enfrentamento ao trabalho infantil chega ao Calçadão Miguel Arraes

    Na vivência da campanha nacional “Não ao trabalho infantil e sim à educação de qualidade”, a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), instalou um ponto de apoio ao enfrentamento a qualquer ofício desenvolvido por crianças e adolescentes com até 14 anos incompletos, no Calçadão Miguel Arraes de Alencar.


    Em Pernambuco, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD, 2013) existem 146 mil crianças e adolescentes, entre 05 a 17 anos, em situação de trabalho infantil. Entre os locais mais propícios para esta prática ilegal, então as feiras livres, mercados públicos e comércio ambulante. No município, ações como a busca ativa, a conscientização dos feirantes, por meio de panfletagem, quanto aos malefícios do trabalho infantil, estão contribuindo para a redução dos índices no estado.

    Um dos grandes obstáculos no enfrentamento ao trabalho infantil é a naturalização do problema. Muitas vezes o trabalho é encarado como algo normal, mesmo prejudicando o desempenho escolar e o tempo de lazer de crianças e adolescentes. “Enfrentar, toda e qualquer forma de trabalho infantil, retirando as crianças destas condições e facilitando-lhes o acesso à escola é uma de nossas lutas”, assegura a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira.


    Além de erradicar o trabalho infantil no calçadão, a campanha prestará ainda um serviço de informação aos familiares da criança e adolescente. “Ao constatarmos que há uso de mão de obra infantil, enviaremos uma assistente social acompanhada da equipe técnica à casa da criança ou adolescente. No intuito de verificar se os mesmos estão frequentando a escola e inseridos nos programas sociais,” informou Elizabete Cristina, secretária executiva.

    Para os pais ou responsáveis legais de crianças e adolescentes que não tem com quem deixá-los, a coordenação do PETI, oferece algumas orientações. “Manter a criança sempre por perto e trazer uma cópia da certidão de nascimento da mesma para comprovação de parentesco, durante a abordagem da equipe”, explicou a coordenadora pedagógica do PETI, Conceição Martins. A campanha acontece nas segundas e terças-feiras, das 08h às 14h, e dentro de alguns dias chegará também a feira livre de frutas.

    por: Antonio Carlos
    Fotos: Jefferson Lulu

    quinta-feira, 23 de julho de 2015

    Opinião: Audiência Pública no Jerimum parecia um palanque

    Foto: Bianca Araújo
    Conforme este blog noticiou, na última terça-feira (22) aconteceu a Audiência Pública do Orçamento Participativo 2016, na sede da Associação dos Agricultores do Jerimum. Onde estiveram presentes na audiência, vereadores de situação, equipe de finanças e moradores do Jerimum, Pé de Serra, Boa Vista, Piranhas, Poço da Pedra, Fazenda São Paulo e Minguáiu.

    No entanto, ao tomar ciência da audiência, tive a utopia e a errônea impressão que depois de 7 anos, o Orçamento Participativo deixasse de ser eleitoreiro e partidário, uma vez que atual gestor de Taquaritinga no Norte, está impossibilitado constitucionalmente de concorrer ao 3ª pleito. Mas, infelizmente tudo não passou de uma grande encenação, onde o povo acredita que reivindica o e governo finge que atende.

    Permita-me então, elencar três situações, que caracterizam a afirmação em destaque:

    1. Numa Audiência Pública promovida por qualquer governo, é indispensável na ausência do prefeito, como aconteceu no Jerimum, que alguém represente o governo e fale em nome do mesmo. Durante vários momentos em que se questionou, a atuação da prefeitura na resolução dos problemas, nenhum secretário ou vereador se atreveu a usar da palavra. O próprio, secretário de obras, José Coelho, afirmou publicamente que não era e nem representava o governo naquela reunião. Mas, quando foi pra defender a atual gestão, a secretária de Cultura, Amália Arruda, pediu a palavra e tentou explicar como acontece a vinda recursos financeiros para município (veja o 2° ponto); e o vereador, que “pulou de lado”, João da Banda (PSDB) também saiu em defensa do governo com aquele velho discurso de Lula: “Nunca antes da história desse município”. Mas responder as questionamentos do povo, zero!
    2. Há uma dificuldade imensa de alguns governos em aceitar que suas receitas não são suficientes para realizar sozinha grandes obras, o que o diga, a recuperação do açude do fazenda São Paulo (uma obra tão faraônica e parada, quanto a transposição do Rio São Francisco). A ampliação da escola, projetos de cisternas e ampliação do PSF do Jerimum, foram feitos com recursos do Estado e da União, respectivamente. No máximo, a prefeitura foi busca-lo, diga-se de passagem, não fez mais do que a obrigação.
    3. Nunca vi uma ata em que os tópicos discutidos não fosse registrados detalhadamente. Nesta reunião, a primeira lauda foi rica em saudações, na segunda, tudo se resumiu na discussão de obras e ações orçamentarias. Quando perguntei pelo registro das novas e velhas reinvenções, a resposta dada foi que as reinvindicações iriam como anexo para aprovação da Câmara. Acredito que está faltando transparência neste processo, mas vamos adiante.

    Como acredito que já escrevi mais do que a própria ata da reunião, vou finalizar, embora tivesse outros aspectos a relatar, ressaltando que a reunião chegou “rapidamente” ao fim, elevando os antigos problemas, ou reinvindicações como é mais bonito chamar, a categoria de novos. Enquanto, isso o Mercado Público, no centro do vilarejo, segue em ritmo avançado de deterioração e abandono. Palmas para o orçamento participativo!!!

    Antonio Carlos
    Jornalista

    segunda-feira, 20 de julho de 2015

    Saiba como surgiu o Dia Internacional do Amigo

    O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do Universo.

    Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo , é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. No Brasil, o dia do amigo, também, é comemorado em 20 de julho.

    Por Gisele Farias
    Foto: Domínio Público

    domingo, 19 de julho de 2015

    UEPB forma mais de 1.600 profissionais de Humanas, Ciências Agrárias, Educação, Saúde, Exatas e Tecnologia

    Em uma noite de vitórias e realizações, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colocou no mercado de trabalho mais de 1.600 novos profissionais das áreas de Ciências Sociais e Humanas, Ciências Agrárias, Educação, Saúde, Exatas e Tecnologia, com a solenidade de Colação de Grau do período 2015.1 dos concluintes do Câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca, no último sábado (18), na casa de show Spazzio.



    Com número recorde de formandos, participaram da cerimônia os concluintes dos cursos do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Educação (CEDUC), todos de Campina Grande; além da turma de Agroecologia, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), situado em Lagoa Seca.
    Presidida pelo reitor Rangel Junior, a cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), vereador Antônio Alves Pimentel; da secretária de Educação do Município, Iolanda Barbosa; além de professores e pró-reitores da UEPB, familiares e amigos dos formandos.
    O concluinte Carlos Antônio Camilo dos Santos, do curso de Licenciatura em Química, foi o juramentista, enquanto o Orador Oficial foi o concluinte Wesley Cavalcante Cruz, do Curso de Ciências Biológicas. Em seu discurso, o Orador falou de vitória e da emoção dos formandos por realizarem o sonho de concluir um curso superior. Ele fez menção aos desafios enfrentados ao longo do curso e não esqueceu de agradecer aos professores e aos pais dos formandos, que foram imprescindíveis para a realização do sonho.

    Wesley lembrou que, no Brasil, ainda são poucos os jovens que conseguem entrar em uma universidade e conquistar o diploma de curso superior. “Diante dos percalços diários, foi necessário buscarmos constantes superação. E agora podemos nos considerar vitoriosos”, afirmou, enfatizando que a educação é o caminho para melhorar a vida das pessoas. Ele também enalteceu o papel da UEPB como fomentadora do conhecimento e janela da Paraíba para o restante do país, visto que recebe alunos dos mais diversos lugares.
    Grande homenageada da solenidade, a professora Berenice Lins Marcelino Borges, fez um discurso carregado de emoção e agradecimento. Palavras como luta, trabalho e determinação, marcaram o discurso da professora aposentada da UEPB, que foi a Paraninfa Geral das turmas concluintes. Ela fez um resgate da história da Universidade e, emocionada, ressaltou que a Instituição, que hoje desempenha papel importante na história do povo da Paraíba, enfrentou inúmeras dificuldades, mas superou todas e em abril de 2016 estará completando 50 anos de existência.

    A professora também destacou a sua história na vida da UEPB, tendo mantido uma profunda relação com a Instituição. Em um recado para os formandos, ela lembrou que nada se consegue sem esforço, determinação e perseverança. A homenageada pediu aos formandos para construírem uma nova etapa de suas vidas, cultivando os valores herdados da UEPB, a exemplo da honestidade, do respeito, da justiça e da humildade.
    O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, que presidiu a solenidade, também parabenizou os formandos pela conclusão de curso e fez questão de agradecer a professora Berenice pela grande contribuição que deu para a Instituição. “É impossível observar o mérito que tudo se faz em relação a concurso e vestibulares através da estrutura da UEPB, que não se faça o mínimo de reconhecimento e reverência a essa mulher, que soube honrar a condição de gestora e educadora”, reconheceu.

    O reitor também fez um agradecimento a todos os professores e funcionários que contribuíram para a maior colação de grau do meio do ano de toda história da UEPB. “Para nós foi uma grata surpresa o fato de termos realizado, do ponto de vista quantitativo, a maior colação de grau do meio do ano de toda história da Universidade”, frisou. Aos formandos, o reitor parabenizou por terem acreditado que era possível concluir o curso superior e pediu que eles persistam na busca por novos desafios. “Vocês estão de parabéns por acreditarem na vitória. E é nesse sentido que a UEPB se orgulha de todos”, disse.
    Em forma de conselho, o reitor sugeriu aos mais de 1.600 formandos que no dia em que eles precisarem tomar alguma uma decisão que exija um julgamento moral, eles se lembrem dos ensinamentos dos pais, para não decepcioná-los.
    O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, disse que a solenidade marcava a culminância de uma caminhada, a realização de um sonho e perseguição de uma meta. “Esse é o momento da vitória, celebração, gratidão e esperança, porque esse momento se abre para um novo horizonte, em que serão construídos um novo tempo e novos caminhos”, afirmou. Eli Brandão disse que, agora, os formandos estavam aptos a enfrentar o mercado de trabalho, mas precisavam buscar novos conhecimentos, através da formação continuada. “É preciso ampliar os conhecimentos adquiridos na universidade”, aconselhou.
    Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos formandos. O concluinte Bruno Taveira da Silva, do curso de Química Industrial, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pelo professor Edvaldo de Oliveira Alves. A formanda Eduarda Letícia Pedrosa Araújo recebeu o grau conferido pela professora Dilma Trovão, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Os concluintes do Centro de Ciências Jurídicas foram representados pelo formando Leonardo da Silva Santos, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Amilton de França.

    Já os formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas foram representados pela concluinte Arlene Farias Guerra, do curso de Serviço Social, que recebeu o grau acadêmico conferido pela professora Maria Marluce Delfino Silva. O formando Ivanildo Pereira Mariano, do Curso de Pedagogia, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Ricardo Soares, em nome dos concluintes do Centro de Educação. Os formandos do Curso de Agroecologia, do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pela concluinte Maria do Carmo Lopes Silva, que recebeu o grau conferido pelo professor Cláudio Silva Soares.
    Texto: Severino Lopes
    Fotos: Paizinha Lemos

    Visita do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, discute novas perspectivas de crescimento e sustentabilidade para região

    Na tarde desta sexta-feira (17), o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, visitou a terra das confecções, com o intuito de conhecer e entender melhor o arranjo produtivo que move a economia local. Norões foi recebido pelo prefeito Edson Vieira, pelo deputado estadual Diogo Moraes, pelo secretário de desenvolvimento econômico Bruno Bezerra, vereadores e demais membros da equipe de governo.

    A primeira parada da comitiva aconteceu na empresa de pequeno ponte do confeccionista de artigos de vestuários há mais de 40 anos, Luiz de França Ferreira. No encontro, o secretário logo identificou a capacidade empreendedora da população em meio à crise econômica que o país ultrapassa. “Estou impressionado com o espirito empreendedor e criativo dos confeccionistas, principalmente neste período de recolhimento econômico,” ressaltou Thiago Norões.


    Em seguida, o secretário conheceu a Rota do Mar Complex, o Moda Center Santa Cruz e o Calcadão Miguel Arraes de Alencar. “Estou tendo a oportunidade de conhecer melhor este ambiente de negócios tão importante para o estado e ver o quanto a parceria de Edson, Diogo e Eduardo foi essencial para que o pequeno confeccionista se mantivesse no mercado”, frisou o secretário ao percorrer parte dos 33 mil m2 que compõem o novo calçadão.





    O último compromisso de Thiago Norões aconteceu no Centro Administrativo do Moda Center, onde o sindico Allan Carneiro, o prefeito Edson Viera, vereadores, secretários e entidades representativas como a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outras, discutiram formas de incentivo ao polo têxtil e ações eminentes de enfrentamento a crise hídrica. “Agradecemos a Edson e Diogo pela oportunidade de trocarmos ideias com o secretário Thiago. Esse encontro foi um marco na história de desenvolvimento de nosso polo”, ressaltou Allan.



    Na ocasião, o Prefeito Edson Vieira e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município Bruno Bezerra entregaram um documento com propostas que visam fortalecer o real desenvolvimento sustentável do município. “Além de mostrar o potencial econômico da terra das confecções, aproveitamos a vinda do secretário, para reivindicar ações como o abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe. Quero dizer a população que nós já estamos com um grande plano, junto ao governo do estado, para solucionar o abastecimento de água em nosso município”, declarou o prefeito.


    Responsável pela vinda do secretário ao polo das confecções, o deputado estadual Diogo Moraes, ressaltou a importância desta visita para o crescimento para a região. “A visita de Thiago Norões ao Polo de Confecções nos possibilitou discutir planos e ações que contribuíram ainda mais para o desenvolvimento de nossa região”, declarou Diogo. Ao termino da encontro, o secretário Norões agradeceu a acolhida generosa de todos e reiterou o compromisso de sua secretária com o polo têxtil do estado.


    por: Antonio Carlos
    Fotos: Jefferson Lulu

    sábado, 18 de julho de 2015

    Não aprendi dizer adeus

    Turma 2010.2 de Comunicação Social - Hab. em Jornalismo
    Depois de 4 anos, 11 meses, 18 dias, 2.880h/aula, dezenas de seminários, entre outras atividades, chegamos ao final de nosso curso. Ao longo desta jornada, nossas vidas foram pautadas pelas amizades construídas com colegas e docentes, pelos amores de uma vida conquistados nas conversas de corredores, pelas risadas compartilhadas nos bancos da universidade, pelas discussões ideológicas que elevaram os ânimos e aguçaram o conhecimento, pela transferência de nosso curso para Bodocongó, pelas confraternizações que marcavam a passagem do tempo e nos aproximavam do hoje ou simplesmente pelos momentos em que dividimos os mesmos anseios, projetos, sonhos... e porque não dizer pelas greves?

    Primeira de aula de campo da disciplina Linguagem Fotográfica I
    em 25 de março de 2011
    Hoje uma mistura de sentimentos e sensações invade o meu coração, e eu não saberia dizer qual é o maior, alegria e tristeza dividem o mesmo espaço. Talvez porque a minha alegria em concluir com êxito o curso; esteja sendo “cutucada” pela tristeza de nossa despedida. Embora tenhamos inúmeras plataformas online de contato, que nos identifica como onlines ou offlines. Está noite será para muitos de nós, a última vez que estaremos online fisicamente para o aperto de mãos, um beijo fraterno ou um abraço caloroso. Depois, o tempo e a distância se encarregaram automaticamente de nos deixar offlines na memória afetiva. No entanto, bastará uma simples postagens nas mídias sociais, para que as lembranças deste período sejam reavivadas e preservadas.

    Exposição fotográfica no DECOM do bairro São José
    em 17 de junho de 2011
    Cientes de nossa missão, partiremos com a utopia que podemos mudar o mundo. Utopia está que nos fará lutar pela diminuição das desigualdades sociais, pela garantia dos direitos humanos aos menos favorecidos, pelo comprimento igualitário da Constituição Federal, pela criação e manutenção de políticas públicas que realmente atendam aos clamores de nosso povo, pelo combate ao preconceito racial, social, religioso, sexual, entre tantos outros. Sabemos que está não será uma tarefa fácil, mas também não podemos nos insertar da responsabilidade civil e social que ora abraçamos.

    Atividades acadêmicas e transferência para Bodocongó
    em 13 de agosto de 2012
    Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, nosso criador e Eterno Pai, a Ele o meu eterno agradecimento. Conforme o livro de Provérbios (16, 3) nos assegura: “Confie ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Desta forma, rendo graças pelos momentos bons e felizes, mas principalmente por todas as vezes que a Sua mão misericordiosa nos livrou do mal e nos possibilitou chegar em paz ao fim desta árdua caminhada.

    Fragmentos do tempo
    Através da docente Maria do Socorro Tomaz Palitó Santos, elevo os meus/nossos agradecimentos aos demais docentes do curso de Comunicação Social – Hab. em Jornalismo, pelo empenho (Antonio Simões) e dedicação (Agda Aquino) com que difundiram os conceitos acadêmicos (Fátima Luna e Gilson S. Maior). Muitas vezes a sala de aula, tornou-se pequena para as descobertas (Ingrid Fechine) e provocações (Luiz Aguiar), que nortearam a nossa caminhada (Arão de Azevedo). Obrigado por fazer de nós, profissionais comprometidos com a ética (Verônica Oliveira) e a dignidade humana (Robéria Nádia), numa era em que a sociedade tornou-se líquida (Adriana Alves) e refém do sistema econômico (Roberto Faustino). Jamais esqueceremos que a arte (Fernando Firmino) de fazer um jornal diário (Luis Adriano), consiste no conhecimento da técnica, mas principalmente no manuseio das palavras (Bruno Gaudêncio).

    Se pudéssemos definir o quadro de docentes em um nome,
    sem sombra de dúvida seria, Socorro Palitó 
    Comunicação Multimídia (2012.1), Mídia Digital (2013.1 e 2),
    Comunicação e Empreendedorismo Social (2014.2) por Antonio Simões
    Comunicação e Moda (2014.2) por Agda Aquino
    Foto: Agda Aquino
    História da Comunicação (2010.2), Comunicação Comparada (2013.1)
    e Comunicação Organizacional (2014.2) por Fátima Luna
    Radiojornalismo I e II (2011.2 e 2012.1) e Estágio Supervisionado (2015.1)
    por Gilson S. Maior
    Comunicação e Semiótica / Pesquisa em Comunicação (2012.2)
    e Elaboração de Projetos em Comunicação (2013.1) por Ingrid Fechine
    Ética e Direitos Humanos (2011.1) / Comunicação e Direitos Autorais (2014.1)
    por Luiz Aguiar
    Linguagem Fotográfica II (2011.1) e Estágio Supervisionado (2015.1)
    por Arão de Azevedo
    Fundamentos da Linguagem Midiática (2012.1) e Agência de Notícias (2013.1)
    por Verônica Oliveira
    Elaboração de Projetos em Comunicação (2013.1),
    Comunicação, Cultura e Sociabilidade (2013.2) e
    XI Folkcomunicação (2014.1) por Robéria Nádia
    Sistema de Comunicação / Pensamento Contemporâneo (2012.2),
    Comunicação Multimídia (2014.1) e Estética na Comunicação (2014.1)
    por Adriana Alves
    Teoria da Comunicação II (2011.1) e Comunicação e Desenvolvimento Regional (2013.1)
    por Roberto Faustino
    Projeto Gráfico em Jornalismo (2012.1 e 2) por Fernando Firmino
    Laboratório de Iniciação ao Jornalismo (2010.1) e Crítica de Mídia (2014.1)
    por Luis Adriano
    Jornalismo e Literatura (2014.2) por Bruno Gaudêncio
    E a vocês, meus nobres colegas, o meu eterno agradecimento. Reconheço que não é o suficiente, quando temos a linha do tempo, como testemunha dos laços de amizade e companheirismo. Como raramente nos preparamos para despedidas, recorri a música Tocando em Frente, do compositor Renato Teixeira, para ilustrar e eternizar este momento. O trecho escolhido nos diz: “Um dia a gente chega, no outro vai embora; cada um de nós compõe a sua história; cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz.” Então, não há tempo a perder, temos um mundo a conquistar, novos sonhos a realizar e uma vida a desbravar. Um forte abraço para todos nós que optamos seguir em frente. #partiu?


    Confraternizações 2010.2 a 2014.2
    por Antonio Carlos
    Fotos: Turma Informação com Formação (2010.1)