CIA UEPB |
A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), informa à comunidade acadêmica que, apesar da greve dos professores e servidores técnicos administrativos, a realização as solenidades de Colação de Grau das turmas concluintes está mantida conforme calendário previamente divulgado.
Conforme comunicado da Reitoria e da PROGRAD, a decisão de manter o calendário das cerimônias de formatura considerou diversos aspectos, como os fatos de a maioria dos estudantes do último período já ter concluído plenamente as atividades acadêmicas do curso; apesar da greve decretada pelas categorias docente e de técnicos, as atividades essenciais de pós-graduacão e graduação foram respeitadas; alguns estudantes foram aprovados em processos seletivos de cursos de pós-graduacão e em concursos públicos; muitos estudantes, bem como seus pais e amigos, fizeram grandes gastos financeiros com aluguéis de salões de festa, passagens e hospedagens, roupas e alimentação.
Também foi observado que muitos estudantes fizeram rescisão de contratos de aluguéis de suas residências com entrega do imóvel para julho, inclusive estudantes de outros países; que a UEPB teria também prejuízo financeiro pelo não cumprimento dos contratos de locação dos locais reservados para as cerimônias de Colação de Grau; e que este magno evento de culminância acadêmica representa, simbólica e materialmente, a realização de projetos existenciais, de missão institucional, bem como a habilitação de cidadãos e cidadãs para o mundo do trabalho, ressaltando o bem social maior.
De acordo com a Reitoria e a PROGRAD, as demais atividades acadêmicas referentes aos demais períodos serão retomadas e concluídas logo após o encerramento da greve, em conformidade com novo calendário a ser aprovado posteriormente pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O comunicado destaca, ainda, que “esta decisão não confronta nem desrespeita encaminhamentos das greves em curso na UEPB e visa, essencialmente, preservar as providências e ações institucionais já tomadas, bem como amenizar os transtornos para o conjunto dos estudantes concludentes da graduação”.
De acordo com a Coordenação de Cerimonial da Instituição, as colações de grau do período 2015.1, que irão formar cerca de 2 mil novos profissionais, serão realizadas de 15 a 22 de julho. Os formandos do Câmpus de Araruna serão os primeiros a colar grau, no dia 15 de julho, às 17h, no Salão Paroquial do município. No dia 16 de julho, às 18h, no Auditório do Sítio Cajueiro, colam grau os concluintes do Câmpus de Catolé do Rocha. Em seguida, no dia 17 de julho, às 18h, participam da solenidade, no Centro de Vivência do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), os formandos do Câmpus de Patos.
As turmas concluintes dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca colam grau no dia 18 de julho, às 17h30, na Casa de Show Spazzio, em Campina Grande. Os concluintes do Câmpus de Monteiro se formam no dia 20 de julho, às 18h. No dia 21 de julho, também às 18h, é a vez da formatura dos concluintes do Câmpus de Guarabira, em cerimônia no Salão de Festas Maison D’Mel. O calendário das solenidades será encerrado com a Colação de Grau das turmas do Câmpus de João Pessoa, no dia 22 de julho, às 18h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Para a solenidade de Colação de Grau dos Câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca, que ocorre no dia 18 de julho, as inscrições para Orador Oficial continuam abertas até a próxima segunda-feira (13), mediante entrega de três vias do discurso, com no máximo três laudas, no Cerimonial da UEPB, localizado na Rua das Baraúnas, 351, Prédio Administrativo, 1º andar, no Câmpus de Bodocongó.
Outras informações: (83) 3315-3411.
Fonte: Site UEPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário