terça-feira, 29 de setembro de 2015

    Alta do dólar? Globo chama Renato Machado e outros três correspondentes internacionais de volta ao Brasil

    Os jornalistas retornam ao Brasil no final de dezembro
    A Rede Globo de televisão trará ao Brasil quatro de seus correspondentes internacionais: Renato Machado e Roberto Kovalick, de Londres, na Inglaterra, André Luiz Azevedo, de Lisboa, em Portugal, e Helter Duarte, de Nova York, nos EUA.

    De acordo com o “Notícias da TV”, os jornalistas serão substituídos por profissionais menos conhecidos, que recebem 30% do salário que eles ganham.

    O anúncio foi feito na última sexta-feira (25), através de um comunicado interno de Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da emissora.

    A carta ainda afirmava que os retornos de Renato Machado e Roberto Kovalick ao Brasil já estavam previstos. Helter Duarte, contudo, ficaria nos Estados Unidos até o final de 2016 e só voltaria após as eleições presidenciais.

    Nos bastidores do canal, os profissionais atribuíram as substituições à alta do dólar, já que o pagamento aos correspondentes é feito na moeda local, mas o cálculo do salário é atrelado ao dólar.

    domingo, 27 de setembro de 2015

    Cultura local abre a Tradicional Festa de Setembro

    A Tradicional Festa de Setembro 2015 teve início neste sábado (26) e levou para o público presente na Avenida Padre Zuzinha a diversidade cultural de Santa Cruz do Capibaribe. A noite começou com o rock e o pop das bandas Resíduos, Plano Base e Calibre 765. O encerramento foi com a cantora Alexiana, que apresentou o show de sua nova turnê com repertório de composições próprias e de grandes sucessos.


    Para o prefeito Edson Vieira, a Tradicional Festa de Setembro, é um momento impar a economia local. “A festa está pronta, bonita e participativa como convém a uma festa tradicional. Representa uma oportunidade de gerar negócios e renda envolvendo toda uma cadeia produtiva. Aproveito para convidar a todos para prestigiar os próximos dias do evento e vencer esse momento de pessimismo acreditando num investimento que proporciona lazer e cultura,” declarou o prefeito.

    A exemplo do São João da Moda, na Festa de Setembro também está sendo realizada uma ação de enfrentamento ao trabalho infantil. Idealizada pela Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, a iniciativa é composta por técnicos, assistente social e psicólogo. A equipe está de prontidão no evento para acolher essas crianças com atividades educativas e ao final do evento entrega-las aos seus pais.

    Natural da Capital das Confecções, a cantora Alexiana Muniz, ressaltou sua satisfação em participar pela segunda vez da Tradicional Festa de Setembro. “Estou muito contente e agradecida a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe pela oportunidade de participar mais uma vez dessa festa. Nesta noite, apresentarei uma parte do meu novo show, onde o pop, o dançante e o ‘caliente’ tem espaço garantido,” destacou a cantora.

    A Tradicional Festa de Setembro continua e neste domingo (27) será a vez do romantismo de Adriano Marlly, Forró na Fama e o sertanejo de Matheus e Kauan.
    Por: Antonio Carlos
    Fotos: Jefferson Lulu

    sexta-feira, 25 de setembro de 2015

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança novo projeto de lazer


    Um dia dedicado para a práticas esportivas, culturais ou simplesmente um espaço agradável para encontrar familiares e amigos, essa é a proposta do Cidade Lazer. Criado pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, o novo projeto será lançado na manhã do próximo domingo (27), na Avenida 29 de Dezembro.

    Segundo a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, o Cidade Lazer dará mais qualidade de vida a população da Capital das Confecções. “Convido a população de Santa Cruz do Capibaribe para aproveitarmos as manhãs de domingo de maneira saudável e em família. Haverá espaço para fazer uma caminhada, andar de bicicleta, de skate, jogar vôlei ou fazer um piquenique. Cada santa-cruzense fará a sua própria programação,” declarou a secretária.

    Todos os domingos, entre as 8h e 17h, parte da Avenida 29 de Dezembro estará interditada para o trânsito de carros e motos, entre o Giradouro da praça do Estudante e o Via Shopping. As limitações do trecho interditado serão sinalizadas e os agentes de Trânsito prestarão as informações necessárias para todos possam aproveitar o Cidade Lazer com segurança e comodidade”, declarou o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Aragão.

    Integram ainda o projeto, a secretária de Saúde com serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Os mais dispostos poderão aproveitar a manhã de sol para melhor o condicionamento físico e mental, através das aulas de pilates e zumba. Assim como, pelas atividades esportivas de capoeira e jiu-jitsu.

    Por: Antonio Andrade
    Arte: Flávio Amorim

    Diversidade de ritmos na Tradicional Festa de Setembro


    A partir do próximo sábado (26), a população de Santa Cruz do Capibaribe e região começam a acompanhar as atrações musicais da Tradicional Festa de Setembro. Todos os shows irão acontecer na Avenida Padre Zuzinha, a partir das 22h.

    A diminuição na quantidade de apresentações musicais e a redução nos dias de festa secular, foram algumas das medidas tomadas pelo prefeito Edson Vieira para conter os gastos públicos. “A manutenção e ampliação de investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social sempre foram nossas prioridades. Por isso, tivemos que reduzir gastos públicos para essas áreas não fossem atingidas pela crise econômica” declarou o prefeito.

    A infraestrutura do evento não será comprometida, um amplo sistema de segurança será implantado ao longo da avenida. “Estamos trabalhando para que todos os eventos da prefeitura tenham como princípio a segurança. Nosso sistema conta com a Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar”, destacou o coordenador de eventos, Cláudio Soares. A área destina aos shows será fechada e seguranças revistarão o público nas entradas.

    A Secretaria de Saúde montará o Posto Médico com profissionais, ambulância e a equipe do SAMU para atender os participantes na festa, caso ocorra alguma eventualidade. As pessoas com algum tipo de deficiência, poderão acompanhar os shows no Camarote da Acessibilidade.

    Integrante do calendário de eventos oficial do município, a festa de São Miguel como ficou popularmente conhecida, traz atrações como Matheus e Kauan e Cheiro de Amor, além das apresentações locais e chegará ao término na noite da próxima terça-feira (29), tendo como principal atração o cantor da comunidade Canção Nova, Davidson Silva. O show católico iniciará logo após a Celebração Eucarística. 

    Por: Antonio Andrade
    Arte: Flávio Amorim

    terça-feira, 22 de setembro de 2015

    Programa Transformar muda a vida de centenas de pessoas em Santa Cruz do Capibaribe

    Lançado em abril de 2014, o programa Transformar, sediado na Casa da Cidadania, continua desenvolvendo suas atividades de recuperação e ressocialização dos dependentes de drogas. A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Cidadania e Inclusão Social, não tem medido esforços para que as pessoas que aceitem passar pelo tratamento, tenham condições de reassumir o controle de suas vidas.


    O trabalho da equipe começa com a abordagem e se consolida quando o dependente químico se propõe de forma espontânea a entrar no programa. “Quando iniciamos o Transformar encontramos pessoas sem condições alguma de sobreviver, como elas mesmo relatam, mas hoje estão restauradas e inseridas no convívio social e familiar, só não recuperamos mais usuários porque eles tem que vir para o programa por vontade própria” frisou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira. Segundo dados da Casa da Cidadania essa adesão espontânea acontece em 80% dos casos por intermédio de outros dependentes.


    O Transformar também atua na área civil dos usuários que chegam ao programa sem qualquer documentação, raras recordações de sua origem e uma assistente social busca informações que devolvam a sua identidade. “Muitos usuários que chegam até nós são oriundos de outros municípios e estados. Essa busca leva tempo e requer uma atenção especial, a partir do conhecimento das informações fazemos contato com seus familiares”, descreveu a assistente social do Transformar, Andréa Ferreira. Entre janeiro e agosto deste ano foram prestados 250 atendimentos e 18 encaminhamentos para internação em ONGs ou instituições religiosas. Nos últimos três meses, o crack com 59,1% e o álcool com 40%, foram as substâncias mais utilizadas pelos usuários.

    A redução de danos, por meio da higienização e alimentação adequadas, assim como pela orientação e intervenção psicológica, também tem sido um dos víeis utilizado pelo programa para devolver a dignidade humana aos usuários. “A diminuição no consumo de entorpecentes acontece, entre outros aspectos, devido ao preenchimento do tempo dos usuários com atividades que exigem um nível maior de atenção. Oferecemos terapias ocupacionais como oficinas com garrafa pet, fuxico e sabão em barra e líquido, além de acompanhamento individual”, explicou a psicóloga Marcinéa Nascimento. 


    O cumprimento dos horários e das atividades fazem com que o usuário readquira o senso de responsabilidade e disciplina. Uma ação de cunho psicológico, que se integra aos hábitos de alimentação saudável proposto pela nutricionista Carla Costa. “Somos abastecidos semanalmente com seis tipos de carnes e quinzenalmente com gêneros secos, frutas e verduras, entre outros mantimentos, o que nos possibilitou desenvolver um cardápio balanceado e rico em nutrientes,” declarou a nutricionista. Diariamente são oferecidas duas refeições e um lanche, horários para descanso e higienização pessoal.

    Ainda nos cuidados da saúde dos frequentadores do Transformar, mensalmente uma equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) realiza exames de DSTs e orientação sobre essas doenças.

    A cozinheira Elenice Soares é umas das pessoas responsáveis pela humanização do Transformar. “Sou grata a Deus pela oportunidade de trabalhar com essas pessoas. Tenho um amor incondicional por eles, independentemente de seus atos, muitas vezes quando estou em casa eles chegam pedindo ajuda e eu venho com todo prazer”, contou Elenice.


    Atualmente, a faixa etária dos 36 aos 45 anos representa 50% dos usuários do Transformar. “Agradeço a Deus e a todos que fazem parte do Transformar por terem me incentivado a mudar de vida. Antes eu vivia bêbedo, drogado, largado pelas calçadas e rejeitado pela família, depois do programa eu mudei completamente de vida, conseguiu um emprego e até me casei,” frisou Luiz Cláudio. História semelhante e o desejo de sair do vício trouxeram o senhor Fernando Adilson até a Casa da Cidadania após quatro tentativas malsucedidas em clínicas de recuperação. “Eu tava no fundo do poço, sem perspectivas de mudança, até conhecer o Transformar. O acolhimento, o calor humano, o respeito, o carinho e o amor com das pessoas trabalham aqui estão me ajudando a sair daquela vida,” declarou Fernando. 

    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Cláudio Higino

    segunda-feira, 21 de setembro de 2015

    Medida adotada pela Prefeitura baixa a entrada nos parque de diversão


    A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em parceria com os parques de diversão, que serão instalados durante a Tradicional Festa de Setembro, baixaram o valor dos ingressos pela metade, independentemente da faixa etária. O valor promocional entra em vigor nesta segunda-feira (21) e será mantido durante toda a Festa.

    Segundo o coordenador do evento, Cláudio Soares, a medida foi uma das formas encontradas pelo governo municipal de ajudar a população a enfrentar a crise econômica que se abateu sobre o país. “Infelizmente a crise não passou longe de nós. Então, direcionamos os nossos esforços, junto com os proprietários de parques, para que o valor de meia entrada fosse adotado para toda a população. Uma forma simples de fazer com que todas as esferas sociais do município possam participar da festa”, destacou Cláudio.

    A medida dispensa a apresentação da Carteira de Estudante ou de qualquer documento solicitando a meia entrada. Segundo o acordo, o valor promocional de R$ 3,00 é válido para todos os parques de diversão que estiverem nas dependências da Avenida Padre Zuzinha.

    Por: Antonio Andrade

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe promove seminário de Direitos Humanos para servidores públicos

    O zelo pelo direito à expressão da multiplicidade cultural, étnica, sexual e religiosa tem sido umas das vertentes adotadas pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Cidadania e Inclusão Social. Na manhã deste sábado (19), servidores públicos do município participaram no primeiro Seminário de Direitos Humanos no CEU.


    O objetivo do debate é humanizar e qualificar o atendimento dos serviços públicos prestados pelo governo municipal à população da Capital da Confecção. “Esta formação continuada dos servidores concretiza o nosso pensamento de ofertar ao município de Santa Cruz do Capibaribe um serviço público digno e que respeite as diversas camadas que o compõem”, ressaltou o prefeito Edson Vieira.


    O projeto de formação continuada dos servidores, foi criado pela secretárias de Articulação Institucional e de Cidadania e Inclusão Social. “Este foi um momento ímpar, não só para a gestão, mas também para todas as comunidades que compõem a sociedade. Fico muito satisfeita em ver que todas as esferas de servidores participaram no seminário, principalmente aqueles que prestam atendimento direto ao usuário”, declarou a Secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira. Foram oferecidas cinco dimensões para discussão entre os servidores.


    A palestra de abertura do Seminário sobre “Direitos Humanos no cotidiano, processo histórico da conquista de direitos” foi conduzida pela professora e doutora em Ciências Políticas, Ana Maria Barros. “Foi uma iniciativa muito importante da prefeitura, uma vez que o funcionário público é aquele que está na ponta do atendimento. Quando você oferece uma formação da área de Direitos Humanos, está contribuindo para que o respeito a diversidade seja garantido”, disse a professora. Conduziram ainda do seminário, o jornalista Rafael Negrão e os professores Ariosvalber de Souza Oliveira e Geraldo Cordeiro.


    O formação orienta os servidores a adotem uma postura ética em relação ao compromisso com os princípios da administração pública. Para o servidor e atendente do Bolsa Família, Rafael Aleixo, o seminário contribuiu, entre outros aspectos, para a forma de abordagem e tratamento dos usuários. “Diariamente recebemos pessoas de todos os credos, raças e gêneros. Então, a realização desta formação nos possibilita atender cada usuário de acordo com seus princípios socioculturais”, pontuou Rafael.


    Segundo a secretária de Articulação Institucional, Jessyca Cavalcanti, a realização do seminário faz parte de uma série de ações para a formação continuada dos servidores. “A cada dois meses iremos promover palestras, seminários ou cursos que possibilitem ao servidor de Santa Cruz do Capibaribe, um conhecimento mais aprofundado sobre temas que norteiam a sociedade”, relatou a secretária. O servidor público hoje, sob o legado da Constituição Federal de 1988, é convocado a rever suas atividades enquanto agente do Poder Público.

    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu

    Novo núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é implantado no CEU

    Oportunizar o acesso à informação, às artes, aos esportes e as políticas públicas sociais tem sido um compromisso diário da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Cidadania e Inclusão Social. Desde o início de setembro, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) recebeu um novo núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

    Segundo a secretaria de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, o núcleo do SCFV tem atribuições socioeducativas que visam contribuir para a formação dos usuários. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem um caráter preventivo e proativo, por isso, é necessário que tenhamos núcleos mais diversificados e aptos a atender nossos jovens,” ressaltou a secretária. O núcleo do CEU oferece oficinas de dança e teatro. Além de atividades esportivas, como vôlei, futsal e capoeira.

    O SCFV realiza atendimento a crianças e adolescentes, de 9 aos 17 anos, visando garantir especialmente o direito à convivência familiar e comunitária. Para a coordenadora do SCFV, Emanuele Silva, o novo núcleo possibilitará com que mais usuários sejam assistidos pelo programa. “A junção da praça do CEU com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos proporcionou o melhoramento de algumas atividades e aumentou o alcance do serviço”, declarou a coordenadora. Além da população do Santa Filomena, o núcleo do CEU atenderá aos bairros Bela Vista e Santa Tereza.

    Cada atividade tem um monitor e um oficineiro acompanhando os participantes, somente no último sábado (12), aproximadamente 100 crianças e adolescentes participaram das ações promovidas no CEU. Entre elas, houve a participação do ex-aluno e medalhista de Karatê, Eduardo Costa; do palestrante Fágner Vieira e do professor de Capoeira, Luiz Xavier. Após as atividades, é dedicado um tempo para o lanche e para os estabelecimento de novos vínculos sociais, através de ações recreativas, como o uso coletivo da pista de skate e do playground.


    As atividades do núcleo no CEU acontece todos os sábados, das 8h às 12h, no bairro Santa Filomena. Para participar do SCFV, os pais ou responsáveis devem se dirigir a secretária de Cidadania e Inclusão Social, com a cópia do RG, CPF, cartão do Bolsa Família e comprovante de residência do responsável e Declaração da Escola e RG ou Certidão de Nascimento, da criança ou adolescente.

    Por Antonio Andrade

    É HORA DE REFLETIR


    Inscrições abertas para vendedores na Tradicional Festa de Setembro


    A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Gerência de Eventos, informa que estão abertas as inscrições para os comerciantes de bebidas, lanches, brinquedos e demais segmentos, de forma ambulante ou com barracas durante a Tradicional Festa de Setembro.

    Os interessados devem se dirigir ao Clube da Melhor Idade, localizado na Avenida Padre Zuzinha, entre os dias 15 e 18 de setembro, das 9h às 17h para fazer a sua inscrição.

    Os comerciantes que já tiverem cadastro na Prefeitura, deverão levar um documento original com foto. Já para os que não tiverem cadastro, deverão levar Identidade, CPF, comprovante de endereço com suas respectivas xerox. Outras informações poderão ser obtidas pelo contato (81) 9.9221-1610 ou no local das inscrições.

    sábado, 12 de setembro de 2015

    Santa Cruz Prev concede aposentadoria a servidora pública

    Idealizado com o objetivo de atender aos servidores públicos efetivos do município, o Instituto Próprio de Previdência Social de Santa Cruz do Capibaribe (Santa Cruz Prev), entidade de direito público e personalidade jurídica. Concedeu na tarde da última sexta-feira (11), a primeira portaria de aposentaria voluntária por idade a uma servidora pública da secretária de Saúde.


    O prefeito Edson Vieira participou da entrega do benefício e ressaltou o compromisso de sua gestão em assegurar os direitos trabalhistas dos servidores públicos. “Estamos procurando fazer com que as pessoas sentam-se valorizadas pelo poder público municipal. Fico muito feliz em ver este instituto funcionando e dando ao servidor público de Santa Cruz do Capibaribe a garantia de que os seus direitos trabalhistas serão honrados pela atual administração pública de nossa cidade,” garantiu o prefeito.


    O Santa Cruz Prev atende servidores da administração direta, indireta, autárquica e do Poder Legislativo Municipal e a seus dependentes. “Além de aposentadorias, nós também atendemos aos servidores que solicitam pensões e licenças médicas. Já as licenças maternidades são solicitadas pela secretaria de Administração. Todos esses benefícios de acordo com a lei, já vem sendo prestados pelo Santa Cruz Prev, desde o início do ano” explicou a diretora-presidente Elaine Silva. O Regime Próprio de Previdência Social de Santa Cruz do Capibaribe (RPPS) foi criado através da Lei 2.356/2014.



    A agilidade do novo regime previdenciário da Capital das Confecções garantiu a servidora pública, Josefa Luzia da Silva, a concessão de sua aposentadoria. “Trabalhei muito ao longo desses anos de servidora pública, sempre cumpri os horários e minhas tarefas com muita satisfação. Hoje estou vendo que tudo valeu a pena. Agradeço ao prefeito Edson Vieira e aos funcionários do Santa Cruz Prev pelo excelente trabalho,” agradeceu emocionada a servidora.


    Após a entrega da portaria, os servidores participaram de uma palestra sobre o processo de transição da vida produtiva para de aposentado, ministrada pela assistente social, Maria Tereza. Atualmente, o Prev Santa Cruz tem mais de 20 servidores públicos com toda a sua documentação pronta, por parte do município, aguardando a Certidão de Tempo de Contribuição do INSS para serem declarados aposentados.

    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu

    quinta-feira, 10 de setembro de 2015

    Conheça um pouco mais da candidata ao Conselho Tutelar, Monique Gomes

    Candidata a conselheira tutelar em Santa Cruz do Capibaribe, Monique Gomes Pereira, casada há mais de seis anos com Sérgio Silva, tem como objetivo contribuir um pouco mais com as Crianças e Adolescentes do município, na busca por defender seus direitos quando esses são infligidos de alguma forma. 

    Esse objetivo desenvolveu-se a partir da experiências que teve enquanto participante ativa da sociedade em vários papéis, assim como: Pedagoga (professora do município), Participante do clube de Desbravadores há mais de 10 anos. Sendo esta última uma instituição que trabalha com meninos e meninas de qualquer raça, cor, religião e numa faixa etária entre 10 e 15 anos. 

    Ações como essas e outras proporcionaram o seu ensejo de poder contribuir um pouco mais com o município. Todavia, isso só será possível com sua contribuição. Portanto, dentro do possível conto com você na próxima eleição me dando um voto de confiança.

    Alunos santa-cruzenses são vencedores do prêmio estadual Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

    Igualdade, intolerância, preconceito e a participação feminina na política tomaram conta do Casa Legislativa Dr. José Vieira de Araújo em Santa Cruz do Capibaribe, durante a apresentação dos trabalhos dos quatro santa-cruzenses vencedores do prêmio estadual Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Promovido pela Coordenadoria na Mulher do município, o evento aconteceu na noite da última quarta-feira (09) e contou com a presença da coordenadoria da Secretaria da Mulher de Pernambuco no Agreste, vereadores, diretor e docente do SENAI e da população.


    O prêmio é uma seleção pública que tem por objetivo estimular a reflexão e o debate sobre as relações de gênero, assim como a produção teórica sobre o tema no ensino formal e conta com a participação de estudantes de todo o estado. “Santa Cruz do Capibaribe é referência nos trabalhos de gênero em Pernambuco, se apropriem disso e vamos levar essa discussão para mais lugares. Estou muito feliz, em estar com o Governo do Estado, presenciando essa mudança de cenário e de conceitos,” ressaltou Coordenadora da Secretaria da Mulher de Pernambuco no Agreste, Thaisa Carvalho.


    Na categoria que contempla o Ensino Técnico estão entre os vencedores três alunos do Senai: Djanira Laura Bezerra, Isaquiel Inácio da Silva e Wilson Ferreira Sampaio. “Nós do SENAI, procuramos instigar os alunos a escrever e debater sobre gênero. Para tanto, anualmente fazemos uma oficina direcionada ao prêmio, onde explicamos alguns métodos de escrita, pesquisa e desenvolvimento do senso crítico para aplica-los nos seus trabalhos,” explicou a professora orientadora Joana Mirian. Neste ano, a instituição inscreveu 29 redações e concorreu com 1.154 inscrições vindas de todo o estado.


    O quarto trabalho contemplado na categoria Artigo Científico Pós-graduação foi produzido pela ex-coordenadora da Mulher do município, Clarissa Barbosa Ramos Prudêncio de Carvalho. Intitulado “Análise da participação das mulheres na política de Santa Cruz do Capibaribe: sub-representação, desvelo e parentesco”, a produção acadêmica traça a trajetória de vereadoras e secretárias na composição dos governos entre as gestões de 1953 e 2012.


    Para a atual coordenadora da Mulher no município, Iana Paula Sousa, a aprovação dos trabalhos foi um incentivo na busca por igualdades de direitos entre homens e mulheres. “Nesta noite, esses trabalhos nos possibilitaram dialogar diretamente com a atualidade e a história de nossa cidade. Aspectos de extrema relevância para que a gente se aproprie do debate e consiga quebrar determinadas desigualdades construídas historicamente,” ressaltou Iana. Após a explanação dos trabalhos, o público fez considerações sobre as discussões e ascendeu interesse pela promoção de outros encontros.



    Texto e Fotos: Antonio Andrade

    sexta-feira, 4 de setembro de 2015

    Tema 'Consciência Negra' dominou o desfile cívico na Vila do Jerimum

    Na vivência da semana da Pátria, a Escola Municipal Chefe Leandro, localizada na Vila do Jerimum em Taquaritinga do Norte, levou as ruas do vilarejo o seu Desfile Cívico. A comemoração pela Independência do Brasil, aconteceu na tarde desta sexta-feira (04) e contou com a presença de vereadores de situação, secretários de governo, servidores públicos, conselheiros tutelares e da população local.

    O desfile foi acompanhado pela banda eletiva de música do
    Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva
    Já faz alguns anos, que a diretoria da escola tem feito dos desfiles cívicos um verdadeiro show ao ar livre. A menção a festa da independência aconteceu na abertura do desfile feita pela diretor Ronaldo Lins. “Boa tarde sejam todos bem vindos ao desfile cívico da Escola Chefe Leandro em comemoração aos 193 anos de Independência do Brasil”, saudou o diretor. Em seguida, cumprimentou a comitiva que representou o governo municipal e anunciou o tema do desfile aos presentes: “A Escola Chefe Leandro tem honra de apresentar o seu pelotão de bandeiras. O tema do nosso desfile deste ano será Consciência negra: uma conquista que tem história”, declarou Ronaldo ao convidar o primeiro pelotão temático a apresentar-se.

    Neste ano, o professor Ronaldo Lins (a direita) assumiu a direção da escola
    Ao contrário do pensa um vereador de oposição em Santa Cruz do Capibaribe, a respeito do papel da mulher na política, em Taquaritinga do Norte parece que elas tomaram conta do governo. A comitiva do poder público administrativo trouxe o vereador licenciado e atual secretário de Articulação Governamental, João da Banda, representando a ala masculina do governo. Já a ala feminina foi encabeçada pela representante do prefeito e primeira dama do município, Eva Casé, pelas secretárias Ilka Paloma (educação), Amália Arruda (cultura) e Shirley Feitosa (Ação Social). Além das conselheiras tutelares Claudia Pifane e Maria Helena.

    A secretária de Educação disse que para comemorar a Independência do Brasil,
    é necessário que tenhamos uma educação digna e de qualidade
    Tida por alguns como a candidata do prefeito Evilário Araújo (PSB) no governo da Dália da Serra, a secretária de Educação Ilka Paloma, ressaltou a posição da escola na esfera municipal. “Hoje nós temos uma escola que agrega, que soma. Nós somos hoje aqui no Jerimum um grande núcleo de educação, e não mais uma parcela fragmentada. Hoje a Escola Municipal Chefe Leandro oferece uma educação de qualidade para todos os nosso alunos, sejam do Jerimum ou de qualquer outra localidade que venham estudar aqui”, declarou a secretária. Desde 1998, a escola oferece o Ensino Fundamental II aos alunos de sítios vizinhos, como Fazenda São Paulo, Algodão, Pedra Preta, Bandeira, Serra dos Bois, entre outros.

    Neste ano, o desfile percorreu toda a Avenida Tancredo Neves,
    a mesma teve um parte pavimentada recentemente
    O sentido cívico de 7 de setembro, perdido em meio as apresentações de maracatu, samba, baião e capoeira foi retomado através das palavras da secretária de Educação. “Comemorar a Independência não é só lembrar desta data, como uma das que mais marcam a nossa pátria; mas promovendo a independência dentro de cada um de nós. É importante que vocês pais, professores e autoridades presentes possam continuar com este sentimento de esperança, buscando e melhorando sempre”, destacou Ilka Paloma, a única integrante do governo a discursar.

    A multirreligiosidade foi representada pelas crianças do Ensino Fundamental I
    O ato cívico terminou com apresentações do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) José Ferreira Gomes. Acompanhado pelo professor de dança Enelson Romeu, o grupo de convivência da 3ª idade “Flor do Jerimum”, dançou ao som da música “Estupido cupido”, mostrando a todos que a felicidade não envelhece e nem tem idade. A agenda de desfiles do município, continua sábado (05) em Gravata do Ibiapina, domingo (06) em Pão de açúcar e termina na segunda-feira (07) na sede em Taquaritinga do Norte.

    Implantado no governo de Evilásio, o CRAS oferece serviços e ações
    de proteção básica a aproximadamente 40 pessoas da melhor idade 
    Criado nas cortes da Itália, o balé foi o estilo de dança apresentado pelas
    crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na comunidade
    OPINIÃO

    "Embora todas as apresentações tenham sido memoráveis, faltou aspectos de 7 de setembro no desfile cívico do Jerimum, como a execução do Hino Nacional, de pelotões que simplesmente “marchassem”, e até daquele tradicional fundo instrumental com o Hino da Independência. Sem falar, na ausência da banda marcial Terezinha Cordeiro, criada na primeira gestão (2002) do ex-prefeito e atual secretário de Obras e Urbanismo, José Pereira Coelho (Zeca). Faltou ainda, a presença de fato e de direito dos concluintes, alguns puderam ser vistos em áreas isoladas, levando faixas ou bandeiras. Aspectos que podem ser vistos como saudosista ou ultrapassado, mas que fazem toda a diferença quando se quer formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro da Pátria".

    Texto e Fotos: Antonio Andrade
    Jornalista

    Novas câmeras de segurança serão implantadas em Santa Cruz do Capibaribe


    Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada um desafio para o poder público nacional, ciente desta situação, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da secretária de Defesa Social recebeu na última terça-feira (02), a visita técnica de delegados e técnico de TI para tratar da implantação de novas câmeras de segurança na terra das confecções.

    Segundo o prefeito Edson Vieira o esforço para conter a criminalidade na cidade é constante, e ações vêm sendo realizadas pela administração municipal nesse sentido, como a aquisição de seis câmeras de alta resolução e a ampliação da sala de monitoramento da SISPOL. "Sabemos que essa não é uma tarefa fácil e por isso exigi do poder público medidas em vários segmentos, desde a capacitação do guarda-civil até a qualidade dos equipamentos de segurança”, declarou o prefeito. Os novos equipamentos visam auxiliar a SISPOL, polícias Militar e Civil a reduzir o número de ocorrências criminais e aumentar o nível de segurança da população.

    O encontro entre as secretárias de Defesa Social do Estado e do Município, contou com a presença do PM Marcos José Torres, da delegada Patrícia Soledade, do técnico de Tecnologia da Informação João Carlos e do secretário de Defesa Social do município, Fábio Aragão. “Serão equipamentos de alta qualidade e que estarão servindo de olhos onde antes não havia monitoramento. Com essas câmeras, vamos poder ter um controle da cidade nas questões de segurança e mobilidade, entre outros aspectos,” frisou o secretário.

    Assim que receber o relatório técnico, o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, autorizará o início da implantação dos novos equipamentos de monitoramento. Assim como, a adequação da sede da SISPOL e a instalação dos primeiros computadores e telas que serão utilizadas pelos guardas civis municipais.

    Por: Antonio Carlos

    quinta-feira, 3 de setembro de 2015

    Governo de Santa Cruz do Capibaribe anuncia nova secretária de Administração

    O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, anunciou nesta quinta-feira (03) a nova secretária de Administração do município, Klaine Melissa. Ela deve assumir o cargo na próxima semana, após o feriado da Independência.

    "Nunca pensei que poderia integrar a equipe de governo. Mas, me senti motivada e desafiada a fazer um bom trabalho e contribuir para o bem do povo de Santa Cruz do Capibaribe", frisou a secretária.

    Formada em Administração e especializada em Gestão Pública, Klaine Melissa estava há 2 anos como coordenadora da unidade local da Agência do Trabalho, trabalhou por mais de 4 anos no administrativo de empresas têxteis do município e coordenou o Senso demográfico de 2010. Paralela as atividades públicas, Klaine desenvolve a função de tutora em administração numa universidade privada na cidade.

    Por: Antonio Andrade
    Foto: Jefferson Lulu