quinta-feira, 26 de novembro de 2015

    Proposta de Assistência Social de Santa Cruz do Capibaribe irá para plenária em Brasília

    Delegação municipal na Conferência Estadual do SUAS
    Durante a 8ª Conferencia Municipal de Assistência Social, realizada em agosto, no município de Santa Cruz do Capibaribe, foram elaboradas pelos usuários, trabalhadores, entidades sócioassistenciais e a gestão pública, propostas para a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a efetivação da garantia dos direitos.

    Uma das propostas aprovadas, encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), onde também foi aprovada, sugere “otimizar nos municípios a emissão de documentos civis de acordo com suas demandas, garantido o acesso aos direitos sociais previsto na constituição”.

    De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Flávio Júnior, caso a proposta seja aprovada pela plenária da 10ª Conferência Nacional, torna-se lei federal. “Acredito que nossa sugestão resume o desejo de tantos outros municípios que visam na emissão rápida de documentos uma janela de inclusão social. Estamos torcendo para que nossa proposta seja aprovada e contribua para a consolidação do SUAS,” ressaltou Flávio.

    A delegação do município é composta por Flávio Júnior (Assistência), Jailma Paixão (Gestão), Maria Tereza (Educação) e Mônica Maria (representante de instituição prestadora de serviço pra assistência). “As melhorias nas políticas públicas de Assistência Social acontecem justamente desse processo reivindicatório e participativo que vivenciamos durante as conferências municipal e estadual,” destacou a assistente social e integrante da delegação municipal, Maria Tereza.

    A Conferência Nacional de Assistência Social, onde serão discutidas as propostas vindas de todos os estados, irá acontecer entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília / DF. O encontro visa analisar, propor e deliberar, com base na avaliação nos municípios e estados, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
    Por: Antonio Andrade
    Foto: Assessoria de Comunicação

    terça-feira, 24 de novembro de 2015

    Campanha de combate as viroses chega aos bairros de Santa Cruz do Capibaribe

    Palestras nas escolas, panfletagens, aplicação de larvicida, visitas domiciliares, entre outras ações marcaram o início do mutirão de combate às viroses, nesta terça-feira (24), no bairro São Miguel. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, busca orientar a população na prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

    A postura do município em mobilizar dezenas de voluntários e a população no enfrentamento ao mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zika, é mais uma ação de prevenção que chega as ruas da Capital da Confecção. “Diariamente buscamos formas de conscientizar os munícipes da importância de sua participação nessa campanha. Serão aproximadamente 100 pessoas nas ruas orientando e prevenido a população contra os malefícios dessas viroses”, destacou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

    De acordo com o supervisor dos agentes de endemias, Uberlândio José, o mutirão atuará em duas vias, enquanto o agente de endemia fiscaliza os reservatórios de água com o responsável pelo imóvel, o agente de saúde orienta os demais moradores no combate aos focos de proliferação do mosquito. “Pretendemos mobilizar todos os integrantes da casa nessa campanha. Então, agentes e voluntários atuam simultaneamente durante as visitas domiciliares,” frisou o supervisor.

    Enquanto as famílias acolhem os agentes e voluntários, na Escola Municipal João Maia Neto, crianças e adolescentes aprendem uma lição extra de saúde pública com os integrantes do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Ao longo do mutirão, iremos percorrer as setes escolas públicas localizadas nas áreas de maior índice de proliferação do mosquito. Como o nosso alvo são crianças e pré-adolescentes, optamos por palestras educativas e ilustrativas,” explicou a coordenadora do NASF, Monique Lima.

    Além do NASF, a iniciativa conta também com agentes de saúde de todos os bairros. “Não podíamos ficar parados em meio aos altos índices de pessoas infectadas. Depois de atender ao meu quarteirão, vim para o São Miguel difundir as orientações de prevenção e combate aos focos de proliferação dos mosquitos”, ressaltou o agente do bairro Nova Santa Cruz, Joalisson Clemente.

    A população do bairro aprovou as ações e principalmente o uso do larvicida. “Parabenizo a gestão e as pessoas que estão trabalhando nessa ação. Fiquei muito contente quando o rapaz colocou o larvicida na minha cisterna, agora estou mais tranquila e convicta que venceremos esse mosquito”, disse a moradora do São Miguel, Maria José. Nesta quarta-feira (25), as ações continuarão nos bairros Nova Santa Cruz e Bela Vista.

    Campanha de combate às viroses

    Por: Antonio Andrade  ///  Fotos: Jefferson Lulu

    segunda-feira, 23 de novembro de 2015

    Campanha de combate às viroses é reforçada em Santa Cruz do Capibaribe

    A partir desta terça-feira (24), a Prefeitura de Santa cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, inicia uma campanha intensa de combate às viroses como Dengue, Zika e Chikungunya. O mutirão de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti contará com o apoio dos agentes de saúde, endemias, voluntários e principalmente da população.

    Para que o objetivo da campanha seja alcançado é necessário que a população abra as portas de suas casas e torne-se um agente de combate a qualquer foco do mosquito. “Peço os santa-cruzenses que não desperdicem a oportunidade de terem seus lares vistoriados pelos agentes e voluntários. Mesmo que precise se ausentar de casa, procure uma pessoa para deixar responsável por seu lar e nos ajude a vencer essa batalha em prol da saúde pública,” pediu o prefeito Edson Vieira.

    Conforme cronograma, a campanha preventiva começará no bairro São Miguel e se estenderá pelo Nova Santa Cruz e Bela Vista. “A ação mais simples para prevenção das viroses é evitar o nascimento do mosquito transmissor, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução,” destacou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

    Segundo Fabrícia Neves, diretora de Atenção Básica, além das visitas domiciliares, uma equipe de palestrantes percorrerá todas as escolas do bairro, ensinando como eliminar os focos do mosquito. “Através de uma parceria entre as secretárias de Saúde e Educação, iremos visitar as salas de aulas fazendo palestras e distribuindo panfletos educativos de erradicação aos focos do mosquito transmissor de viroses”, explicou a diretora.

    Ainda segundo Fabrícia, cerca de 80 pessoas, entre agentes e voluntários, participarão dos trabalhos. O mutirão acontecerá entre os dias 24 de novembro e 16 de dezembro, das 7h30 ao meio dia e percorrerá todos os bairros da Capital da Confecção. Para facilitar o reconhecimento das equipes por parte da população, o agente de saúde do bairro visitará as residências acompanhado por um agente de endemias e por dois voluntários devidamente identificados. Caso o grupo encontre alguma residência fechada, o agente responsável pela rua será notificado pela direção do mutirão e voltará a visitar a família.

    Outras demandas, como terrenos baldios com acumulo de lixo ou água parada, casas fechadas há muito tempo, piscinas sem tratamento, entre outros focos de proliferação do mosquito, podem ser encaminhadas diariamente para o Zap Dengue (81) 9.9914-2764.

    Por: Antonio Andrade
    Arte: Flávio Amorim

    sábado, 21 de novembro de 2015

    UEPB define calendário acadêmico extraordinário com conclusão do período 2015.1 em 11 de dezembro

    Com o fim da greve dos professores e a retomada das aulas na próxima segunda-feira (23), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), elaborou uma proposta de calendário acadêmico extraordinário para garantir a conclusão do período letivo 2015.1, bem como reestruturar os períodos 2015.2 e 2016/1.

    Uma Resolução ad referendum com a readequação do ano letivo em virtude da paralisação dos professores foi publicada pelo reitor Rangel Junior e, na próxima quarta-feira (25), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) se reunirá em caráter extraordinário para apreciar e votar a proposta do novo calendário acadêmico.

    A proposta prevê, inicialmente, a complementação do semestre 2015.1 no dia 11 de dezembro. Ao retornar as aulas na próxima segunda-feira, haverá mais três semanas de aula, sendo que a primeira semana inclui a realização de atividades de revisão e retomada dos conteúdos por parte dos professores. A segunda semana está reservada para os exames da segunda unidade e defesa dos Trabalhos de Conclusões de Cursos (TCCs). A última semana do período letivo será dedicada para a realização dos exames finais e eventuais reposições.

    No dia 12 de dezembro, encerra o prazo para os professores digitarem as notas e fazerem o registro das aulas no sistema acadêmico. O período de 14 a 18 de dezembro será destinado para o planejamento acadêmico dos cursos, matrícula online dos veteranos, solicitação de mudança de câmpus e reingresso para o período 2015/2. No dia 17 será realizada a Colação de Grau Especial do período 2015.1 para os alunos que ficaram remanescentes da última colação.

    Na reunião extraordinária do Consepe, os conselheiros também vão apreciar a proposta de normalização do calendário acadêmico dos períodos 2015.2, 2016.1 e 2016/2. De acordo com a proposta da PROGRAD, o semestre 2015.2 deve ter início no dia 25 de janeiro e se estender até o mês de maio. Por sua vez, o semestre 2061.1 deve começar no final de maio e seguir até outubro, quando começará o semestre letivo 2016/2.

    A previsão do professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação, é que todo o calendário só seja normalizado em 2018, uma vez que é preciso haver um período de 15 a 20 dias entre um semestre e outro para preenchimento de vagas e processos seletivos como reingresso e transferências voluntárias, além das matrículas. O pró-reitor garantiu que a nova proposta obedece os 100 dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

    “Desta forma, não haverá prejuízos de conteúdo para os alunos, porque a Universidade não vai compactar semestres. Vamos realizar integralmente, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, com o semestre cumprindo 100 dias no mínimo”, destacou. Conforme Eli Brandão, a Administração Central está empenhada no sentido de garantir que os alunos não sejam prejudicados, mesmo com o calendário alterado.

    A mudança forçada no calendário acadêmico da UEPB, inevitavelmente provocará mudanças no calendário administrativo. Nesse sentido, o reitor Rangel Junior vai convocar na próxima semana o Conselho Universitário (Consuni) para apresentação e deliberação sobre a proposta do novo calendário administrativo.

    sexta-feira, 20 de novembro de 2015

    Dia de comemoração a Consciência Negra é instituído em Santa Cruz do Capibaribe

    Fonte: Gerência de Comunicação
    No dia em que o país faz referência a história do movimento negro e presta homenagem àqueles que lutaram pelos direitos da comunidade, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), institui por meio do Decreto 054/2015, o dia de comemoração a Consciência Negra (20/11) no município.

    Além de valorizar a História da população negra e inestimável contribuição sociocultural do Quilombo dos Palmares, o decreto visa erradicar qualquer forma de discriminação à raça, cor, etnia, religião, entre outros. “Nosso município, assim como o país, devem à comunidade negra, parte de sua riqueza e diversidade cultural,” destacou o prefeito.

    Segundo o decreto, o dia será também dedicado aos Negros do Alto, pela contribuição no desenvolvimento artístico, cultural e esportivo da Capital da Confecção. “A partir deste decreto, nosso município inicia um resgate da História dos Negros do Alto e consolida seu compromisso em lutar por políticas públicas que garantam a legitimidade da luta afrodescendente”, frisou a secretária de Articulação Institucional e professora de História, Jéssyca Calvacante.

    CONTEXTO HISTÓRICO

    Foi no dia 20 de novembro de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. A liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra.

    Por: Antonio Andrade
    Imagem: Assessoria de Comunicação

    quarta-feira, 18 de novembro de 2015

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe anuncia pacote de obras estipulado em R$ 4 milhões

    Na manhã desta quarta-feira (18), a edição do programa Prefeitura nos Bairros trouxe além dos serviços e atendimentos de saúde e cidadania à população do Dona Lica, o anúncio de um pacote de obras em pavimentação, construção de quadras e praça, aquisição de caçambas e retroescavadeira, estipulado em aproximadamente 4 milhões de reais.

    Durante o evento, o prefeito Edson Vieira (PSDB) ressaltou que ações de infraestrutura estão acontecendo simultaneamente no município. “Não poderemos esperar a crise passar para aplicar o dinheiro azul, branco e verde em prol da população. Estejam certos de que não paramos de buscar recursos para que a cidade continue avançando,” declarou o prefeito.

    De acordo com o pacote de obras, seis bairros serão beneficiados com pavimentação, incluindo ruas emblemáticas. “A partir da próxima semana iremos iniciar os serviços de pavimentação e a finalização da quadra poliesportiva da Escola Senador. Assim como, o reinício dos trabalhos nas ruas Manoel Monteiro e Maria Santina e o início da Maria Lira”, pontuou o secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião.

    O secretário de Educação, Joselito Pedro, adiantou outras obras que serão realizadas fora do anúncio deste pacote. “Junto com o prefeito Edson Vieira, estamos trabalhando para que as creches dos bairros Acauã e Dona Lica saiam do papel e beneficiem centenas de famílias,” contou o secretário.

    Com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), no valor de R$ 1,5 milhão, serão pavimentadas diversas ruas nos bairros Dona Lica e São Jorge.

    Com recursos federais serão adquiridos quatro caminhões caçamba e uma retroescavadeira, orçados em cerca de R$ 1 milhão. Também vão ser construídas duas quadras poliesportivas nas escolas municipais dos bairros do Dona Lica e Santo Agostinho, com investimento de cerca de R$ 300 mil. Será finalizada a pavimentação da Rua Manoel Monteiro da Paixão, com recursos da mesma origem no valor estimado de R$ 300 mil.

    Já com recursos municipais, no valor aproximado de R$ 700 mil, serão pavimentadas vias nos bairros Oscarzão, Palestina, Bela Vista, Rio Verde, Nova Santa Cruz e São Jorge, com destaque para as ruas Severino Balbino Bezerra (Rua da AADESC) e conclusão da Maria Santina (rua da Rádio Vale). O dinheiro azul, branco e verde também será utilizado para a construção da Praça dos Paraibanos, estipulada em R$ 40 mil, e para o asfaltamento da Rua Maria Lira de Moraes, estimado em R$ 150 mil.

    Por: Antonio Andrade

    terça-feira, 17 de novembro de 2015

    Prefeitura nos Bairros chega ao Dona Lica nesta quarta-feira com anúncio de obras‏



    Com o objetivo de atender as demandas em cada bairro, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, realizará na próxima quarta-feira (18), mais uma edição do Programa Prefeitura nos Bairros. A ação acontecerá na escola municipal Senador José Ronaldo Aragão, situada na rua Davi Ferreira de Araújo, 281, a partir das 8h, no bairro Dona Lica.

    Entre os serviços oferecidos, estão atendimento médico e odontológico, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento aos beneficiados do Bolsa Família, corte de cabelo e aplicação de vacinas na UBS do bairro. O cidadão poderá ainda agendar a emissão de Identidade e Carteira de Trabalho. Também acontecerão apresentações com as crianças e adolescentes, assistidos pelo núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

    Na ocasião, o prefeito Edson Vieira assinará a ordem de serviço de pavimentação de ruas e a conclusão da quadra local. “Além dos serviços, atendimentos médicos e atividades socioeducativas oferecidas pelo programa, iremos informar a população local, quais as ruas serão contempladas com os trabalhos de pavimentação e a finalização da quadra esportiva da escola,” planeja o prefeito.

    Segundo a secretária de Articulação Institucional, Jessyca Cavalcanti, para que o programa mantenha os altos índices de atendimento, é necessário que a população participe ativamente dos serviços oferecidos. “Será uma oportunidade da população local, resolver questões cotidianas com o poder público de forma rápida e acessível, nem precisar se deslocar de seu bairro”, declarou a secretária.

    A população poderá ainda sugerir melhorias no bairro, através de uma caixa de sugestões e críticas implantada na escola municipal do Dona Lica. Após a realização do evento, as reivindicações serão encaminhadas para as respectivas secretárias.

    Por: Antonio Andrade
    Arte: Flávio Amorim

    quarta-feira, 11 de novembro de 2015

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança Plano de Ação de Defesa Social

    Focado na melhoria das condições na área de segurança pública, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, anunciou na manhã desta quarta-feira (11), o Plano de Ação de Defesa Social do município. Na ocasião foi apresentando o novo secretário de Defesa Social, Major Sena e o secretário executivo, sargento Junior.

    Entre as medidas adotadas estão o desmembramento das secretarias de Defesa Social e Mobilidade Urbana, a criação do Gabinete de Gestão Integrada do município (GGI-M), a contratação de mais 30 homens para a Guarda Civil e de 10 novos Agentes de Trânsito, o reforço da Rocam nas guardas da Romut do Moda Center e Calçadão Miguel Arraes de Alencar, a instalação de mais seis câmeras na Central de Monitoramento e a ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelos conselhos municipais de Paz e Antidrogas.

    Para o prefeito Edson Vieira, o governo deve caminhar ao lado do povo e atento às suas necessidades. “Somos um governo de não tem medo de tomar atitudes e estamos mostrando o quanto somos sintonizados com os anseios da população. Embora a segurança pública não seja uma atribuição da esfera municipal, nós estamos a todo momento buscando formas de melhorar este serviço. Aproveito a oportunidade para a agradecer ao Fábio Aragão e ao Coronel Donizete Rodrigues pelo trabalho desenvolvido na pasta. Assim como, ao Estado pela liberação do Major Sena,” pontuou o prefeito. Com a separação das secretárias, Fábio Aragão se dedicara exclusivamente a secretária de Mobilidade Urbana.

    Com mais de 12 anos de atuação do município, o Major Sena assumi a secretária de Defesa Social com a missão de integrar os três poderes e a sociedade civil organizada na prevenção, controle e repreensão da criminalidade. “O homem sozinho jamais conseguirá realizar qualquer mudança. Mas quando ele está acompanhado de pessoas que visam os mesmos objetivos, ele promove inúmeras mudanças. Então, convoco a todos os munícipes, a nos ajudar nessa árdua tarefa de devolver o sentimento de tranquilidade e de paz a nossa terra”, ressaltou o secretário e Major Sena.

    De acordo com o Decreto N° 053/2015, o Gabinete de Gestão Integrada do município, será constituído por representantes dos seguintes órgãos e entidades: Gabinete do Prefeito, secretária de Ação Social e de Educação, Polícia Civil e Militar, Ministério Público, Poder Legislativo e Judiciário. Ainda segundo o decreto, a criação do GGI-M, obedece as orientações do Programa Nacional de Segurança Pública – PRONASCI. "Vou estar ao lado da Guarda Municipal, trabalhando para que as determinações do secretário Major Sena e do Gabinete de Gestão Integrada alcancem os seus objetivos", declarou o secretário executivo de Defesa Social, sargento Júnior (mais conhecido como Junior da ROCAM).

    Além de vereadores e secretários do governo, participaram da coletiva o promotor de Justiça Criminal, Iron Miranda, o delegado regional, Dr. Júlio Porto, o Comandante do 24° Batalhão, coronel Reinaldo Mesquita, o Comissário de Polícia, Cláudio Mesquita, o presidente da Câmara de Vereadores, Afrânio Marques, o presidente da ASCONT, Paulo Nascimento e os supervisores de segurança do Moda Center, Gilson de Lima e Luciano Narcíseo.

    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu

    terça-feira, 10 de novembro de 2015

    Prefeito Edson Vieira participa de Ato Público da AMUPE


    A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) realizou na última segunda-feira (09), um ato público na Assembleia Legislativa do Estado, para cobrar do Governo Federal soluções urgentes e eficazes para conter a crise nos municípios. Além das mais de 100 prefeituras, participaram do ato vereadores e secretários municipais.

    Segundo o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), existem municípios do Nordeste, onde há dependência quase total do FPM (Fundo de Participação Municipal), principal mecanismo de repasse de verbas federais para os municípios brasileiros e a mais importante fonte de renda para a maioria das prefeituras.

    “Os municípios pernambucanos deixaram de ganhar mais de R$ 6 bilhões em decorrência das desonerações na arrecadação originária do FPM como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), por exemplo, e em consequência a baixa do Imposto de Renda, outro componente do FPM,” disse o presidente. A economia pernambucana apresentou uma queda de seu PIB na ordem de 1,1% no primeiro semestre deste ano.

    O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), falou na plenária da ALEPE representando os prefeitos do Agreste. “Esta foi mais uma movimentação, um grito de alerta dos municípios mediante as dificuldades que estamos enfrentando. Infelizmente, hoje recebemos a informação de que o Governo Federal cortou 19% do FPM de novembro, sem maiores explicações. Estou fazendo as contas e buscando novas formas de honrar com os compromissos do município, disse o prefeito.

    Depois do ato na Assembleia, os prefeitos foram ao encontro do Governador Paulo Câmara, no Palácio das Princesas, tratar entre outros assuntos, da liberação da segunda parcela do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Na tarde do mesmo dia, o Governo do Estado anunciou a liberação de 30 milhões para as 102 cidades beneficiadas pelo programa.

    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Assessoria de Comunicação

    Primeira Expogana é realizada em Santa Cruz do Capibaribe


    Entre os dias 07, 08 e 09 de novembro, a Associação dos Agricultores da Magana, realizou a primeira exposição de Caprinocultura da localidade. Intitulado “Expogana”, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e apresentou as experiências dos produtores rurais de Magana, Porteiras e Cacimba de Baixo.

    Para o prefeito Edson Vieira, a primeira edição da Expogana marca o início de mais uma parceria bem-sucedida entre o Poder Público e os produtores rurais da Terra das Confecções. “O nosso governo está sempre aberto para acolher as iniciativas do produtor rural. Em tempos de escassez de chuvas, é motivador ver o empenho e o excelente trabalho desenvolvido pelo homem do campo”, declarou o prefeito ao visitar a exposição.

    Ordenhas, exposição de animais, palestras, torneio, leilão e forró foram algumas das atividades desenvolvidas na exposição. “Toda a nossa programação foi baseada e produzida pelos expositores. Uma oportunidade de mostrar aos visitantes e apreciadores da caprinocultura, as experiências de produtores simples, mas com um grande potencial agropecuário”, ressaltou o presidente da Associação de Agricultores da Magana, Israel Moura.

    Segundo informações da Comissão Organizadora da Expogana, nos dois dias de ordenha, mais de 200 litros de leite foram produzidos pelas 31 cabras em exposição. No domingo (08), último dia da exposição, os animais passaram pelo Julgamento dos Reprodutores, onde a população local e técnico, discutiram os acertos e melhorias na condução do rebanho. A cabra foi o primeiro animal a produzir alimentos (leite e carne) domesticado pelo Homem, há cerca de 7.000 anos, servindo também para produzir couro, pelo e esterco.

    Por: Antonio Andrade
    Foto: Jefferson Lulu

    segunda-feira, 9 de novembro de 2015

    Unidades de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe prestam atendimento a pacientes de outros municípios


    Dengue, Chikungunya ou Zica são algumas das causas que levaram milhares de pessoas de Santa Cruz do Capibaribe e de outros municípios a procurarem as principais unidades de saúde da Capital das Confecções neste final de semana e feriado de Finados.

    Segundo dados da Secretária de Saúde, entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão (HMRFA) acolheu 1.934 usuários com sintomas de virose. Desse total, 476 eram de outros municípios.

    Situação semelhante aconteceu no Hospital Materno Infantil Sílvio Romero Gonçalves Monteiro, dos 479 atendimentos prestados pela unidade, 166 foram realizados com usuários de outros municípios. Já com relação as 79 gestantes atendidas pelo Materno, 35 eram de municípios vizinhos.

    A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, orientou a todos os profissionais de saúde do município que atendesse a todos os usuários, independentemente de seu município de origem. “Jamais deixaremos de atender aos irmãos vindos de outros municípios, embora o Hospital Municipal seja de pequeno porte, estamos trabalhando para atender todos aqueles que precisam de auxílio médico,” declarou o prefeito Edson Vieira.

    Entre os motivos apontados para o aumento no número de virose, está a falta de larvicida, substancia utilizada pelos agentes de endemia. “Faz alguns meses que a região não recebe essa substância do Ministério da Saúde. Então, é indispensável que toda a população se una em combate ao mosquito e evite a proliferação da virose”, frisou o secretário.

    Como o mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue é o mesmo que causa as outras viroses, o médico Thiago Costa orienta a população a tomar alguns cuidados. “A melhor forma de se evitar essas viroses é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Mas uma vez, diagnostica com a virose, recomendamos que esse paciente recorra a unidade de saúde mais próxima. Junto com a prescrição médica, que varia em cada caso, aconselhamos manter o repouso e ingerir bastante líquido”, orientou o médico.
    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu

    domingo, 1 de novembro de 2015

    Louvor e adoração na 4° edição do Louva Santa Cruz


    A 4ª edição do Louva Santa Cruz levou centenas de fiéis no último sábado (31) à Avenida 29 de Dezembro para expressar a sua fé. Promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, o evento contou com a presença de cantores e bandas evangélicas do município, além da cantora Shirley Carvalhaes.

    Instituído pela Lei n° 2.161/2013, o Louva Santa Cruz é realizado anualmente pelo Governo Municipal em parceria com as denominações religiosas. “Quero agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram a realizar esta festa para o povo de Deus. Peço que em suas orações, apresentem a nossa cidade, pois não é fácil administrar um município com o porte de Santa Cruz do Capibaribe em tempos de redução de recursos”, declarou o prefeito ao público presente no evento.

    Passaram pelo palco do Louva Santa Cruz, Romanos 13, Rivonaldo e Banda, Quarteto Adventista, Jeysiel e Banda, além de lideranças religiosas. “Parabenizo ao prefeito Edson Vieira e a toda a sua equipe pelo discernimento de proporcionar ao povo de Deus, momentos de louvor e fé em praça pública”, frisou o pastor da Igreja Beth-Shalon, Marcos Antônio.

    A cada edição, o Louva Santa Cruz conquista novos admiradores e abre espaço para o diálogo entre os membros de várias igrejas. “Não sou evangélica, mas todos os anos acompanho o Louva Santa Cruz, pois a Palavra de Deus não está restrita a esta ou aquela religião, ela está disponível indistintamente para todos”, frisou a professora Inês Medeiros. Já para o morador do Bela Vista, Janes Jefferson, o evento religioso pode transformar vidas.  “Essa iniciativa da prefeitura alcança várias gerações e possibilita que novas pessoas sejam conduzidas a Cristo,” declarou.

    A Interreligiosidade proposta pelo governo ao apoiar eventos de igrejas locais foi aprovada pelos cristãos evangélicos da Capital da Confecção. “Passamos muito tempo sem um espaço que nos representa-se diante da sociedade. Hoje, agradecemos ao governo por este evento e torcemos para que projetos como este aconteçam mais vezes,” ressaltou o morador do bairro São Miguel, Erik Moura.

    O Louva Santa Cruz buscar reconhecer a contribuição social que as igrejas evangélicas locais tem dado a população, no tocante a assistência as famílias, orientação aos jovens e atenção as crianças. “Está é um momento raro em nosso município, onde a juventude evangélica pode louvar a Deus, encontrar membros de outras denominações e expressar a sua fé com total liberdade”, declarou o jovem estudante Joab Manoel. Neste ano, a temática do evento foi a obediência aos Mandamentos de Deus.
    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu