segunda-feira, 27 de junho de 2016

    São João da Moda desenvolve maior planejamento operacional de segurança

    Câmeras de segurança, revista com detectores de metal, viaturas e cerca de 150 homens por noite, são alguns dos aspectos de segurança disponibilizados para o São João da Moda 2016. A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Defesa Social, desenvolveu o maior planejamento operacional de segurança para uma festividade junina. As ações acontecem simultaneamente na Avenida 29 de Dezembro, nas principais vias de acesso ao evento e até domingo (26) nenhuma ocorrência grave foi registrada.

    A estrutura de segurança comporta ainda o Centro Integrado de Monitoramento e Operação, onde as imagens das oito câmeras instaladas dentro do evento são acompanhadas em tempo real pelos agentes da CIMOP. “Em virtude do momento econômico que estamos vivenciando, tivemos que reajustar os valores destinados à realização do São João da Moda 2016, mas a segurança foi uma das raras questões em que aumentamos os investimentos. Desta forma, contratamos mais seguranças e alugamos equipamentos de monitoramento,” frisou o prefeito Edson Vieira.

    O planejamento operacional de segurança conta ainda com o apoio da Polícia Militar, do Grupo de Ações Táticas do Interior (GATI) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas da PM (ROCAM) no policiamento preventivo. “Disponibilizamos para o evento, 35 Policiais Militares, 20 Guardas Civis Municipais e mais de 70 seguranças privados dentro do eixo do evento; além de três motocicletas, uma viatura do GATI e ROCAM para atuarem nas intermediações da Avenida. Toda essa infraestrutura tem contribuído para que as festividades aconteçam com tranquilidade e paz”, destacou o secretário de Defesa Social, Major Sena.

    Um Posto de Comando da PM foi implantado dentro da Escola Municipal Ivone Gonçalves Araújo para atender as ocorrências policiais e dar suporte as equipes implantadas nos tablados e plataformas de monitoramento ao longo da Avenida. Segundo o Major Sena, até o domingo (26), apenas atritos verbais foram registrados, sem a necessidade de encaminhamento dos envolvidos para a Delegacia local. As pessoas envolvidas em tais atritos prestam esclarecimento e permanecem no Posto até o fim dos shows.

    As equipes de segurança permanecem nas dependência do evento até o esvaziamento completo do público e ações de blitz são realizadas em pontos distintos diariamente após o termino das apresentações no Palco da Moda. “Orientamos o público a sair da Avenida em grupo e sem pressa, pois o esquema de segurança permanece operando até que haja o esvaziamento total,” orienta o secretário executivo de Defesa Social, Sargento Junior da ROCAM. Além das oito câmeras instaladas dentro do evento, o planejamento operacional dispõe ainda de seis câmeras fixas e de alta resolução implantadas na cidade.

    No último domingo, segundo estimativas da Gerência de Eventos, mais de 20 mil forrozeiros passaram pelo Palco da Moda, onde Farra das Amigas, Gleydson e Henricky, Santa Dose e Cavaleiros do Forró cantaram seus principais sucessos. No Polo Arraial do Povão, a noite foi dedicada aos melhores violeiros da região. Já no Polo Multicultural, as apresentações iniciaram por volta das 16h com Ministérios de Música da Igreja Católica e a noite o espaço recebeu diversos ritmos de forró.

    O São João da Moda continua na nesta terça-feira (28) com Bidinga do Acordeom, Forró do Firma e a revelação musical do momento, Marília Mendonça, no Palco na Moda.

    APLICATIVO SÃO JOÃO DA MODA

    Baixe o aplicativo do São João da Moda 2016 e tenha toda a programação dos três polos na palma da mão, além de informações sobre os atrativos da Capital da Confecção e as melhores imagens do evento. Celulares Android na App Store e IOS pelo link: applink.com.br/saojoaodamoda

    Gabriel Diniz, Paula Mattos e equipe de Saúde da UPA 24h falam ao "É Notícia no Rádio"

    Em clima junino, o programa “É Noticia no Rádio” deste sábado (25) destacou a dinâmica de atendimento da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santa Cruz do Capibaribe e o bate papo com as atrações musicais do São João da Moda 2016, Gabriel Diniz e Paula Mattos.

    A Portaria 2048 do Ministério da Saúde propõe a implantação nas unidades de atendimento de urgências o acolhimento e a “triagem classificatória de risco”. De acordo com esta Portaria, este processo “deve ser realizado por profissional de saúde, de nível superior, mediante treinamento  específico  e  utilização  de  protocolos pré-estabelecidos  e  tem  por  objetivo  avaliar  o  grau  de  urgência  das  queixas  dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento”.

    A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Naiany Arruda, explicou um pouco dessa nova dinâmica de atendimento.



    O Acolhimento com Classificação de Risco – possibilita a ampliação da resolutividade  ao  incorporar critérios  de avaliação de riscos, que levam em conta toda a complexidade dos fenômenos saúde/doença, o grau de sofrimento dos usuários e seus familiares, a priorização da atenção no  tempo, diminuindo o número de mortes evitáveis, sequelas e internações.

    A enfermeira palestrante da UPA 24h de Caruaru, Danielle Simões, ressaltou que a Classificação de Risco deve ser um instrumento para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, gerando um atendimento resolutivo e humanizado.

      
    O fato de haver indivíduos que “passam na frente” pode gerar questionamentos por aqueles que sentem-se prejudicados, no entanto isso pode ser minimizado com divulgação ampla aos usuários na sala de espera do processo utilizado. Àqueles que ainda resistem, o processo de escuta deve ser exercitado utilizando-se a própria tecnologia para tanto.

    A 24 edição veiculou ainda o bate papo com o cantor Gabriel Diniz, vencedor do prêmio Danado de Bom da TV Jornal Caruaru e NE 10; e com a cantora e compositora Paula Mattos, atual revelação da música sertaneja. Agora conversamos rapidamente com a cantora e compositora Paula Mattos.



    Entre os assuntos de destaque da semana, o jornalístico pontuou a reta final do The Voice Student 2016; a cerimônia em homenagem aos 10 anos do Blog de Jamildo; a proposta de implantação do Centro de Reabilitação para pessoa com Microcefalia com município; a campanha de São João do Hemope apoiada pela Acic; a denúncia ao STF contra Eduardo da Fonte; a ausência de Pedrinho Pegação em show no São João da Moda, além das dicas de cinema.

    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog É Notícia, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Antonio Andrade

    sábado, 25 de junho de 2016

    Iniciativas sociais tem espaço garantido no São João da Moda 2016


    A cada edição o São João da Moda tem aumentado o investimento em políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência e ao enfretamento do Trabalho Infantil. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Cidadania e Inclusão social, faz com que crianças e deficientes tenham a garantia de direito assegurada. Nesta sexta-feira (25), cerca de 50 pessoas foram assistidas pelas iniciativas sociais implantadas no festejo junino.

    Devido a solicitação de entidades que compõem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF), o Camarote da Acessibilidade foi estruturado afastado do Palco da Moda, em comparação com edições anteriores. A medida busca acolher melhor o público autista, um dos responsáveis pelo pedido de mudança do espaço. “O Camarote tem como objetivo acolher as pessoas com deficiência que efetuaram o cadastro prévio para assistir aos shows. Para tanto, sempre que possível fazemos ajustes para atender melhor às necessidades do público alvo. Então pra nós, o melhor local para o Camarote será onde o deficiente sentir-se melhor,” explicou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira.

    Diariamente, interpretes e assistentes sociais prestam auxílio aos deficientes presentes no Camarote. Ao termino dos shows, é disponibilizado um transporte para levar o deficiente e o seu acompanhante em domicilio. “Além das vias de acesso e das placas de orientação implantadas pela atual gestão, estamos empenhados em oferecer um espaço que possibilite a interação e a socialização dos deficientes; preservando sempre o conforto e a comodidade dos usuários”, declarou o Presidente do COMDEF, Rene Atleta. O espaço criado em 2013, o espaço é oferecido ainda no Desfile Cívico e Tradicional Festa de Setembro.

    Além do Camarote, uma outra iniciativa ganha o apoio dos pais comerciantes autorizados para trabalhar no São João da Moda. Trata-se do espaço de Enfretamento ao Trabalho Infantil, onde as crianças de 6 a 14 anos, filhas de gasoleiros e vendedores ambulantes, desenvolvem atividades pedagógicas e recreativas enquanto seus pais trabalham. No intervalo dos shows, uma busca ativa é realizada pelo grupo composto por um assistente social, um conselheiro tutelar, um coordenador e um monitor, que percorrem a Avenida do Forro orientando os comerciantes sobre a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

    Quando há o flagrante de qualquer atividade de trabalho exercida pela criança, os pais são notificados e a criança é encaminhada para o espaço de apoio, permanecendo até o fim da programação do Palco da Moda. “Neste ano, tivemos a grata surpresa de ver alguns comerciantes trazendo os seus filhos para o espaço. Muitos agradecem a oportunidade de poder trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que seus filhos estão sendo bem tratados e resguardados da influência de terceiros,” pontuou o coordenador Rogério Vieira. Além das atividades, o espaço oferece lanche e colchonetes para descanso.

    Enquanto isso, no polo Arraial do Povão, Os Três Nortistas, Zuza de Mandaçaia, Forró Gostoso e Viciados do Forró animaram os forrozeiros mais tradicionais; já no Multicultural, Zero Grau abriu os trabalhos musicais da noite, seguido pelo “Show Mulher”, composto pelas apresentações de Paula Voices, Adga Moura, Poliana Syria e Laís Olinda. No Palco da Moda, Bruno Fagundes, Lucas Medeiros, Ítalo e Renno, antecederam a principal atração da terceira noite do São João da Moda, Paula Mattos.

    HOMENAGEM PÓSTUMA A LEONARDO MACÊDO

    Por um minuto, o São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe silenciou e prestou uma homenagem póstuma ao operador de som Leonardo Macêdo. Vítima de uma colisão na madrugada da última quinta-feira (24) na BR 130, Léo, como era popularmente conhecido, trabalhava para uma empresa terceirizada de sonoplastia no evento junino. Integrantes da Gerência de Eventos e da equipe técnica da festa subiram ao Palco da Moda para destacar as características, o profissionalismo e o comprometido do jovem, enquanto uma seleção de imagens era veiculada nos telões da Festa. O som dos aplausos eternizou no coração do público presente a face do filho, esposo e pai de família, Leonardo. 

    Iniciativas sociais no São João da Moda 2016 Por Antonio Andrade
    Fotos: Edson Arruda e Jefferson Lulu

    quinta-feira, 23 de junho de 2016

    Abertura do São João da Moda em Santa Cruz do Capibaribe é sucesso


    Na noite desta quarta-feira (22) aconteceu a abertura do São João da Moda 2016. A comemoração realizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Governo levou milhares de forrozeiros à avenida 29 de Dezembro, que neste período junino se transforma no local do forró. A cerimônia de abertura contou com apresentação dos grupos cultural Vozes da Seca e dos bacamarteiros, além de homenagens a Fogoió dos 8 Baixos e Toinho de Dulce (In memoriam).

    O prefeito Edson Vieira (PSDB), acompanhado de secretários, vereadores e do deputado Estadual Diogo Morais, agradeceu o empenho e dedicação dos colaboradores que realizam mais um São João da Moda. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas e as empresas parcerias envolvidas na realização do evento. Sei das dificuldades enfrentadas para se montar um festejo dessa grandeza, principalmente quando há uma redução de recursos destinados à realização do São João,” frisou o prefeito.

    Em seguida o público acompanhou o hasteamento da bandeira de São João e a apresentação da Quadrilha da Sulanca. Composta por 40 membros, o grupo junino trouxe como temática a fé, os sonhos e a superação do povo nordestino. “Fico muito feliz em vivenciar um momento de incentivo a cultura e confraternização entre o povo de nossa terra. As dificuldades existem, mas hoje tenho a certeza que Santa Cruz do Capibaribe vive um novo tempo,” declarou o deputado Diogo Moraes.

    Simultaneamente ao ato de abertura, acontecia nos polos Arraial do Povão e Multicultural apresentações de artistas locais. A banda de Pífano de Poço Fundo, Sinésio da Magana, Ivanildo do Forró e Batista do Acordeon fizeram os forrozeiros arrastar o pé. Enquanto isso, no Polo Multicultural a Orquestra Sanfônica de 8 Baixos, Decentes do Forró, Carlos Piaba, Bruno Santos e Galego Show diversificaram os ritmos musicais.

    No palco da Moda, as atrações musicais Garota Dengosa, Fábio Diniz e Gabriel Diniz fizeram a alegria da noite. A abertura do São João da Moda foi o momento escolhido para a entrega da 7° edição do Prêmio Danado de Bom, concedido pela TV Jornal Caruaru e NE10 à melhor música do São João 2016. Com a canção “Coração Teimoso,” o cantor Gabriel Diniz venceu a votação popular. “Fico muito feliz em receber esse prêmio, um reconhecimento pelo nosso trabalho; sem falar na satisfação de recebê-lo em Santa Cruz do Capibaribe, cidade acolhedora e ouvinte da nossa música”, disse o cantor.

    Segundo a organização do evento cerca de 25 mil pessoas participaram da abertura do São João da Moda. A festa para todos os gostos continua nesta quinta-feira (23), com Decentes do Forró, Marcelão Xerife, Savinho do Acordeon e Pedrinho Pegação, entre outras atrações.

    Abertura do São João da Moda 2016

    Por Antonio Andrade e Bruna Costa
    Fotos: Jefferson Lulu

    terça-feira, 21 de junho de 2016

    "É Notícia no Rádio" intensifica a campanha Mesário Voluntário Eleições 2016

    O clima frio que se abateu sobre a “Capital da Confecção” no último sábado (18), não conseguiu esfriar a repercussão de alguns assuntos discutidos na 23° edição do “É Notícia no Rádio”. A semana em que os dois grupos políticos anunciaram os nomes de seus respectivos pré-candidatos a vice-prefeito, o programa destacou a campanha Mesário Voluntário do TSE.

    A iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos, ampliando assim, o número de pessoas para atuarem nas eleições.  Para se inscrever é importante que os postulantes tenham idade superior ou igual a 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

    O mesário das eleições 2016 será responsável por ficar na Seção Eleitoral do início ao fim da votação, organizando os trabalhos, o mesário recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para que o eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. É responsabilidade também do mesário garantir o sigilo dos votos e a tranquilidade no local de votação.

    Todas as pessoas que trabalharem como mesário nas eleições 2016, além de contribuir para a cidadania do seu país, receberá o direito a dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, auxílio-alimentação para o dia da eleição, créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

    No último pleito, em 2014, 1,3 milhão dos 2,4 milhões de mesários que trabalharam eram voluntários. A participação é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Para exercer a função de mesário são chamados, preferencialmente, eleitores da própria seção, em situação regular com a Justiça Eleitoral e com formação em nível superior.

    As inscrições para mesário nas eleições 2016 é feita pela internet, através do site oficial do TRE PE (clic aqui). Ao preencher o formulário de inscrição, o eleitor deve ficar atento para que o cadastro não tenha nenhum equívoco de informação. Se preferir, o leitor poderá fazer a inscrição no próprio Cartório Eleitoral situado na Rua Maria Francisca da Silva, 39, bairro Santo Antônio. O horário de funcionamento é das 11h às 17h, de segunda a quinta-feira; e das 9h às 15h na sexta-feira.

    O “É Notícia no Rádio” enfatizou ainda a ação para o Dia dos Namorados da Rua da Moda; a vitória do São Matheus no Campeonato de Futebol dos Sítios 2016; a abertura das inscrições para o Camarote da Acessibilidade no São João da Moda 2016; a palestra desenvolvida pela Fiepe sobre prevenção de problemas ambientais; a autorização pra construção da adutora do Pirangi pelo Governador Paulo Câmara; o acrescimento acelerado do preço do feijão, além das dicas de cinema.

    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog É Notícia, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Antonio Andrade

    sexta-feira, 17 de junho de 2016

    Confira o Bom Dia Santa Cruz

    O Bom Dia Santa Cruz desta sexta-feira (17) destacou a implantação da Sala de Leitura na Escola Intermediaria Professora Maria José no distrito de Poço Fundo; a entrega de certificados de produtores do “Doce Caseiro Poço Fundo” às famílias doceiras mais antigas do distrito; a Capacitação de Acolhimento e Classificação de riscos, voltada para os enfermeiros e assistentes sociais que atuarão na UPA 24h e as comemorações juninas em Poço Fundo.

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe propõe implantação do Centro de Reabilitação para pessoa com Microcefalia

    Com o objetivo de atender a demanda dos pacientes de microcefalia de Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está trabalhando para se adequar às exigências do Ministério da Saúde no que se refere à infraestrutura do AME Infantil. Na última quinta-feira (16), uma equipe da Coordenação de Atenção à Saúde de Pessoas com Deficiência do Governo do Estado visitou a unidade para analisar a proposta de implantação do Centro de Reabilitação (CR) para pessoa com deficiência.

    O município obteve uma sinalização favorável à implantação do Centro durante a realização de uma análise prévia no início de junho, mas precisava de uma análise técnica da estrutura. “A partir das orientações dadas pela equipe de Saúde do Estado, a secretaria local irá apresentar um projeto à Comissão Intergestora Regional (CIR), onde os municípios integrantes da 9ª microrregião de Saúde irão discutir a aprovação e consequentemente o co-financiamento do Centro de Reabilitação junto ao município de Santa Cruz do Capibaribe,” explicou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

    Segundo dados da Secretaria de Saúde, o município apresenta quatro casos comprovados de Microcefalia. No entanto, presta atendimento aos usuários de outros municípios, vindos de forma espontânea às unidades de tratamento especializado. “Atualmente temos arcado com toda a demanda de usuários dos municípios circunvizinhos, sem receber qualquer recurso financeiro por parte dos mesmos. Com a aprovação do projeto, iremos oferecer um serviço público de reabilitação adequado a demanda das sete cidades que compõem a microrregional em saúde,” pontuou o secretário.

    A intenção da Capital da Confecção é tornar-se referência microrregional no atendimento de Microcefalia, através do acompanhamento físico e intelectual das crianças diagnosticas com a malformação do sistema nervoso central, decorrentes da variação genética ou do Zika Vírus. “O AME apresenta as condições necessárias para receber o Centro, no entanto, terá que passar por algumas adequações estruturais, adquirir outros equipamentos de reabilitação e profissionais de saúde habilitados para o atendimento do público alvo,” declarou a coordenadora de políticas da pessoa com deficiência da Secretaria Estadual de Saúde, Arabela Morais.

    Entre as atividades do Centro de Reabilitação, está o estímulo precoce da visão, audição, linguagem e desenvolvimento motor. Atualmente, o AME Infantil dispõe das seguintes especialidades: Pediatria, Neuropediatria, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Teste de Pezinho e da Linguinha, Centro de Vacinação e primeiro atendimento ao recém-nascido. Desde a implantação, em 2014, já foram realizados aproximadamente 48 mil atendimentos.























    Por Antonio Andrade
    Fotos: Edson Arruda

    quinta-feira, 16 de junho de 2016

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe inicia os últimos preparativos para implantação da UPA 24h

    Várias ações tem acontecido simultaneamente para a implantação da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santa Cruz do Capibaribe. Nos dias 14 e 15 de junho, a Prefeitura Municipal, através da Secretária de Saúde, promoveu uma Capacitação de Acolhimento e Classificação de Risco, voltada para enfermeiros e assistentes sociais que atuarão na UPA, prevista para ser entregue à população em julho.

    Classificada como unidade intermediária de atenção na rede de urgência e emergência, a UPA irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poderá resolver grande parte das urgências e emergências dos munícipes santa-cruzenses. “Estamos há poucos dias de concretizar mais um sonho, para tanto, estamos trabalhando na capacitação dos profissionais de saúde, na viabilização dos equipamentos e dando os últimos ajustes na estrutura física da unidade. Medidas para que a população de Santa Cruz do Capibaribe tenha um serviço de saúde pública condizente com as suas necessidades,” pontuou o prefeito Edson Vieira.

    A unidade implantada na Capital da Confecção será de segundo porte, conforme classificação do Ministério da Saúde, com abrangência de atendimento de 100 mil a 200 mil habitantes. “Tendo em vista que a UPA tem uma dinâmica de atendimento diferenciada de outras unidades de saúde, na qual os usuários serão atendidos de acordo com a gravidade do caso e não pela ordem de chegada, trouxemos uma equipe de profissionais experientes e atuantes em unidades de segundo porte como a nossa, para capacitar a equipe de acolhimento e classificação de risco,” explicou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

    Segundo a enfermeira e palestrante, Danielle Simões, a Classificação de Risco tem o objetivo de humanizar o atendimento e diagnosticar as necessidades dos usuários de forma precisa e comprometida com a preservação da vida. “Os mais de 30 profissionais instruídos nesta capacitação terão a missão de acolher e classificar os pacientes de acordo com o diagnostico prévio da escuta qualificada. A medida evitará, entre outras coisas, que o pacientes tenha o seu estado de saúde agravado, enquanto espera o atendimento”, ressaltou a enfermeira.

    Nas próximas semanas, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do município dará continuidade ao processo de capacitação do quadro de profissionais da UPA com maqueiros, porteiros, copeiros, serviços gerais, entre outros. “Toda a equipe de saúde da UPA passará por um processo de capacitação, aprendizado e conscientização dessa nova modalidade de acolhimento, encaminhamento e tratamento de patologia,” pontuou a coordenadora do NEP, Naiany Arruda.

    De acordo com o Sistema Única de Saúde (SUS) as localidades que dispõem de uma UPA, mais de 90% dos casos são solucionados na própria unidade. Uma vez que quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam ainda se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h. Em Santa Cruz do Capibaribe, a unidade será implantada as margens da PE 160, na saída para Poço Fundo.

    Por Antonio Andrade
    Fotos: Edson Arruda

    quarta-feira, 15 de junho de 2016

    Prefeitura Municipal entrega de Sala de Leitura e Certificados de Qualidade à produtores de doce em Poço Fundo

    A noite da última terça-feira (14) foi de grandes realizações para a população do distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe. A Prefeitura Municipal, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, entregou a nova Sala de Leitura da Escola Municipal Maria José e quatro certificados de produtores de Doce Caseiro Poço Fundo as famílias doceiras mais antigas da localidade.

    A sala de Leitura Severina Barbosa da Silva Siqueira – Dona Sinina (em memória) e o reconhecimento gastronômico e cultural do “Doce Caseiro Poço Fundo” visam aprimorar o conhecimento intelectual da classe estudantil e oferecer novas oportunidades de mercado para o doce, respectivamente. “A implantação da Sala de Leitura, homenageando Dona Sinina, e o reconhecimento público da qualidade do Doce refletem o quanto esta terra é celeiro de pessoas comprometidas, por meio do seu trabalho, com o desenvolvimento educacional e econômico de nosso distrito,” pontuou o prefeito Edson Vieira.

    Segundo a Secretaria de Educação, Claudenice Dias, mais de 500 alunos da rede municipal de ensino serão contemplados com a implantação dessa nova Sala de Leitura. “Hoje a leitura e a compreensão de textos tem sido a principal metodologia utilizada pelo ENEM, concursos públicos e processos seletivos para ingresso no aluno na instituição. Então, diante deste novo quadro, optamos por ampliar a biblioteca e implantar esse espaço de leitura direcionado aos alunos da zona rural. Sem falar, na satisfação de poder homenagear a ex-diretora desta escola, Dona Sinina, professora dedicada e comprometida com a educação dos alunos de Poço Fundo”, declarou a secretária.

    Produzido e comercializado informalmente desde 1930 por algumas famílias do distrito, os doces caseiros de Poço Fundo, tornaram-se agora uma marca comercial como identidade visual, certificado de qualidade e site (www.docepocofundo.com.br). “A partir da concessão destes cerificados e do lançamento do site, nos voltamos para as novas oportunidades de negócios e crescimento econômico para as quatro famílias produtoras de doce há quase um século. Uma cultura que ultrapassa gerações e se mantem como a principal fonte de renda dos doceiros,” ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Bezerra.

    Durante o ato público foram entregues os certificados aos produtores de doce Rubens Wanderley, Maria Helena, Maria Assunção e Geneilza Lima. O projeto de resgate da história e incentivo aos produtores de doce caseiro de Poço Fundo estrutura seus objetivos na valorização e preservação da cultura do doce, da própria história das pessoas e do lugar, valorização do produto e do produtor no mercado e promoção da cultura empreendedora e criação de oportunidades e possibilidades de negócios.

    Na ocasião foi assinado ainda o Projeto de Lei que declara o Doce Caseiro de Poço Fundo Patrimônio Cultural e Imaterial Gastronômico santa-cruzense. Participaram do ato os vereadores Afrânio Marques, Dida de Nan, Klemerson Ferreira, Zé Minhoca, Ronaldo Pacas e Zé Elias, o Subprefeito Val Alves e familiares da professora Severina Barbosa.

    Confira outras imagens no link abaixo:

    terça-feira, 14 de junho de 2016

    Intérprete de Luiz Gonzaga, Adélio Lima, concede entrevista exclusiva ao “É Notícia no Rádio”

    Fotos: Gerencia de Comunicação / Jefferson Lulu

    Conhecido nacionalmente por interpretar o Rei do Baião no filme “Gonzaga – de pai para filho”, o ator e cantor pernambucano Adélio Lima, foi a grande surpresa no lançamento da programação do São João Moda 2016. O “É Notícia no Rádio” aproveitou a visita de Chambinho do Acordeon, como é popularmente conhecido, para um rápido bate papo. A entrevista exclusiva foi ao ar durante a edição deste sábado (11), que destacou ainda a programação do São João da Moda, a 13ª Trilha dos Namorados e o show da equipe Força & Ação.

    Nascido em Caruaru, Adélio Lima de Andrade, 44 anos, é casado com Silvaneide Gomes de Andrade, com quem teve três filhas. Começou a trabalhar aos 12 anos de idade ajudando o tio na Oficina Tabosa, como ajudante de mecânico. Já aos 17 anos, iniciou suas atividades cênicas no TEA – Teatro Experimental de Artes de Caruaru, com Argemiro Pascoal, participando da peça Boi de Vitalino, histórias do país de Caruaru.

    Ao atingir a maioridade, trabalhou colocando asfalto por uma empreiteira. Depois ingressou na Farmácia Central do Hospital Regional e a partir de 2005 passa a ser funcionário da Prefeitura Municipal de Caruaru na Fundação de Cultura e Turismo, iniciando como Auxiliar de Serviços Gerais, época em que concluiu o Ensino Médio, e passando depois pelas funções de recepcionista, ações culturais e atualmente agente cultural.

    Desde 2005 participar do São João de Caruaru caracterizado de diversos personagens, como: Dr. Raiz, Cacho de Coco, Mestre Vitalino e Jagunço Januário. Ganhou projeção nacional ao interpretar na fase adulta, Luiz Gonzaga, no longa-metragem Gonzaga - De Pai para Filho (2013), produzido pela Conspiração Filmes em parceria com a Globo Filmes. Contratado atualmente pela Rede Globo, participou da novela Joia Rara e da minissérie Amorteamo. Confira a seguir um trecho da entrevista com Adélio Lima.

    A 22° edição do “É Noticia no Rádio” repercutiu ainda as declarações de Zé Cueca sobre a sua possível indicação ao cargo de vice-prefeito na chapa de Fernando Aragão; a aprovação do Dia do Blogueiro pela Assembleia Legislativa de Pernambuco; a prorrogação no prazo para pagamento de IPTU com 20% de desconto; o pedido de Tony Gel para a volta da Operação Paz nas Estradas; a iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em buscar parceria com o Sebrae para fortalecer confeccionistas do Calçadão Miguel Arraes de Alencar; a disponibilização de Helinho Aragão para o cargo de vice de Fernando Aragão, o lançamento da Cabo Otavio Aragão, como a Rua da Moda; além das dicas de cinema para o final de semana dos Namorados.

    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog É Notícia, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    sexta-feira, 10 de junho de 2016

    Santa Cruz do Capibaribe recebe show da equipe de motociclistas Força & Ação

    A Avenida 29 de Dezembro, no centro de Santa Cruz do Capibaribe, ficou pequena para as manobras radicais da equipe Força & Ação. Na noite da última quinta-feira (10), os quatro pilotos apaixonados por motocicletas deram um show sob duas rodas, mas houve momentos, em que apenas uma roda foi o suficiente para encantar as centenas de pessoas que acompanharam atentamente a apresentação.

    Cerca de 50 manobras, explosões cinematográficas, moto lança-chamas, efeitos especiais e pirotécnicos foram algumas das ações apresentadas pelos integrantes Fábio Rolim (piloto e líder da equipe), João Kléber (piloto e garupa), Stanley Mico (piloto) e Caio Pulhas (piloto). Profissionais deste março de 1990, o quarteto já se apresentou em diversos eventos nacionais, como o Campeonato Brasileiro de Motociclismo e o Mundial de Motovelocidade; Stock Car Brasil; Salão do Automóvel; Formula Truck; shows com a Esquadrilha da Fumaça, entre outros, totalizando mais de quatro mil espetáculos.

    O Show Força & Ação, realizado na Capital da Confecção por intermédio do Consórcio Nacional Honda, é considerado uma atração de entretenimento, oferecendo diversão e lazer às comunidades locais e ao público por onde passa. “Antes de começar o show gostamos de interagir com o público presente passando algumas dicas de pilotagem com segurança. As quais podem ser realizadas tranquilamente em qualquer modelo de motocicleta,” ressaltou Fábio Rolim.

    Popularmente conhecido como Dentinho, Fábio é especialista em pilotar motos tipo Trail e especiais de MotoCross, durante os shows pilota a XRE 300, a CRF 450 X e o Quadriciclo Sportrax TRX 450 ER. “Durante as apresentações, nós e as máquinas entramos em fusão com a adrenalina e a emoção, sentimentos que se renovam a cada apresentação e nos motiva a buscar sempre a perfeição nas manobras,” destacou. A Equipe ainda conta com o locutor oficial Delvechio Lagarto e quatro auxiliares que montam toda estrutura do evento.

    ORIGEM

    A paixão pelo universo das duas rodas surgiu em 1983, quando Fábio Rolim, campeão brasileiro Bicicross, adquiriu uma motocicleta e resolveu testar no veículo as manobras que fazia na sua bike. Dessa brincadeira, em Março de 1990 surgiu a maior equipe brasileira de manobras radicais sobre motos, a única de Motoshow Acrobático no Brasil homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).



    Por Antonio Carlos
    Fotos: Team Race / Flávio Amorim

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe implanta Bolsa Família Municipal

    Direcionado para famílias residentes há no mínimo dois anos no município, com renda “per capita” mensal de R$ 70,00 e com dados atualizados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CADUNICO), o programa Bolsa Família Municipal foi lançado nesta sexta-feira (10) no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa de Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, contemplou 100 famílias em estado de vulnerabilidade social.

    Baseado na Lei Municipal Nº 2.335/2014, o programa visa prestar assistência social às famílias do Município, que se encontre em situação de extrema pobreza, e que não sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal, conforme dados registrados no CADUNICO. “Tivemos a sensibilidade de olhar com mais atenção para as famílias que não foram contempladas pelo Bolsa Nacional. Uma ação que reitera o nosso compromisso com a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados,” destacou o prefeito Edson Vieira.

    Inicialmente o Bolsa Municipal contemplará 100 famílias, ficando a critério do Poder Executivo autorizar o aumento do número de beneficiários, conforme disponibilidade orçamentária. “Para que a concessão do benefício acontecesse de maneira séria e responsável, iniciamos em 2004, após a aprovação da Lei, o trabalhando de análise dos dados disponibilizados no CADUNICO, seguido pelas visitas domiciliares as famílias em estado de pobreza extrema”, explicou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira.

    De acordo com a Lei Municipal, o valor do benefício a ser repassado mensalmente pelo Programa será de R$ 50,00 por família; e no ano de eleições municipais, as inscrições para novos beneficiários só poderá ocorrer até o mês de maio do referente ano. “Eu trabalho fazendo faxina e meu marido de servente de pedreiro, mas infelizmente há momentos que nem ele, nem eu temos trabalho. Então, ter um benefício como este nos dá a garantia de que nossa família não passará por tantas privações,” contou a contemplada Alessandra Batista.

    O pagamento será cancelado caso dos beneficiários, familiares ou dependentes deixarem de cumprir com qualquer uma das exigências previstas na Lei, ou se tornarem beneficiários do Programa Federal Bolsa Família. Uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação terá a missão de assistir as famílias aprovadas pelo programa, quanto ao cumprimento de alguns requisitos, como frequência escolar e controle de vacinação das crianças, acompanhamento de pré-natal das gestantes e taxas de nutrição da família.

    As exigências para permanecer no programa visam ampliar as possibilidades de elevação dos níveis de qualidade de vida, minimizar os índices de evasão e repetência nas escolas públicas da rede municipal de ensino e implementar as formas de incentivo e de garantias, para que o cronograma de vacinação das crianças seja regularmente cumpridos.

    Implantação do Bolsa Família Municipal

    Por Antonio Andrade
    Fotos Jefferson Lulu

    Procon realiza Mutirão dos Superendividados em Santa Cruz do Capibaribe


    Cerca de 200 consumidores atendidos e descontos de até 80%, esse é o balanço da primeira edição do Mutirão dos Superendividados. Realizado entre os dias 07 e 09 de junho, a iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do Procon-PE e da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, levou ao Cento de Artes e Esportes Unificados (CEU), credores e devedores para renegociarem dívidas com agências bancárias, companhias de água e energia.

    Ao longo do mês de maio, os interessados em participar do mutirão efetuaram suas inscrições na agência do órgão conciliador na Capital da Confecção, apresentando documentos pessoais e o comprovante da dívida. “Mediante esse cadastro prévio, nós pudemos analisar os casos e chegar ao mutirão com uma proposta que fosse condizente para as partes envolvidas, o que agilizou os atendimentos e abriu espaço para consumidores de outros municípios que não haviam se cadastrado,” destacou o gestor interno do Procon local, Thalys Henrique.

    Ainda segundo o gestor, os casos que surgiram durante a realização do evento que não foi possível chegar a um acordo, serão encaminhados e acompanhados pela equipe do Procon Santa Cruz. “Infelizmente houve umas situações em que as partes envolvidas não chegaram a um acordo prévio, o que desencadeou uma reclamação direta e consequentemente uma audiência de conciliação,” explicou o gestor.

    Há meses com uma pendência na companhia de energia, a moradora do Santo Agostinho, Luana Ferreira, conseguiu renegociar sua dívida e reestabelecer a prestação de serviço em sua residência. “Reconheço que minhas faturas estavam em atraso, mas não tinha condições de liquida-las de uma vez. Aqui no mutirão consegui explicar minha situação e fazer um acordo que fosse bom para as duas partes, agora vou trabalhar para honrar o compromisso”, declarou a costureira Luana.

    Devido aos resultados positivos desta primeira edição, o órgão planeja outros mutirões em parcerias como instituições comerciais instaladas no município. A agência do Procon está situada na Avenida Padre Zuzinha, 496, centro, fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, sem a necessidade de agendar atendimento. Outras informações podem ser obtidas pelo contato (81) 3731-0313.

    Por Antonio Andrade
    Fotos: Edson Arruda

    Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança programação do São João da Moda 2016

    Chegou ao fim as especulações em torno da programação oficial do São João da Moda 2016. Na noite desta quinta-feira (09), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), anunciou as 25 atrações musicais que subirão ao Palco da Moda, entre os dias 22 e 29 de junho, na Avenida 29 de Dezembro.

    O lançamento das festividades juninas iniciou com apresentações culturais e musicais, como o grupo de alunos da Escola Municipal Lindolfo Pereira de Lisboa e a banda Forró do Kilo. O show acontecia normalmente até o momento em que foi interrompido pela voz semelhante à do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O ator global e interprete de Gonzagão no cinema e no teatro, Adélio Lima, parou o show para contar e cantar a história do pernambucano que consagrou a cultura nordestina através dos acordes de sua sanfona.

    Ao apresentar vídeos institucionais sobre o São João, entre os anos de 2013 – 2015, o prefeito Edson Vieira ressaltou o compromisso de sua gestão em promover o resgate e valorização da cultura local. “Independentemente da quantidade de dias comemorativos, a cultura e as tradições juninas serão mantidas nos festejos da Capital da Confecção. Seja no Palco da Moda, do Multicultural ou no Arraial do Povão, sempre haverá um ícone da música nordestina difundindo o maior patrimônio imaterial de um povo: a sua cultura,” frisou o prefeito Edson.

    Os homenageados do São João da Moda desta edição, Fogoió dos 8 Baixos e Toinho de Dulce (in memoriam), representado por seu filho, José Marcelo, agradeceram a gestão pública pelo respeito e reverencia ao trabalho do sanfoneiro e do incentivador da cultura local, respectivamente. Como nas edições anteriores, a Vila Cenográfica montada na entrada da festa irá remontar a história dos homenageados com elementos na decoração e depoimentos de familiares e amigos.

    O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) destacou as conquistas do trabalho conjunto com o prefeito Edson Vieira durante o lançamento realizado na AABB. “Mais uma vez reitero a satisfação de trabalhar em parceria com o prefeito Edson. As conquistas de nossas ações estão aos olhos e a disposição do povo de Santa Cruz, como o São João da Moda, a duplicação da PE-160, o Calçadão Miguel Arraes de Alencar, entre outras,” pontuou o deputado e primeiro-secretário da Alepe.

    O público presente composto por imprensa, vereadores, secretários, empresários e população em geral acompanharam ainda a apresentação do grupo artístico Brilho da Terra. Em seguida, o prefeito Edson Vieira convidou a todos para assistir à apresentação da programação. Gabriel Diniz, Pedrinho Pegação, Paula Mattos, Magníficos, Cavaleiros do Forró, Marília Mendonça e Aviões do Forró são algumas das atrações que subirão ao Palco da Moda deste ano.

    PALCOS

    O São João da Moda deste ano terá três polos na Avenida 29 de Dezembro, a Avenida do Forró:

    Polo Multicultural

    O Polo Multicultural irá reunir todas as tribos. Do forró pé de serra a música Gospel, do Rock ao Brega, com variadas apresentações culturais.

    Polo Forrozão da Moda

    O Polo Forrozão da Moda irá ser mais uma vez o espaço para valorização dos artistas locais, forró pra todos os gostos e idades, valorizando nossas tradições.

    Palco da Moda

    O Palco da Moda irá trazer as atrações consagradas nacionalmente. A estrutura poderá receber um público estimado em 40 mil pessoas diariamente.

    ESTRUTURA

    O São João da Moda vai contar com uma grande estrutura, com camarotes, espaço pra alimentação, Camarote da Acessibilidade; além de todo o apoio das Secretarias do Governo Municipal que atuaram de forma conjunta para o bom andamento dos festejos.

    SEGURANÇA

    A Guarda Civil Municipal irá atuar no São João Da Moda, além da ação conjunta das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e apoio do Ministério Público, Poder Judiciário e Conselho Tutelar.
    Será instalada uma Central de videomonitoramento, ligada 24h por dia, para garantir o bem estar dos forrozeiros. Outra novidade nesta edição é a implantação de revista em todos os acessos dos festejos com aparelhos detectores de Metal.

    PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

    Dia 22 - Garota Dengosa, Fábio Diniz e Gabriel Diniz.
    Dia 23 - Marcelo Xerife, Savinho do acordeom, Violões do Forró e Pedrinho Pegação.
    Dia 24 - Bruno Fagundes, Lucas Medeiros, Ítalo e Renno e Paula Mattos.
    Dia 25 - Rubieno Catanha, Forró na Fama, Fulô de mandacaru e Magníficos.
    Dia 26 - Farra das amigas, Santa Dose, Gledson e Henrique e Cavaleiros do Forró.
    Dia 28 - Bidinga do Acordeon, Forró do Firma e Marilia Mendonça.
    Dia 29 - Forró do Kilo, Amigos Sertanejos e Aviões do Forró.


    Lançamento do São João da Moda 2016


    Por Antonio Andrade e Magali Oliveira

    Fotos: Jefferson Lulu