terça-feira, 27 de setembro de 2016

    Taquaritinga do Norte sucateada


    Um dia eu cheguei a acreditar que poderia, como jornalista, oportunizar aos munícipes de Taquaritinga um momento de confronto de ideias entre os candidatos a prefeito, onde eles tão somente poderiam expressar suas propostas para resolução de problemas sociais, como o lixão a céu aberto existente no município; o repasse de recursos financeiros, via CONIAPE, para Santa Cruz do Capibaribe; a crise hídrica que se instalou na cidade que durante décadas fora conhecida pela qualidade da água; do café orgânico; do turismo...

    Esse desejo esbarrou no fato de que nossos governantes e os aspirantes ao cargo estão comprometidos com seus interesses particulares e não querem que o povo saiba, conheça, entenda, muito menos questione suas ações. Hoje não vejo iniciativas concretas de #união, #mudança ou #compromisso com Taquaritinga. Vejo simplesmente uma disputa pelo poder e pelos benefícios que a máquina pública sucateada pode oferecer àqueles que apoiaram o candidato vencedor. Até quando seremos exemplo de município atrofiado por sucessivos governos obsoletos?

    Por Antonio Carlos
    Jornalista DRT PE 6154

    domingo, 25 de setembro de 2016

    Multivacinação e reordenamento do trânsito pontuaram o "É Notícia no Rádio"

    A prestação de serviço e isenção editorial são algumas marcas do “É Notícia no Rádio”. Neste sábado (24) a edição do programa abordou as novas medidas de reordenamento do trânsito na Avenida 29 de Dezembro e acompanhou direto do Ambulatório Medido Especializado (AME) Infantil, o início do dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação.

    No estúdio, o jornalista Cláudio Higino e o comentarista Jair Sérgio iniciaram a edição destacando o registro de pesquisa para prefeito em Santa Cruz do Capibaribe por doador de campanha; a programação religiosa da festa dos Padroeiros Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, os lances do campeonato brasileiro e as produções de cinema que estarão em capaz neste final de semana.

    Logo em seguida, o programa abriu espaço para a participação secretário de Mobilidade Urbana do município, Fábio Aragão, sobre a forma correta e segura de fazer o retorno na principal avenida de Santa Cruz do Capibaribe. A medida que orienta o condutor a fazer o retorno por trás da Igreja São Cristóvão para quem deseja retornar para PE 160, está em fase de implantação. Agentes de trânsito estão no local, prestando maiores orientações aos condutores de veículos.

    O terceiro bloco, o informativo semanal abriu um link com o AME Infantil, onde o jornalista Antônio Carlos entrevistou a coordenadora do Programa Nacional de Vacinação, Natália Gardênia, sobre a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. Neste ano, o público alvo da campanha do Ministério da Saúde será crianças menores de 5 anos e de 9 a menores de 15 anos, onde pais e responsáveis vão encontrar, gratuitamente, todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação do SUS durante o ano.

    Os ouvintes puderam tirar dúvidas sobre como proceder caso os pais tenham perdido o cartão de vacinação do filho; o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde. Assim como, a importância de manter o cartão da criança atualizado. A campanha iniciada na segunda-feira (19) se estendera até a próxima sexta-feira (30). Além do AME Infantil, as vacinas estão sendo oferecidas nas unidades de saúde dos bairros e distritos de Santa Cruz do Capibaribe das 8h às 13.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – sobretudo entre adolescentes. Ao todo, 350 mil profissionais participam da campanha. Ainda segundo a pasta, estão sendo disponibilizadas vacinas contra a tuberculose, o rotavírus, o sarampo, a rubéola, a coqueluche, a caxumba e o HPV, entre outras. Como a vacinação é feita de forma seletiva para a população-alvo, não há meta a ser alcançada.

    Por Antonio Carlos
    Jornalista DRT PE 6154

    Em tempo de seca, A I.B.N.J Recife promoveu arrecadação de alimentos para o Sertão de Inajá



    No.dia 11 de setembro de 2016 foram entregues 214 cestas de alimentos para moradores da zona rural de Inajá, em Manari. Durante a entrega, a ONG Pão é Vida agradeceu a educadora Regina, o Pr. Hidelbrando e a todos os cristãos da equipe. Segundo Joana Henzel as pessoas que em meio à crise econômica, não deixaram a solidariedade em segundo plano. Juntos, lutaram e arrecadaram alimentos para matar a fome no Sertão Nordestino que sofre com o sexto ano de estiagem.  “214 famílias levaram para casa o Pão para matar a fome do corpo, e ouviram sobre o Pão da Vida, Jesus, que sacia a alma humana,” pontuou Joana.

    COM A CAPACITAÇÃO, FOI POSSÍVEL VER AVANÇOS

    No ano passado a ONG realizou algumas capacitações em parceria com o SENAR – PE, com objetivo que as famílias passassem a plantar árvores frutíferas e hortas. Desde então, a iniciativa tem doado mudas de árvores frutíferas para quem deseje ter seu pomar. Ver as mudas crescendo nos quintais, é uma dádiva. "Houve casos, como da Rosicleide, que a ONG Pão é Vida doou arame farpado, para cercar seu pomar, pois os bodes (caprinos) estavam devorando tudo... O pomar dela hoje cresce vigoroso!  Para nossa surpresa, até as crianças quiseram ajuda para plantar hortas," contou Joana.

    A ONG Pão é Vida continua doando mudas, sementes, consertando cisternas, levando água para o consumo de quem precisa, através de parcerias que vão surgindo. Estamos atuando numa parte do Sertão do Moxotó, abandonada pelo poder público, no quesito desenvolvimento local.

    O TRABALHO SOCIAL DA ONG PÃO É VIDA EM SANTA CRUZ CONTINUA

    Está em pleno funcionando o projeto “Vencendo no jogo da vida” e o curso de Informática gratuitamente no bairro Cruz alta. No início do próximo ano serão abertas inscrições novas turmas início do ano que vem. Interessados devem ligar para o fone (81) 99713 0070 (Marcos Filho e Patrícia Andreia).

    Situada na Avenida Antônio Gomes Aragão, 318, bairro do Acauã em Santa Cruz do Capibaribe, a casa dos voluntários Marcos e Patrícia, tornou-se o novo endereço para recebimento de donativos, o casal também se disponibiliza para coletar doações, como donativos e roupas. O e-mail oficial da ONG pão é Vida (ongpaoevida@gmail.com) fica a disposição para quem desejar outras informações.

    IDEALIZADORA DA ONG PÃO É VIDA RECEBE MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO

    A idealizadora da ONG Pão é Vida, Joana D´arc Henzel, recebeu a medalha de honra ao mérito, como mulher que faz a diferença no dia 1° de setembro em Santa Cruz do Capibaribe. A homenagem foi prestada durante a solenidade de formatura do curso: Mulheres fazendo a diferença. “Sou uma mulher do social, não uma socialite, talvez por isso seja desconhecida de muitos neste evento.  Faço um trabalho social aqui desde o ano de 2008, sem ter vínculo político partidário nem remuneração,” ressaltou Joana.

    ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

    terça-feira, 13 de setembro de 2016

    “É Noticia no Rádio” discute as linhas de atuação do pedagogo

    O “É Notícia no Rádio” deste sábado, 10, recebeu a pedagoga e especialista em saúde mental, Joelma Alves, para falar um pouco sobre a especialidade desse profissional, que atua não apenas na educação, mas também nas áreas da saúde, clínica e assistência pedagógica.  

    Os termos embora parecidos, são antônimos, porém, com uma relação no que concerne a área de atuação desses profissionais. O pedagogo, por exemplo, trabalha com o processo de ensino e aprendizagem dentro da escola, com foco no desenvolvimento e potencialidade do aluno, ele atua na formação intelectual e social do educando. Enquanto que a psicopedagogia atua através de terapia na reabilitação do indivíduo portador de transtornos mentais ou psicossociais que podem ser desenvolvidos ao longo da vida e acabam comprometendo a capacidade laboral , social e afetiva deste sujeito. 

    Em sua grande maioria os alunos enviados aos psicopedagogos apresentam um alto índice de déficit de atenção, hiperatividade ou indisciplina, os transtornos mentais em sala de aula tem um percentual mínimo. A desestrutura familiar e social dos alunos é apontada como fator principal para o surgimento desses problemas. “A família a gente encara como um desafio, a sociedade vem passando transformações nas últimas décadas, e essas transformações refletem na ausência da vida da criança, geralmente a criança tem pai, mãe, irmãos, mas não tem a atenção que precisa no dia a dia para sua segurança, para o seu desenvolvimento afetivo emocional”, diz Joelma.

    Em se tratando de transtornos nas crianças os mais encontrados são a dislalia, falta de conexão da fala, a dislexia, resulta na dificuldade de compreensão do que lê e a discalculia, implica na dificuldade do indivíduo em resolver pequenos cálculos matemáticos. Esses são um dos problemas que necessitam da intervenção do psicopedagogo e que é voltada pra área educacional. Atualmente Joelma trabalha como terapeuta no Caps II, Centro de atenção psicossocial de Santa Cruz do Capibaribe, que atende pessoas com transtornos mentais a cima de 18 anos de idade, a pessoa é avaliada por uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, terapeuta ocupacional que encaminha para o tratamento com o profissional e local adequado. 

    Foram destaques ainda desta edição, o agradecimento do Papa Bento XVI a Deus pela decisão de renunciar ao cargo; as orientações do PROCON de como o consumidor pode quitar seus débitos sem prejuízo durante a greve dos bancários (categoria não aceita reajuste de 7% proposto pela Fenaban e greve continua); o Estado de Pernambuco se destaca no ensino público; as notícias no mundo do futebol e os esportes radicais, além das dicas de cinema.

    Por Josy Santos

    Prefeito Edson Vieira participa de Sabatina promovida pelos professores

    quinta-feira, 8 de setembro de 2016

    Inscrições abertas para vendedores ambulantes na Tradicional Festa de Setembro









    A Secretaria de Governo de Santa Cruz do Capibaribe, através da Gerência de Eventos, abriu nesta quinta-feira (08) as inscrições para os vendedores ambulantes que desejarem comercializar na Tradicional Festa de Setembro.

    Os interessados devem procurar o Escritório de Eventos, localizado na Avenida 29 de Dezembro, n. 09, centro, ao lado da Escola Ivone Gonçalves de Araújo, entre as 9h e 13h, para efetuar a inscrição.

    Neste ano, o cadastro será feito em etapas: Na primeira, o comerciante deverá ir ao Escritório munido de original e cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Em seguida, dirige-se à Prefeitura Municipal para solicitar a impressão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Após a pagamento do boleto, o vendedor deve retornar ao escritório para obter a autorização de comercialização. O prazo de inscrição termina na sexta-feira (16).

    Desfile Cívico de Santa Cruz do Capibaribe

    Edson Vieira realiza caminhada no bairro Santo Agostinho

    Recebido pelos moradores do Santo Agostinho, como o prefeito que calçou todo o bairro, o candidato a reeleição Edson Vieira (PSDB) realizou na noite da última terça-feira (6) uma Caminhada pelas ruas pavimentadas em sua gestão. Acompanhado do candidato a vice prefeito Dida de Dan (PSB) e dos candidatos a vereadores, o gestor recebeu da população local o agradecimento e o reconhecimento pelo trabalho realizado na localidade.

    Entre as ações mencionadas pela população estão a implantação do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Júlio Cesar Xavier, a ampliação da Unidade de Saúde Básica (UBS), a finalização da Academia das Cidades, saneamento, entre outras. “Não tenho o que falar da administração de Edson, pois além de cumprir com a sua palavra ao calçar todo o bairro, ele ainda destravou todas as obras abandonadas pelas gestões anteriores, como a Academia da Saúde,” lembrou a cozinheira e moradora do Santo Agostinho, Maria Vidal.

    Ao iniciar suas palavras o prefeito Edson Vieira agradeceu a participação da militância e principalmente aos moradores do bairro por abrir as portas de suas casas para acolher as propostas de “Mais Conquistas, mais avanços” para a Capital da Confecção. “Fico muito feliz em estar aqui, pisando nas ruas pavimentadas no primeiro ano de nossa gestão. Assim como, de olhar para o CRAS, a UBS, a Praça, a escola, a creche e vê-los funcionando diariamente em prol do Santo Agostinho. Por isso, quando uma pessoa espontaneamente me diz que deseja a continuação do nosso Governo, eu tenho a certeza que trabalhei com e para o povo”, disse.

    Ainda segundo o prefeito, para que o trabalho desenvolvido atualmente continue e necessário que o cidadão vote nos candidatos a vereadores que verdadeiramente estão comprometidos com o desenvolvimento de Santa Cruz. “Peço a todos vocês que busquem votar nos candidatos a vereadores que tenham objetivos semelhantes aos meus e aos do vice Dida de Nan, somente desta forma iremos dar sequência ao trabalho iniciado em 2013”, lembrou.

    Nesta quinta-feira (8), Edson participara de uma sabatina com os professores na Câmara de Vereadores, as 19h.

    Confira a cobertura fotográfica do Desfile Cívico de Jerimum

    É Notícia no Rádio

    sexta-feira, 2 de setembro de 2016

    Edson Vieira lança Plano de Governo

    Conhecido como o prefeito das feiras, das pavimentações ou simplesmente o gestor que mais trabalhou por Santa Cruz do Capibaribe, o candidato a reeleição, Edson Vieira (PSDB) apresentou nesta quinta-feira (01), o seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. Acompanhando do candidato a vice prefeito Dida de Nan (PSD) e do Deputado Estadual Diogo Moraes (PSD), o prefeito pontuou as ações planejadas para o seu segundo mandato. Candidatos a vereadores, militantes e a população em geral presente no Cabana Clube prestigiaram o lançamento das propostas da coligação “Mais conquistas, mais avanços”.

    A Secretária de Governo licenciada, Áurea Priscilla, explicou os 10 eixos que compõem o Plano de Governo (2017-2020). Segundo a secretária, a construção do Plano fora realizado mediante diálogos com a atual equipe de secretários e principalmente com a população da Capital da Confecção. “Assim como em 2012, apresentamos um Plano de Governo que estivesse de acordo com a realidade do município. Há quatro anos, nos pediam melhorias na saúde e nós fizemos: construindo UBS, AME, UPA e Núcleos de Saúde e Cidadania. Hoje, sabemos que a segurança pública está entre os maiores anseios do santa-cruzense, por isso, atuaremos mais energicamente nestas áreas”, disse Priscilla.

    O Deputado Estadual, Diogo Moraes, destacou que em 2012, algumas ações não foram prometidas e hoje elas são uma realidade para o município, além da parceria vitoriosa entre o Prefeito Edson, o Deputado Diogo e os Governadores Eduardo Campos (1965-2014) e Paulo Câmara. “Lembrando que há quatro anos, neste mesmo local, nós não falamos em duplicar a PE 160, em construir o Calçadão Miguel Arraes, a UPA ou os Ambulatórios Médicos Especializados. Nós falamos em dar a Santa Cruz a oportunidade de ter um Governo comprometido com o trabalho e a melhoria de vida das pessoas. Hoje nós temos um Plano de Governo que permite a Santa Cruz continuar avançando dentro dos desafios econômicos e sociais que o país tem enfrentado”, declarou o primeiro secretário da ALEPE.

    Ao longo dos eixos, o Plano de Governo da coligação de situação prioriza ações de Segurança, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico. “Esse Plano foi elaborado com muita responsabilidade e compromisso com a sua realização, não adianta mostrar um plano mirabolante que não se possa realizar. Na eleição passada, Edson mostrou um Plano e hoje nós vemos que ele fez muito mais do havia prometido. Por isso, não tenho medo de afirmar, nós iremos construir e fazer muito mais do que está neste Plano de Governo,” garantiu Dida. O candidato finalizou suas palavras dizendo que está muito feliz em participar de uma campanha limpa de propostas e que a partir de 2017, Santa Cruz terá um vice prefeito que trabalha, amigo do povo e que respeita o seu gestor.

    Entre as ações propostas pelo prefeito Edson Vieira está a implantação do Centro de Prevenção e Defesa Social, do Centro de Prevenção da Violência (Compaz), do Portal do Servidor, do Sistema Público de Ônibus e Ciclovias; aumento do efetivo da Guarda Municipal; construção do Centro de Reabilitação Municipal, do AME do Trabalhador, de Escolas de Ensino Básico; criação do ProUni Municipal e do Expresso Cidadão da Moda, entre outras ações. “Hoje eu tenho a satisfação de apresentar um Plano de Governo simples, mas viável de ser realizado e principalmente atento as necessidades do povo. A forma utilizada para realizar todas estas ações e serviços, será a mesma usada anteriormente para a construção do Calçadão, da Central de Feiras e Mercados, da Praça de Alimentação, da AME Infantil e das mais 160 ruas pavimentadas: Trabalho, compromisso e respeito ao povo de Santa Cruz do Capibaribe”, ressaltou Edson.

    O evento contou também com a participação de munícipes que almejavam apenas ouvir as propostas da grupo que mudou o cara de Santa Cruz. “Vim ouvir as ideias de Edson para nossa cidade, não há como negar que ele foi o melhor prefeito que já tivemos. Por isso, vim ouvi-lo mais uma vez e confirmar a minha adesão as suas propostas,” disse a moradora do Nova Santa Cruz, Maria Nilza. Nesta sexta-feira, a coligação realizará uma Mala 45 no bairro da Palestina, as 17h.