sábado, 31 de dezembro de 2016

    FELIZ ANO NOVO


    Seleção musical festeja a chegada de 2017 no “É Notícia no Rádio”

    Foto: Antonio Andrade / É Notícia no Rádio

    A edição gravada deste sábado (31) do “É Notícia no Rádio” misturou vários ritmos numa seleção musical para todos os gostos. O romantismo, o sertanejo, o pop, o gospel, a MPB foram alguns dos sons que embalaram os ouvintes da rádio IMG 88.9.

    O bom dia da 51° edição ficou por conta da “Poesia com Rapadura” de Bráulio Bessa, intitulada “Um ano de Esperança”. A Literatura de Cordel do escritor, poeta, empreendedor social e palestrante cearense você confere na integra acessando a play abaixo.



    A canção autoral "Ser Como Tu" do ministério de louvor Tenda do Encontro, da igreja Ação Evangélica em Campina Grande abriu a sequência musical que trouxe ainda sucessos como “A lista” de Oswaldo Montenegro, “Por enquanto” na voz de Cassia Eller, “Tocando em frente” na melodia do Padre Fábio de Melo, entre outros sucessos nacionais e internacionais.


    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    sábado, 24 de dezembro de 2016

    "É Notícia no Rádio" aborda o sentido cristão do Natal e os 25 anos de sacerdócio do Padre Adriano Manoel

    Fotos: Flávio Amorim / É Notícia no Rádio
    Ao criar o “É notícia no Rádio”, nós que fazemos a equipe do programa, buscamos levar um conteúdo eclético e sem perfil político. Ao longo de quase um ano no ar, entrevistamos pessoas ligadas a área social, econômica, política, cultural, artística, religiosa, para levarmos um conteúdo dinâmico e diversificado ao nosso ouvinte, que nos prestigia com sua audiência semanalmente pela rádio IGM 88,9.

    Nesta 50° edição não poderíamos fazer diferente, neste sábado, 24 de dezembro, véspera de Natal, recebemos o Padre Adriano Manuel da Silva para nos falar um pouco sobre o seu Jubileu de Prata Sacerdotal, os quase 11 anos de pastoreio no município de Santa Cruz do Capibaribe, além de ressaltar o significado cristão do Natal.

    Natural de Gravata, o padre Adriano está na Paroquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel desde 04 de fevereiro de 2006. Questionado pelo jornalista Antonio Andrade sobre o que mais o marcou nessa terceira comunidade de Fé, o sacerdote disse que os laços de amizade criados na Capital da Confecção foi o marco de seu pastoreio. “A amizade dos santa-cruzenses, constituída através da cordialidade, do carinho, da atenção e da dedicação, foi o que mais me marcou,” disse o sacerdote e acrescentou: “Eu tenho muito a agradecer a Deus por tantas graças recebidas nesta comunidade de fé ao longo desta década de missão”.

    No dia 28 de novembro deste ano, o Bispo da Diocese de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, anunciou sua transferência para assumir a Paróquia Santo Antônio em Agrestina previsto para ocorrer em fevereiro de 2017. Como relação a esta nomeação, o padre declarou: “Sinto que chegou a hora de encerrar a missão aqui em Santa Cruz e de dar um novo passo na minha caminhada sacerdotal, colocando-me assim, a serviço da comunidade Católica de Agrestina”, pontou padre Adriano.

    Em meados de 2015, o padre já havia sido notificado de sua transferência, porém a diocese optou para que ocorresse apenas no ano seguinte a solenidade do seu Jubileu de Prata, agendado para acontecer no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na Co-matriz São Cristóvão. A Celebração Eucarística dos 25 anos de sacerdócio contará ainda com a presença de Dom Dino, padres que compõem a Diocese de Caruaru, movimentos religiosos e leigos em geral.

    Ao ser indagado sobre a caminhada de sacerdócio, de como é trabalhado o desapego dos padres as comunidades por onde pastorearam por tanto tempo pela jornalista Josy Santos, o religioso relatou que o caminho será sempre o de servir a Deus. Sendo assim, o apego maior tem que ser pela construção do Reino, para isso precisam estar sempre dispostos a servir as comunidades que deles necessitam. “O padre é ordenado para a Igreja e a Igreja está no mundo inteiro. Então nós precisamos estar abertos e disponíveis para as necessidades espirituais da comunidade”, frisou.

    A entrevista especial com o padre Adriano terminou chamando a atenção do público ouvinte para o real significado do Natal. Segundo ele, o sentido da comemoração datada do século IV encontra-se distorcida diante dos valores difundidos pela sociedade de consumo atualmente. “O mistério da presença do menino que nos apascentará e a dimensão do ser. Neste sentido, o Natal deve ser o momento para o encontro, devemos fazer a experiência do encontro. O Senhor vem encontrar-me conosco. Devemos entender o sentido da vida partir do encontro com Jesus menino,” relatou o padre Adriano Manuel.

    O padre comentou ainda o posicionamento e a atuação da igreja Católica diante dos desafios da Era Moderna, como a migração de fieis para denominações evangélicas, entre outros assuntos. O programa na integra você confere acessando o play abaixo:



    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Josy Santos e Antonio Andrade

    É NATAL


    segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

    Fabiana Lira e Rubinaldo Catanha contam detalhes do projeto musical 'Voz, Violão e Sanfona' no "É Notícia no Rádio"

    Fotos: Antonio Andrade / É Notícia no Rádio

    Há quase um ano no ar, o “É Notícia no Rádio” consolidou-se nas manhas de Santa Cruz do Capibaribe pelo aprofundamento dos fatos, pelas histórias narradas e pelos personagens que semanalmente passam pela bancada do programa. Neste sábado (17), não poderia ser diferente, a trajetória de vida do casal de músicos Fabiana Lira e Rubinaldo Catanha foi um desses grandes momentos em que um bom papo e uma boa música fazem toda a diferença.

    De personalidade forte e objetiva, Fabiana Lira pode ser naturalmente considerada uma pessoa que exerce influência sobre indivíduos e de modo particular sobre as mulheres. Alvo de tantos preconceitos, a figura feminina está sempre reafirmando as suas conquistas, seja no mercado de trabalho ou qualquer outra área de sua atuação.

    Natural de São Paulo, Fabiana reside em Santa Cruz do Capibaribe há quinze anos, onde moram também parte de seus parentes. Sua relação com a música começou desde cedo e foi através da música que conheceu seu esposo, Rubinaldo Catanha; ele que é músico e maestro da Banda Sociedade Musical Novo Século. Tendo a música como uma de suas afinidades, o casal formou o conjunto musical: Voz, Violão e Sanfona. Nesse novo projeto, o público poderá conferir uma seleção primorosa de antigos e novos sucessos do Forró pé de serra.

    Após um plantão de 24h, Fabiana concedeu entrevista ao “É Notícia no Rádio”, onde contou um pouco sobre sua trajetória musical. Ser artista não é fácil, agora imagine você ser: casada, mãe, técnica em Enfermagem, universitária, trabalhar na Secretaria de Saúde, no Hospital Materno Infantil do Município, cerimonialista e por fim, claro, cantora, Ufa! aja fôlego. Questionada sobre onde encontra tanta força, Fabiana é enfática ao afirmar: “Nem eu mesma sei, mas quando a gente faz um trabalho com amor, tudo dar certo”. 


    A música é um hobby levado a sério, mas é na saúde pública que Fabiana afirma ter se encontrado. Seu objetivo ao concluir o curso de Enfermagem é concorrer a um mestrado e se tornar professora universitária sem abandonar o palco e seus repertórios. “Eu não aprendi cantar esses forrós de plástico que a mídia vende. Não me interessa, aquilo que não nos interessa, a gente não aprende. Eu aprendo e gosto de cantar composições que me completam, pois quando canto, o faço com sentimento. Como vou expressar uma coisa que o forro de plástico não me oferece?”, questiona Fabiana.

    Com tantos compromissos, a cantora diz algumas vezes se sentir cansada, mas sabe que não pode parar, pois deve seguir sua jornada com foco para conquistar seus ideais. “Eu não estou nem aí para as barreiras, não quero saber se elas existem. Ele [Rubinaldo] sabe, eu sei, quantas barreiras enfrentei. Hoje, não olho pra o lado, olho pra frente e busco melhorar o que precisa,” afirma Fabiana Lira. 

    Para contratar o grupo “Voz, Violão e Sanfona”, você pode acessar o perfil no Facebook de Rubinaldo Catanha ou Fabiana Lira. Se preferir pode ligar para (81) 9.9395-1602. Se desejar prestigiar o grupo em suas apresentações, eles estarão até o final de ano cantando na Casa de Calzone, em Santa Cruz. Você confere a entrevista completa no play abaixo.


    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” destacou ainda a mudança pela terceira vez no calendário de pagamento do IPVA pelo Governo do Estado; a aprovação do aumento do salário mínimo para R$ 945,80 em 2017 pelo Congresso; a simplificação na cobrança do ICMS pelo Polo de Confecções do Agreste; a liberação de reeducandos do regime semiaberto para passar o Natal em casa; a reprovação nordestina ao Governo Temer alcança 57%, diz Ibope; as mudanças em valores de bandeiras tarifárias para 2017 propostas pela Aneel; o resultado final do Campeonato Brasileiro de Futebol e de Motocross; além das dicas de cinema.

    O programa vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Josy Santos e Antonio Andrade

    CONVITE


    segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

    Procon Santa Cruz explica a relação de consumo entre cliente e fornecedor no "É Notícia no Rádio"

    O “É Notícia no Rádio” deste sábado, 03, iniciou ao som da música “Ninguém Explica Deus” em solidariedade aos familiares dos jogadores, jornalistas e demais membros da tripulação mortos no acidente aéreo, ocorrido na madrugada da última segunda-feira, 28, em Cerro El Gordo. O acidente aéreo acabou vitimando 71 das 77 pessoas que estavam abordo da aeronave da empresa boliviana Lamia que transportava a delegação da Chapecoense. O programa discutiu ainda a relação de consumo entre cliente e fornecedor com o advogado Thalys Henrique.

    Entre as notícias que foram pontuadas na semana destacam-se o anuncio da transferência do padre Adriano Manuel da Paróquia Senhor Bom Jesus nos Aflitos e São Miguel em Santa Cruz do Capibaribe para a Paróquia Santo Antônio em Agrestina; a nomeação do seminarista Jefferson Adelino Gomes, naturalizado na Capital da Confecção, como secretário do Bispo e coordenador da Pastoral da Comunicação da diocese; o lançamento do “Plano Municipal de Enfrentamento a Violência” pelo Governo Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social; o desconto concedido pelo Governo do Estado na quitação da parcela única da Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com a medida, o desconto que era de 5% passa a ser de 7%; e o luto esportivo de 7 dias decretado pela CBF devido ao acidente aéreo ocorrido com a delegação da chapecoense em Medillín, na Colômbia.

    No segundo e terceiro blocos, os apresentadores receberam o advogado e gestor interno do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) Santa Cruz, Thalys Henrique, para discutir sobre a nota técnica enviada pelo órgão conciliador do Estado aos sindicatos de pais de alunos e sindicatos de escola particular, a respeito dos itens que devem constar na lista do material escolar.

    A nota técnica é baseada na lei Estadual 13.852/2009, art.4º que descreve o que deve ou não constar na lista de material escolar. As direções das escolas costumam pedir produtos de limpeza, cartuchos, resmas de papel, entre outros, que se configuram material de uso coletivo, que segundo o Código de Defesa do Consumidor, não devem ser pedidos.

    Thalys explicou ainda que o PROCON é um órgão administrativo e tem como objetivo gerenciar conflitos de relação de consumo entre clientes e fornecedores, seja ele de produto e qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial; e serviço e qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, conforme rege a Lei 8.078/1990.

    Apesar de tantas informações e ações realizadas pelo PROCON local, segundo Thalys Henrique mais de 90% das escolas tentam burlar a lei, cobrando dos pais de alunos, materiais que são de suas responsabilidades. Quem desejar tem acesso à nota técnica, basta solicitar na sede do órgão localizada na Avenida Padre Zuzinha, 496, centro; ou pelo contato (81) 3731-0313. O órgão funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 13h. Você confere a entrevista completa clicando no play abaixo.



    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog É Notícia, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Diocese de Caruaru anuncia transferência do padre Adriano Manuel da Silva

    Pe Adriano Manuel durante a solenidade de 62 anos de emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe em 2015
    Foto: Gercom / Jefferson Lulu 





    Na.manhã da última terça-feira (29), o bispo de Diocese de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, anunciou nomeações e transferências de alguns membros do Clero católico para renovar a ação evangelizadora da Diocese a partir de janeiro 2017.
    O anuncio das transferências reuniu todo o clero
    Foto: Divulgação / Diocese de Caruaru

    Segundo Dom Dino os Ministros Ordenados estão a serviço da Igreja e são chamados a construir a comunhão entre as diferentes vocações do Povo de Deus: por isso, devem levar em conta as necessidades pastorais da Diocese e as possibilidades existentes no presbitério.

    Entre os cinco religiosos transferidos está o vigário paroquial local, padre Adriano Manuel da Silva, da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, aqui de Santa Cruz do Capibaribe. Em seu lugar será empossado o padre Ezequias João Dantas. 

    Naturalizado na Capital da Confecção, o seminarista Jerffeson Adelino Gomes, foi nomeado como Secretário do Bispo, colaborador na Paróquia São Paulo Apostolo e assumirá a coordenação da Pastoral da Comunicação (Pascom) da diocese. Outros três seminaristas estagiários também foram designados a trabalhar em vários setores da Diocese.