domingo, 31 de dezembro de 2017

    FELIZ 2018


    Quadra Poliesportiva do Jerimum homenageará José Cândido

    Fotos: Arquivo da Família
    Nascido no sítio Ferraz, zona rural de Taquaritinga do Norte, José Cândido (1942 – 2016) era o segundo filho, numa escala de sete, de seu José Alexandre Bezerra e dona Maria Rosa Figueirôa. Sua infância e adolescência foi dividida entre os estudos e o trabalho para sustentar a família. Ao lado da sua irmã mais velha, Maria do Socorro, seu Deda, como ficou popularmente conhecido, trabalhava no cultivo de lavoura, na criação de animais e transporte de esterco (estrumo) num jumento para os sítios circunvizinhos.

    No final dos anos 50, a tia materna Margarida Figueirôa propôs a mudança da família para o Rio de Janeiro. Nesse período, a região Nordeste já vivenciava o êxodo rural e a família Figueirôa foi mais uma a fugir da seca e a tentar ganhar a vida na região Sudeste. Instalados em Nova Iguaçu, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, seu Deda ganha uma bolsa de estudos e conclui o ginásio (atual Ensino Fundamental II) na Fundação de Ensino Secundário da baixada fluminense.

    Fac-simile do cartão de inscrição do Ginásio
    Em dezembro de 1959, é contratado pela empresa Granja Paraíso S/A, pertencente ao senhor Severino Pereira, onde desenvolveu por 13 anos a função de motorista de carga. No primeiro ano de trabalho foi contratado segundo as normas da “Carteira de Trabalho de Menor”, pois tinha apenas 17 anos. No ano seguinte, ao atingir a maior idade, seu Deda ingressa no contexto trabalhista da época.

    Em janeiro de 1974, passa a desenvolver a mesma função na empresa de Paraguaçu Têxtil S/A. Ao longo dos mais de cinco anos em que trabalhou nesta empresa, o motorista nunca foi multado ou recebeu qualquer advertência, seu profissionalismo e compromisso em executar corretamente o transporte das mercadorias era motivo de admiração e respeito por parte da diretoria e colegas de trabalho.

    Já na década de 80, enquanto aguardava a concessão de sua aposentadoria por tempo de serviço, trabalhou por conta própria na produção e distribuição de grama verde, transporte de bloco de laje e cargas terceirizadas para os estados da região Sudeste. Neste período, a família consolida a sua estabilidade financeira e seu Deda começa a cultivar o desejo de voltar a residir em sua terra natal.

    Ao visitar a Dália da Serra em junho de 1991, solo que ele tinha profundo carinho, seu Deda conheceu a agricultura Alice Lima no sítio Jerimum, com quem iniciou um namoro. O retorno para a cidade Maravilhosa apenas adiou o desejo mútuo de unirem-se em casamento. A união matrimonial aconteceu em outubro de 1991, quando dona Alice aceitou o pedido de casamento e conseqüentemente a mudança para o estado carioca. A experiência adquirida no emprego anterior foi determinante para que seu Deda investisse na profissão de motorista de carga comerciais. No entanto, o desejo de voltar para a terra que ele considerava como sua não saia de sua mente e de sua esposa.

    A união matrimonial durou mais de 25 anos / Foto: Antonio Carlos
    Em dezembro de 1994, o casal voltou definitivamente para morar no município de Taquaritinga do Norte. A simpatia que seu Deda tinha pelo Jerimum e o desejo de dona Alice de voltar a residir na mesma localidade de seus familiares foi decisivo para que o casal opta-se por morar no vilarejo. No ano seguinte, seu Deda passou a trabalhar com a venda de cama de galinha.

    Em 1995, o casal constrói a casa própria no centro do Jerimum e seu Deda passa a trabalhar de forma autônoma, transportando água para residências e estabelecimentos comerciais nos municípios de Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe. No novo endereço, plantou coqueiros ao redor da casa, instalou caixas de som pela varanda, pois a Música Popular Brasileira, o forró pé de serra e os clássicos internacionais eram alguns dos gêneros musicais que gostavam de ouvir quando tinha um tempo livre. Todavia, ouvir o canto do sabiá era uma das suas maiores alegrias. Em 1997, passou a transportar e distribuir água potável pelo Estado.

    Sempre muito comunicativo, seu Deda passou a participar ativamente do cotidiano da comunidade. Seja nas celebrações da Capela de São Sebastião ou nos eventos socioculturais do Jerimum, sua presença era notada pela altivez das palavras e pela maneira singular com que tratava a todos. Na companhia de tantos outros moradores do Jerimum, seu Deda foi membro fundador da Associação dos Produtores Rurais e desenvolveu a função de Coordenador do Conselho Fiscal na primeira e segunda diretoria da associação fundada em 2002.

    Entre os anos de 2007 e 2008, transportou alunos da rede Municipal de ensino do sítio Pé de Serra, Capoeira da Roça e São Paulo de Sinésio para a escola local (Chefe Leandro). A lembrança mais profunda que ele guardava neste período aconteceu no dia de seu aniversario, quando as crianças que transportava com tanto zelo e cuidado contaram parabéns e em seguida todas lhe abraçaram...

    Os anos seguintes foram dedicados novamente ao transporte e distribuição de água potável pelo Exército Brasileiro através do Comando Militar do Nordeste. Sua honestidade e responsabilidade eram sempre lembradas pelos dirigentes do batalhão que coordenava anualmente a operação “Carro Pipa” em Taquaritinga do Norte.

    Em 2013, por recomendação médica, seu Deda deixa o trabalho de motorista e dedica-se ao loteamento de seu terreno, localizado por trás de sua residência. Ao demarcar as áreas que seriam destinadas ao poder público municipal, o ex-caminhoneiro expressa o desejo de ver construído, num daqueles espaços, a quadra poliesportiva. No ano seguinte, com a finalização da regulamentação imobiliária, seu Deda atribui o nome do padroeiro da comunidade ao seu loteamento: “São Sebastião”.

    Aos 73 anos, vítima de um infarto agudo no miocárdio, seu Deda nos deixou na tarde da terça-feira, 19 de abril de 2016, no Procape em Recife (PE). Entretanto, o seu legado, a sua paixão pelo Nordeste, o seu respeito às pessoas, sua estima pela palavra e sua defensa pelo “certo”, pelo “correto” permanecem intactos no coração de todas às pessoas que tiveram a satisfação de conhecer, conversar e conviver com seu Deda.

    Por Antonio Carlos
    Jornalista DRT PE 6154

    ------

    sábado, 9 de dezembro de 2017

    Clima familiar marca a formatura dos Doutorandos do ABC na vila do Algodão

    A escola Sebastião Ferreira de Lima atende alunos de Educação Infantil e Fundamental I


    Numa cerimônia intimista e totalmente voltada para a família, à escola Sebastião Ferreira de Lima da vila do Algodão, município de Taquaritinga do Norte, realizou na noite deste sábado (09), na sede do associação dos Agricultores e Moradores, a cerimônia de formatura dos Doutorandos do ABC 2017. Seja nas apresentações ou durante os atos, como a entrega dos certificados, o clima familiar norteou a solenidade.


    A diretora da escola de Fundamental I, Adelma Casé, uma das duas gestoras no município a permanecer no comando da mesma escola após a mudança de prefeito e secretário de Educação no início deste ano, destacou na abertura da cerimônia a responsabilidade da instituição escolar como o ensino-aprendizagem de cada aluno. “Sinto-me muito feliz e honrada em poder vivenciar mais uma formatura dos Doutorandos do ABC de nossa escola. Aqui, nós priorizamos as particularidades de cada aluno, pois acreditamos que a Educação Básica de qualidade é primordial para que eles cheguem ao ensino superior”, disse a diretora da escola desde 2015.


    Composta por padrinhos e madrinhas mirins, acompanhados de seus pais, a Mesa de Honra contou também com a presença da secretária de Chefia de Gabinete e representante do prefeito Ivanildo Mestre (PR), Anália Arruda; pelo secretário de Educação, Marcos Augusto; e pela professora e homenageada da turma, Avany Pereira Barbosa. “Ao assumir a secretaria não tive dúvidas em mante-la à frente desta escola, Adelma, confio no seu trabalho e no trabalho dessa equipe que mais parece uma família. Quero parabenizar a todos pelo empenho e dedicação na formação educacional destes alunos, pois lhes asseguro que a educação é a maior e melhor ferramenta para mudar o mundo,” frisou o secretário Marcos Augusto.


    De forma espontânea, as mães Eduarda Néri e Edilane Ferreira pediram a palavra e prestaram homenagens aos professores da turma, Sônia Maria e Nielton Robson. “O bom professor nunca se mostra cansado ou desanimado, busca sempre ensinar o que aprendeu pela vida afora. Obrigado professores Sônia e Nielton por buscarem sempre o melhor para os nossos filhos, inclusive para os mais rebeldes, e por serem acessíveis e atenciosos aos pais”, ressaltou Edilane Ferreira, mãe do doutorando Júlio Cesar. Em seguida, a apresentação musical “Minha Formatura” expressou os agradecimentos dos pequeninos a Deus, aos pais e aos professores. O aluno Elias Aquino de Menezes proferiu o juramento e os pais entregaram o certificado de Doutor do ABC aos respectivos filhos.


    Como em toda formatura infantil, a tradicional valsa é sempre um dos pontos mais aguardados da festa. No entanto, na cerimônia dos Doutorandos do Algodão quem roubou a cena mesmo foi o samba. Num clima de total descontração e alegria, os doutorandos e seus pais protagonizam momentos de carinho e amor ao som da música “A Grande Família”, de autoria do cantor e compositor, Dudu Nobre. Sem a preocupação de manter a harmonia entre os passos e o ritmo, a apresentação tinha uma missão simples: estreitar os laços entre pais e filhos.


    Ao iniciar as considerações finais, a gestora Adelma Casé foi surpreendida por uma homenagem conduzida pela professora Sônia Maria, pelo aluno especial Júlio Cesar e pela filha Lorena Casé. “Pais, se existe uma pessoa mais dedicada e cheia de amor pelos filhos de vocês, eu desconheço”, pontuou a professora. Visivelmente emocionada, a gestora agradeceu aos pais, a comunidade, a equipe da escola e ao secretário de Educação pela confiança depositada em seu trabalho pedagógico. Após a cerimônia, a qual teve como temática a princesa Sofia, os convidados reviveram grandes sucessos da música nordestina ao som dos meninos da “Autarquia do Forró”. 


    Texto e fotos: Antonio Carlos / Jornalista DRT PE 6154

    domingo, 3 de dezembro de 2017

    No Jerimum, Escola Chefe Leandro realiza formatura dos Doutorandos do ABC

    Fundada em 1985, a Escola Chefe Leandro atende alunos de diversas comunidades circunvizinhas ao Jerimum






    Com a temática “Mickey e Minnie: a Disney é aqui”, a Escola Chefe Leandro da Vila do Jerimum, município de Taquaritinga do Norte, realizou a formatura dos Doutorandos do ABC 2017. Marcada por diversas apresentações musicais surpresa, a cerimônia aconteceu na noite do último sábado (02) na sede da Associação dos Produtores Rurais do vilarejo e contou a participação da comunidade local, membros da secretária de Educação, familiares e amigos dos formandos.


    A diretora da escola de ensino Fundamental I e II, Maria de Lourdes Silva Araújo, abriu a solenidade ressaltando a sua alegria e satisfação em poder acompanhar o crescimento educacional dos 15 formandos mirins. “Acredito que não exista gratificação maior para um professor de educação infantil do que ver seus alunos dando os primeiros passos no caminho do saber. Na escola Chefe Leandro, a nossa missão vai além de cuidar e educar, aqui nós compartilhamos amor, ética e valores humanos que nortearam a suas vidas,” assegurou a diretora.


    Após a formação de mesa, composta pelo homenageado da turma e secretário de Educação e Cultura, Marcos Augusto; pela escritora Lia Lucena; pela professora Ana Lopes; pela presidente da associação Josélia Andrade; pela esposa do vereador Eraldo de Pedra Preta Maria Cordeiro e pelo poeta local Luiz Camarão; os doutorandos e seus acompanhantes encantaram a todos os presentes com a execução vocal do hino cívico de Taquaritinga do Norte. A cerimônia também pontuou o falecimento do senhor Antônio José Bezerra, popularmente conhecido como "Antônio Quinôr". Com um minuto de silencio, os presentes homenagearam este filho da terra e solidarizam-se com seus familiares.


    Ao fazer uso da palavra, o secretario de Educação e Cultura Marcos Augusto Lopes, parabenizou o empenho dos pais em prol da formação educacional dos filhos e ressaltou a importância da valorização do estudo na vida de uma criança. “Parabéns aos pais por investirem na educação de seus filhos, tenham a certeza de que não existe nada mais valoroso do que o saber. Peço aos formandos de nossa escola que ouçam com atenção e sigam os conselhos de seus pais, somente desta forma vocês se tornaram homens e mulheres de bem,” frisou o homenageado da turma. O secretário também explicou o motivo da ausência do prefeito Ivanildo Mestre (PR) e reiterou o compromisso da secretaria com uma educação de qualidade para todos.


    O  juramento foi proferido pela aluna Millena Gabriele e os agradecimentos por Matheus Ruan. Para simbolizar o rito de passagem da formatura, quando os alunos tornam-se oficialmente doutorandos, os pais fizeram a investidura da beca e do capelo ao da música “Aquarela” de Toquinho. Em seguida, os padrinhos e madrinhas mirins entregaram os certificados de Doutor do ABC. Um dos momentos mais aguardados foi à tradicional Valsa, ritmo de dança introduzido no Brasil em 1816 por Dom Pedro I em bailes da corte portuguesa no Rio de janeiro. Realizada em duas partes, a primeira entre os formandos e seus padrinhos e a segunda entre os formandos e os seus pais, o gênero musical foi marcado pela alegria e familiaridade.


    Em clima de Natal, os formandos dançaram e cantaram a composição “Natal todo dia” da banda Roupa Nova. A gestora Lourdes Araújo encerrou o cerimonial ressaltando a importância da presença da família na escola e agradecendo o empenho dos pais, professores e funcionários da escola na realização da formatura. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, a escola Chefe Leandro alcançou 5,1, pontuação maior que a estipulada para a rede municipal de ensino. Neste ano, o Ideb projeta que a escola alcance 5,6. 


    Texto: Antonio Carlos / Jornalista DRT PE 6154
    Fotos: Jefferson Lulu

    LEIA MAIS: 

    terça-feira, 7 de novembro de 2017

    Casal do bairro Pedra Branca oferece gratificação a quem encontrar calopsita de estimação

    Fotos: Arquivo pessoal do casal tutor da ave
    Desde a manhã de ontem (06) que o casal Carlos Antônio e Maria José, residentes da rua José Nelson de Assis, n. 15, no bairro Pedra Branca, em Santa Cruz do Capibaribe, tem procurado a calopsita de estimação, Nick, como é conhecida entre os familiares e amigos do casal.

    Ao abrir o portão de sua residência para retirar o veículo de trabalho, Carlos não percebeu que a ave estava nas proximidades. Numa fração de segundos, como relata o casal, o pássaro alçou voo por cima dos telhados das casas que ficam de frente à casa dos tutores do animal.

    Desde então, diversas buscas foram feitas nas adjacências do bairro e até anúncios no programa de rádio, Patrulha do Agreste, o casal fez para tentar reaver o animal de origem Asiática. Uma gratificação no valor de R$ 100,00 foi oferecida a quem encontrar a calopsita. Caso alguém tenha encontrado a ave deverá entrar em contato com Carlos Antonio pelo (81) 9.9411-1195 / 9.9658-6996.

    CALOPSITA

    A calopsita é uma ave que pode ser encontrada em todos os cantos do mundo – não à toa, também é adorada em todo ele. Integrantes do gênero dos psitacídeos, mesmo dos papagaios e  araras, ela é uma das principais escolhas de quem deseja ter uma ave de estimação em casa.

    Bastante independentes, a calopsita não gosta de viver em gaiola e prefere ser criada solta. Ela estará constantemente perto do dono, seguindo os passos dele pela casa, por ser um animal muito companheiro. Além disso, é conhecida pela grande capacidade de aprender truques caso seja bem treinada.

    sábado, 16 de setembro de 2017

    Comoção: Vila do Jerimum se despede da catequista Maria de Fátima

    Fotos: Antonio Carlos






    Diagnosticada em abril deste ano com a Síndrome de Guillain-Barré, Maria de Fátima da Conceição, 29 anos, travou uma verdadeira batalha em prol do restabelecimento de sua saúde. Ao longo dos últimos cinco meses, passou por diversas unidades de saúde e por hospitais de grande porte, dentre eles, o Mestre Vitalino em Caruaru, de Emergência e Trauma em Campina Grande (PB) e o Regional do Agreste, onde veio a falecer por volta de 00h30 da última sexta-feira (15).

    Embora tenha tido alguns momentos de considerável melhora, chegando a receber alta médica para retornar a sua residência, a jovem não sobreviveu ao retorno agressivo da Síndrome e a complicações no sistema Respiratório. Sua última semana de vida foi angustiante para familiares e amigos mais próximos, pois à medida que órgãos vitais a sobrevivência humana, como o cérebro e os pulmões, iam lentamente ficando paralisados, a reversão do quadro clínico tornava-se praticamente irreversível aos olhos da medicina.

    Natural de Taquaritinga do Norte, Fátima criou-se na vila do Jerimum, zona rural do município. Sua origem humilde não a impediu de concluir o Ensino Fundamental na Escola Chefe Leandro em 2004; o Ensino Médio na Escola Estadual Severino Cordeiro de Arruda (atual EREM) em 2007 e de participar de diversos cursos profissionalizantes na Dália da Serra e em Santa Cruz do Capibaribe entre 2008 e 2015. Sempre ao lado de seus pais, seu José Raimundo e dona Sebastiana da Conceição, a jovem dividia o seu tempo entre as atividades do lar, do campo (como o manejo de animais e a agricultura), da confecção e da religião Católica.

    Sua contribuição à comunidade deu-se ao longo dos mais de 12 anos em que ministrou aulas do Crisma para dezenas de jovens circunvizinhos ao vilarejo e esteve a frente da secretaria do Conselho Pastoral da Capela de São Sebastião. Em 2014, participou ativamente da construção do salão anexo da Capela e das mudanças em torno da festa do padroeiro. Sua atuação também poderia ser vista no movimento do Apostolado da Oração, equipe litúrgica e ministério de música.


    Em mensagem de texto publicada num grupo de WhatsApp, a freira coordenadora dos Encontros de Formação de Catequese, irmã beneditina Lidia pontuou: "Fátima, partiste tão cedo... Aqui na terra choro, lágrimas saudades. No céu, festa e alegria para te receber. No céu, os anjos e santos entoam canto. Na terra, as flores se unem e formam coroas e ramalhetes para te homenagear", escreveu. A religiosa pertencente à Diocese de Caruaru, a qual a Comunidade São Sebastião faz parte, finalizou a mensagem dizendo. "Nós aplaudimos a vida bonita de anunciadora da palavra, catequista que foste em sua comunidade. Vai missionária, vai catequista para onde o Senhor te chamou, aqui já cumpriste tua missão," concluiu. Outras demonstrações de carinho a Fátima e de solidariedade aos seus familiares tomaram conta as redes sociais.

    Na manhã de hoje (16), uma Celebração Eucarística de corpo presente acompanhada do ritmo das Exéquias reuniu membros de todos os movimentos pastorais do Jerimum, crismandos, coordenadoras de catequese da Paróquia de Santo Amaro, familiares e amigos das mais diversas localidades. Em sua homilia, o padre Luis Eduardo da Paróquia de São José em Pão de Açúcar destacou o perfil cristão da catequista ao desempenhar suas múltiplas atribuições religiosas, a importância da oração intercessora em vida uns pelos outros e atribuiu somente a Deus o julgamento pelas falhas que qualquer pessoa tenha cometido ao longo de sua vida. A Santa Missa terminou sob forte emoção, a canção “Exéquias”, de padre Zezinho deu o tom da despedida.


    Às 10h26, sob um céu de nuvens acinzentadas e uma suave frisa, o caixão baixou a sepultura silenciosamente. Em seguida, uma salva de palmas acompanhada do som da terra caindo sobre o caixão reacendeu no coração dos presentes a certeza de que as despedidas são a lei da terra e os reencontros são a lei do céu. A causa da morte da religiosa é o segundo caso da Síndrome de Guillain-Barré registrado em menos de cinco anos no município de Taquaritinga do Norte.

    Por Antonio Carlos
    Jornalista DRT PE 6154

    LEIA MAIS: O QUE É A SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ?

    quinta-feira, 31 de agosto de 2017

    Escola do Jerimum abre a Semana da Pátria no município de Taquaritinga do Norte

    A Escola Chefe Leandro é uma das oito unidades de ensino que compõe a rede municipal




    Com o tema “Ariano Suassuna e a Cultura Pernambucana”, a Escola Municipal Chefe Leandro abriu na tarde desta quinta-feira (31) a Semana da Pátria em Taquaritinga do Norte, agreste de Pernambuco. O Desfile Cívico, alusivo aos 195 anos de Independência do Brasil, percorreu a Avenida Tancredo Neves culminando defronte a instituição, onde os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental desenvolveram suas apresentações para o público presente.


    Ao iniciar o ato cívico, a diretora Lourdes Araújo, sexta gestora a assumir a escola desde a implantação do Ensino Fundamental em 1996, explicou o motivo da escolha do tema do desfile. “Nós que fazemos a educação temos o compromisso de valorizar a nossa cultura, o nosso cordel e a nossa leitura”, pontuou. Em seguida, um pelotão formado por alunos da Positiva Formação de Bombeiros Civis, residentes na Dália da Serra e na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, iniciou as apresentações com uma demonstração de comando sob as ordens do instrutor Wendell Isaias.


    Fundada em 2015, a banda marcial Professora Maria do Socorro Queiroz Ramos da Escola Municipal Vereador Ciríaco Ramos de Lima no sítio Cacimba de Baixo em Santa Cruz do Capibaribe apresentou clássicos da música regional. Regida pelo maestro Anderson Alberto da Silva, a banda é formada por 35 componentes, entre alunos e ex-alunos da escola, a qual atualmente tem como gestor, o nortetaquaritinguense Sandro Sinézio.


    Vestidos com as cores de Pernambuco, a Educação Infantil fez a introdução ao tema do desfile apresentado uma réplica do Galo da Madrugada, reconhecido como o maior bloco de carnaval do mundo. A Ciranda da Rosa Vermelha, o artesanato de Caruaru, a Literatura de Cordel e o Forró de raiz foram outras manifestações culturais expostas pelas crianças. O destaque local ficou com o aluno campeão do 7° Concurso Ler Bem, Deyverson Weslly, do quarto ano. Representante do município na competição de incentivo à leitura, realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), o estudante mirim ganhou um tablete e um kit do Projeto ASPA no inicio do mês na cidade de Goiana.


    Contar a trajetória do poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado Ariano Suassuna (1927 - 2014) e os fragmentos da cultura Pernambucana foi uma tarefa para as turmas de Ensino Fundamental. Para tanto, entraram em cena personagens que estão no imaginário do povo brasileiro, e porque não dizer, especialmente do povo nordestino. Chicó, João Grilo, Severino de Aracaju, Nossa Senhora e Jesus Cristo ganharam uma fase jovem, mas não menos engraçada do que aquela que estamos acostumados a lembrar. A gaita que fazia qualquer sertanejo conhecer “Padin Ciço”, hoje soltou suas notas musicais no Jerimum...


    O desfile homenageou ainda os poetas locais Gildo Siqueira, Higino Sousa e Roberto Celestino. “Ficamos felizes com essa homenagem, não por ser atribuída a nossa pessoa, mas por ser uma homenagem feita por essa nova geração, oportunizando assim, o resgate da cultura de nossa terra, muitas vezes desvalorizada pela sociedade contemporânea,” frisou o cordelista Roberto Celestino ao fazer uso da palavra. Em outro momento do desfile, o poeta declamou parte de um cordel autoral dedicado a Ariano Suassuna.


    O secretário de Educação, Marcos Augusto Lopes, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da escola e reforçou o compromisso de uma educação de qualidade para todos os estudantes da rede municipal de ensino. "Parabenizo a diretora Lurdinha por seu empenho e dedicação a frente desta escola. O resultado do seu trabalho são visíveis nesta tarde, mas também nos índices de aprendizagem de cada aluno", frisou o secretário.


    Já o prefeito Evanildo Mestre (PR), acompanhado de membros da sua equipe de governo, vereadores, correligionários e lideranças comunitárias, pontou a importância temática do desfile para a valorização e preservação na cultura pernambucana e agradeceu a participação dos alunos, pais, professores e demais pessoas que prestigiaram o desfile. A Banda Marcial Isaque Bezerra do distrito de Pão de Açúcar encerrou o primeiro dia de desfile cívico de 7 de Setembro. Nesta sexta-feira (01), será a vez da Escola Municipal Sebastião de Lima da comunidade do Algodão prestar sua homenagem à Pátria.


    PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

    Imagem: ASCOM
    Por Antonio Carlos
    Jornalista DRT PE 6154

    sábado, 29 de julho de 2017

    É Notícia no Rádio: Santa Cruz está entre os 62 municípios pernambucanos em situação de emergência por causa da seca

    A barragem de Jucazinho que abastecia Santa Cruz entrou me colapso em setembro de 2016 / Foto: Antonio Carlos

    Pautado sempre pela informação e prestação de serviço, a última edição da temporada do “É Notícia no Rádio” deste sábado (29), destacou entre outros assuntos, que Santa Cruz do Capibaribe está entre os 62 municípios pernambucanos em situação de emergência por causa da seca. O decreto, publicado na edição do Diário Oficial do estado de ontem, declara a possibilidade, por um período de 180 dias, de "adoção imediata das medidas que se fizerem necessárias para, em regime de cooperação, enfrentar situações emergenciais".

    Caruaru e Bonito, que também estavam em emergência pelas chuvas em junho deste ano, integram a lista. As chuvas que atingiram as localidades não foram suficientes para retirar os municípios do grupo de cidades em situação de emergência por conta da estiagem.

    Tiveram a situação de emergência decretada os seguintes municípios: Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoerinha, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes, Venturosa.

    AUMENTO NA INFORMALIDADE PUXOU QUEDA DA TAXA DE DESEMPREGO

    Previsões apontam que a taxa média de desemprego sera de 17% em 2017
    Foto: Divulgação
    A melhora no mercado de trabalho, com o recuo da taxa de desemprego para 13%, foi causada principalmente pelo aumento da informalidade, segundo o IBGE, que divulgou nesta sexta-feira dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua relativos ao segundo trimestre. O número de empregados sem carteira, estimado em 10,7 milhões, subiu 4,3% em relacão aos três primeiros meses do ano e 5,4% em relação ao segundo trimestre de 2016.

    Já o número de trabalhadores conta própria cresceu na comparação com o trimestre anterior em 1,8%, para 22,5 milhões. Em relação ao ano anterior, caiu 1,8%. Apesar da melhora no mercado de trabalho, o desemprego ainda é uma realidade para 13,5 milhões de pessoas. As previsões de analistas apontam que a taxa média de desemprego para 2017 fique na casa dos 13%. No ano passado, ficou em 11,5%.

    O número de empregados com carteira assinada foi de 33,3 milhões. Ficou estável em relação ao trimestre anterior e recuou 3,2% em relacão ao um ano antes ou 1,1 milhão de pessoas a menos trabalhando protegidas pela CLT.

    ANTECIPAÇÃO DO 13º A APOSENTADOS PORÁ R$ 19,8 BI NA ECONOMIA EM AGOSTO E SETEMBRO

    A antecipação do serviço acontece deste 2006. Foto: Reuters
    A antecipação da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS injetará R$ 19,8 bilhões na economia em agosto e setembro, informou nesta sexta-feira a Secretaria de Previdência, vinculada ao Ministério da Fazenda.

    De acordo com o órgão, a medida vai beneficiar 29,4 milhões de segurados que poderão receber a metade do 13º a partir do dia 25 de agosto. O decreto que autoriza a antecipação do pagamento da gratificação natalina foi publicado ontem (28) no Diário Oficial da União.
    A primeira parcela do 13º tradicionalmente é paga em agosto. Por lei, os 4,5 milhões segurados que recebem benefícios assistenciais (Loas), pagos a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não têm direito ao 13º salário.

    FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS CHEGA AO FINAL NESTE SÁBADO

    O acesso a todas as apresentações do FIG 2017 é gratuito. Foto: Divulgação
    A 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns está acabando, mas nem por isso o final de semana será menos agitado na Cidade das Flores. Os polos Mestre Dominguinhos, Pop, Som Na Rural, Forró e Instrumental reúnem nomes locais e nacionais, prometendo uma boa variedade de ritmos e público, como tem acontecido desde o primeiro dia.

    Hoje, último dia de programação, Andrea Amorim, Jr. Black, Spok Frevo Orquestra, Zé Ricardo (RJ), com participação especial de Sandra de Sá, e Fernanda Abreu (RJ) integram a despedida do Mestre Dominguinhos. Hercinho Gouveia, Flaira Ferro, Simone Mazzer (PR) e Marina Lina (RJ), apresentando repertório do disco Três, chegam no palco pop. A Rural começa ainda pela manhã, a partir das 10h, com a Jornada MCs – Edição FIG. À noite, às 22h20, os Mamelungos apresentam as composições do mais recente trabalho, Esse é o Nosso Mundo (2016).

    Os dois últimos dias de festa contam também com atrações nos palcos de Cultura Popular Ariano Suassuna e Forró, com maracatus, cirandas e shows como os de Azulinho, Flávio Leandro e As Severinas. O acesso a todas as apresentações do FIG 2017 é gratuito.

    A 82° edição do programa pontuou ainda o início do pagamento do abono do PIS/Pasep; o aumento na conta de luz a partir de agosto; a redução do PIS/Cofins sobre o etanol e tarifa diminui oito centavos por litro; a declaração do presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia: “Melhor solução para o país é votar denúncia contra Temer na quarta”; e as Eleições de 2018 terão nova urna eletrônica. No campo esportivo, os destaques ficaram com o confronto entre Santa Cruz e Paraná de Lisca, “doido” para não ficar longe do G4; e Osvaldo continua como desfalque no Sport e não poderá enfrentar o Bahia, em Salvador. O programa terminou com as dicas de Cinema para o último final de semana de julho.

    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    sábado, 22 de julho de 2017

    “É Notícia no Rádio” destaca os danos causados pelas chuvas em Pernambuco

    Chuvas causaram transtornos e alagamentos no Grande Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Pautado sempre pela informação e prestação de serviço, o “É Notícia no Rádio” deste sábado (22), destacou entre outros assuntos, os estragos causados pelas chuvas em Pernambuco. A Defesa Civil do Estado contabilizou 61 deslizamentos, 23 pontos de alagamentos, 415 desabrigados e 369 desalojados, com as últimas chuvas. O governo encaminhou equipes de prontidão aos treze municípios mais atingidos: Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, Ribeirão, Gameleira, Escada, Primavera, Bonito, Barra de Guabiraba, Cortês, Ipojuca e Cabo.

    A prioridade foi a retirada das famílias das áreas de risco de desabamento de barreira para serem levadas a abrigos das prefeituras e ajuda humanitária. Ao todo, foram entregues 620 cestas básicas e 684 colchões. Não houve registro de óbito nem pedido de salvamento aos bombeiros.

    Conforme a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o município de Sirinhaém, na Zona da Mata, região mais atingida, chegou a acumular 254 milímetros de chuvas. No Grande Recife, o município com mais chuva foi o Cabo de Santo Agostinho, com 191 milímetros. E no Agreste, Machados, com 82,3 milímetros. No Sertão o maior índice foi de apenas 18 milímetros, em Manari.

    Desde maio, 27 municípios da Mata Sul estão em estado de emergência. Eles chegaram a ter 55 mil desalojados e desabrigados e hoja esse número é de 1.403 desabrigados, 6.512 desalojados e cinco óbitos.

    Assistência

    O governo afirma que até o momento já foram arrecadados e distribuídos cerca de 412,2 toneladas de cestas básicas com alimentos de pronto consumo; 282.400 m² de lonas; 17.492 kits dormitórios; 28.759 colchões; 186,2 toneladas de alimentos avulsos; 252.288 litros de água; 9.693 kits de limpeza; 5 mil kits de higiene; 17,3 toneladas de materiais de higiene e limpeza; e 118,7 toneladas de roupas.

    O governo informa que as doações em dinheiro, para os 27 municípios podem ser feitas na Caixa Econômica Federal, agência 1294, conta 71037-9. Esses recursos farão parte do Fundo de Amparo aos Municípios Atingidos pelas Chuvas (FAMAC), de acordo com o decreto 44.692/2017.

    O total arrecadado será investido em melhoria dos abrigos; reconstrução de bueiros, passagens molhadas e pontes; restabelecimento de escolas, hospitais e postos de saúde danificados pela enchente; e ajuda humanitária. A Codecipe está atendendo a população nos números: 199 e 3181.2490.

    Os municípios são: Amaraji, Água Preta, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Barreiros , Gameleira, Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamadaré, Xexéu, São José da Coroa Grande, Bonito e Escada.

    COM ALTA DE COMBUSTÍVEIS, ETANOL FICA MAIS COMPETITIVO

    O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, acredita que o aumento do PIS/Cofins cobrado ao produtor e ao distribuidor podem contribuir para diminuir a equivalência entre os preços do etanol e da gasolina. Só é vantagem colocar álcool nos veículos, quando o preço desse último corresponde a 70% do valor cobrado na gasolina, porque o álcool apresenta um rendimento menor no motor do carro por ter uma queima mais rápida. Atualmente, essa equivalência de preço está em mais de 80%.

    ANTECIPADA A POSSE DO PREFEITO DE BELO JARDIM

    Hélio dos Terrenos (D) e seu vice, Dr. Silvano (E), tomam posse nesta terça (25/07)
    A posse do prefeito eleito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (PTB), que estava prevista para o dia 31 de julho, será antecipada para o dia 25 (esta terça-feira). O juiz da 45ª Zona Eleitoral de Pernambuco, Demétrius Liberato, concluiu mais cedo o julgamento das contas dos candidatos e não viu mais razão para deixar a diplomação do eleito para o último dia do mês.

    Com isso, a diplomação de Hélio será às 11h, no Salão do Júri do Fórum de Belo Jardim, na Praça Torres Galindo. Uma hora depois, a Câmara Municipal estará dando posse a ele. A transmissão de cargo ocorrerá logo em seguida.

    RESTAM NOVE DIAS PARA O FIM DOS SAQUES DAS CONTAS INATIVAS DO FGTS

    A exatamente nove dias, os trabalhadores beneficiados pela Lei 13.446/17 não poderão mais sacar o saldos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O último balanço da Caixa Econômica Federal apontou que 96% do total do dinheiro disponível já foi sacado, cerca de R$ 41, 8 bilhões.

    Os valores não sacados até o próximo dia 31 permanecerão nas contas do FGTS e só poderão ser resgatados nos casos previstos na legislação do Fundo, como aquisição da casa própria, aposentadoria e doenças graves.

    O PROGRAMA

    A 80° edição do programa pontuou ainda o anuncio da retomada de obras em Pernambuco após a visita de ministra do STF; a doação de 25 mil euros para o combate à fome na África pelo Papa Francisco; o Brasil produzirá equipamentos de radioterapia a partir de 2018; a Programação intensa no final de semana de Garanhuns; o Ypiranga realizará avaliações para as categorias Sub-15 e 17; o Sport perto de quebrar próprio recorde de torcedores na Arena, além das dicas de cinema para final de semana.

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.