terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

    ONG Pão é Vida implanta Consultório Odontológico no sertão de Pernambuco

    Os cirurgiões dentista Ricardo e Lady acompanhado do assistente Kevin durante atendimento médico





    No domingo (26), há aproximadamente 325 quilômetros do maior bloco de Carnaval do mundo, dezenas de pessoas festejavam não o Galo da Madrugada, mas a implantação de um consultório odontológico, montado pela ONG Pão é Vida no Sertão do Moxotó (Sítio Baixa II), em Pernambuco. No intuito de atender gratuitamente pacientes, a iniciativa visa levar saúde bucal aos moradores da região em estado de vulnerabilidade social e desprovidos de políticas públicas.

    Idealizado pelo casal de missionários Joana D’arc e Ronaldo Henzel em 2015, o projeto do consultório odontológico enfrentou uma série de dificuldades, desde a adequação do espaço para a instalação de equipamentos até a mobilização de uma equipe odontológica para efetuar o atendimento médico. “Em maio de 2015 fizemos a publicação pela primeira vez do desafio de montar um consultório odontológico no Sertão do Moxotó. Um ano depois, tínhamos apenas R$ 692,00 para o projeto. Foi quando surgiu o convite de tentarmos algum apoio financeiro para o projeto na Inglaterra,” explicou Joana.

    Em solo europeu, Joana contou com o apoio da intérprete, Sara Moura, que a auxiliou nas visitas de apresentação do projeto a amigos e membros de igrejas cristãs, além de realizar bazares beneficentes em diferentes cidades inglesas com peças produzidas pela própria Joana e outras doadas pelo Ateliê Lu Artes. Assim, foi possível conseguir o valor da cadeira odontológica, do compressor de 50 litros e parte do valor da autoclave. Em solo brasileiro, através da iniciativa de voluntários e parcerias, a ONG efetuou a instalação hidráulica e elétrica e adquiriu balcões com pias, instrumentos clínicos e cirúrgicos.

    Outro fato que chama a atenção na história do consultório é a distância percorrida, entre o Sertão de Moxotó e o município de Goiana, pelos cirurgiões dentista Ricardo Borges e Lady Meire e seus assistentes Kevin Franco e Ana Cleide: 561 quilômetros só de ida. “Embora a distância seja um desafio constante a ser vencido, não poderia ficar indiferente a uma iniciativa tão humana e tão comprometida com o bem-estar do próximo como esta da Pão é Vida. Sinto-me privilegiado em fazer parte desse projeto,” ressaltou o dentista voluntário e sócio administrador da Dental.com, Ricardo. Inicialmente, a proposta é atender de 25 a 30 pacientes mensalmente, devido a distância e precariedade das estradas. Podendo vir a ser quinzenal, caso outros dentistas voluntários se disponibilizem para abraçar esta causa.

    Desprovidos de qualquer unidade básica de saúde, os moradores de Moxotó ficaram agradecidos e emocionados com a iniciativa dos membros da Igreja Batista de Santa Cruz do Capibaribe. “Uma comunidade que sempre foi esquecida como a nossa, agora tem um consultório dentário. Como não se emocionar? Obrigado Pão é Vida por nos tratar com dignidade,” agradeceu seu Alcides. Neste primeiro dia de funcionamento, foram realizados 23 atendimentos, entre extrações, restaurações e profilaxia (processo de limpeza e conservação dos dentes para evitar doenças odontológicas).

    Os três primeiros meses de atendimento do consultório dentário serão mantidos através da doação da renda obtida com a venda do livro “Rota do Mar e Arnaldo Xavier – O que acontece quando o amor por gente, mar e roupa encontra terreno fértil em um coração e uma cidade”. Além da ONG Pão é Vida, outras três Organizações não governamentais são contempladas financeiramente com a comercialização da publicação. De acordo com Joana, são necessário cerca de R$ 1,1 mil mensais para manter o espaço de saúde bucal aberto à população do Moxotó. “Nossas despesas mensais se concentram no custo de material clinico, na alimentação e no combustível para o transporte de dentistas e assistentes voluntários,” contou Joana. 

    Outras informações sobre o trabalho da ONG e formas de como ajudar a manter o consultório no sertão pernambucano, acesse:  http://ongpaoevida.blogspot.com.br/.




    sábado, 25 de fevereiro de 2017

    "É Notícia no Rádio" destaca a programação carnavalesca de Santa Cruz do Capibaribe e região

    Foto: Antonio Carlos / É Notícia no Rádio


    A edição carnavalesca do “É Notícia no Rádio” deste sábado (25) começou colocando o bloco da informação e da prestação de serviço à disposição dos foliões. O transito nas rodovias do estado, a Operação Carnaval montada pelos órgãos de segurança, dicas de como a aproveitar melhor as festas, além da programação de shows e blocos no interior do estado e na Capital da Confecção foram alguns dos destaques do programa.

    A robusta programação do carnaval do Recife e de Olinda, dois dos principais polos de folia de Pernambuco, está repleta de nomes locais e nacionais para fazer a festa do folião. Marco Zero, Pátio de São Pedro, Rec-Beat, Mercado da Boa Vista e Praça do Arsenal são apenas alguns dos mais requisitados palcos no roteiro da capital pernambucana. Eles receberão shows de atrações como Vanessa da Mata, Lenine, Karina Buhr, Elba Ramalho, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e Karynna Spinnelli.



    Algumas dessas atrações, contudo, também devem rodar por outras cidades do estado. A Secretaria de Cultura de Pernambuco tem divulgado, ao longo desta semana, a programação de carnaval do interior. Arcoverde, Barreiros, Bezerros, Paudalho, Tamandaré e Maragogi são municípios que receberão shows de destaque. Dentre cantores, bandas, orquestras e blocos líricos, os foliões poderão aproveitar os eventos nos polos.



    Em Santa Cruz do Capibaribe, o “Bloco dos que não foram” animaram a população neste sábado (25), na Avenida 29 de Dezembro, as 15h. No domingo (26), será a vez do “Bloco das Loucas”, no distrito do Pará, as 16h. Na segunda-feira (27), a folia continua no Pará, com o “Bloco se vire”, as 12h. O último bloco a cair na festa, será o “Capibaribe em Folia”, no próximo sábado (04), ás 14h.

    O Carnaval também é tempo de recolhimento e oração para os cristãos. Aqui, em Santa Cruz do Capibaribe, 14 igrejas católicas e evangélicas realizaram eventos religiosos entre os dias 25 e 28 de fevereiro. Abaixo, você confere a localização de cada denominação:

    Comunidade Católica Despertar em Cristo: Poço Fundo
    Comunidade Divina Misericórdia: Santa Cruz do Capibaribe
    Igreja Cristã Episcopal Paroquia Canaã: Sítio Maracajá – Taquaritinga do Norte
    Igreja Ora vem Senhor Jesus: São Paulo Sinésio
    Igreja Congregacional: Poço Fundo
    Igreja Congregacional Pentecostal Plenitude: Poço Fundo
    Igreja Congregacional Vale da Benção Central: São Paulo Sinésio
    Igreja Congregacional de Santa Cruz do Capibaribe: Sitio Magana
    Igreja Congregacional Vale da Benção II/Acampamento Fonte dos que Clamam: São Paulo Sinésio 
    Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira: Santa Cruz
    Igreja Assembleia de Deus/UMADESC: Cabana Clube – Santa Cruz
    Primeira Igreja Batista: Zona Rural de Santa Cruz
    Primeira Igreja Batista Filadélfia: Poço Fundo



    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” destacou ainda que o programa para fazer declaração do IR está disponível desde a última quinta-feira; Embora tente desmistificar o caso, Compesa dá o primeiro passo para privatização; Principal bloco de Pernambuco, o Galo da Madrugada é alvo de memes; Durante o Carnaval, as Lombadas eletrônicas estarão desligadas; a Conta de luz terá bandeira amarela em março; e Agências bancárias ficarão fechadas na segunda e na terça-feira, tributos estaduais e municipais, recomenda-se que o pagamento seja antecipado.


    Com descontos de até 50%, o programa listou as produções cinematográficas que estão em cartaz neste final de semana nos cinemas do Estado. A trilha sonora ficou por conta dos sucessos "Voltei Recife” de Alceu Valença, “Frevo Mulher” de Zé Ramalho e “Deus é Deus” de Delino Marçal.

    O programa vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Antonio Carlos

    sábado, 18 de fevereiro de 2017

    Cecília Barbosa, coordenadora da Agência do Trabalho, concede entrevista ao “É Notícia no Rádio” e destaca o processo de recrutamento de candidatos à vaga de emprego

    Fotos: Antonio Andrade / É Notícia no Rádio









    Atualmente, procurar o primeiro emprego não é uma tarefa fácil. O candidato precisa se esforçar para mostrar suas qualidades e habilidades para se destacar entre tantas pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Por outro lado, o índice de desemprego bateu recorde e hoje representa o estado que se encontra 12,1 milhões de brasileiros. Diante deste cenário, o “É Notícia no Rádio” deste sábado (18) ouviu a coordenadora da Agência do Trabalho em Santa Cruz do Capibaribe, Cecília Barbosa, no intuito de instruir a população desempregada a como sair deste panorama e conquistar uma vaga de emprego.

    A Agência do Trabalho (também conhecida como SINE - Sistema Nacional de Emprego) é uma unidade técnica da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Governo de Pernambuco. Responsável pela coordenação do conjunto de ações voltadas à intermediação de mão de obra, a Agência atua em consonância com as diretrizes da política estadual de emprego. Tendo como objetivo disseminar informações aos que buscam emprego e ampliar a oferta de serviços ao trabalhador desempregado ou sob risco de desocupação são alcançados através da atuação dos postos da Agência do Trabalho instalados em diversos municípios do Estado.

    A entrevista foi conduzida pela jornalista Josy Santos
    Formada em Administração, a coordenadora da Agência Cecília Barbosa, destacou que o trabalho intermediário do órgão consiste em recrutar profissionais que atendam aos critérios estabelecidos pela empresa contratante. “Neste processo de recrutamento, nós não fazemos discrição de cor, sexo, gênero ou qualquer outro aspecto segregador. Nós encaminhamos os profissionais com o perfil solicitado e o departamento de Gestão de Pessoas dar continuidade ou não ao processo de contratação,” disse Cecília e acrescentou: “E importante frisar que a Agencia não guarda currículo de nenhuma pessoa inscrita: O que temos é um banco de dados nacional com informações pessoais e profissionais de cada trabalhador e à medida que uma vaga surge no mercado e a pessoa com o perfil requerido se interessa, nós fazemos o encaminhamento”.

    Empossada em novembro de 2015, após nomeação da então coordenadora Klaine Melissa à secretaria de Administração da Capital da Confecção, Cecília frisou que a Agência oferece outros serviços, além do recrutamento de mão de obra especializado. “Nós oferecemos uma equipe de psicólogos a empresa contratante, caso ela queria fazer o processo seletivo junto da Agência ou até mesmo usando as dependências físicas de nosso CINE,” explicou. Ainda segundo Cecília, o candidato que optar pelo encaminhamento da Agência terá ao seu dispor a segurança que seus dados pessoais não serão violados e a certeza de que será direcionado a uma empresa formal e adequada as Leis Trabalhistas criadas por meio do Decreto-Lei nº 5.452, de 01 de maio de 1943.

    No site (http://www.sempetq.pe.gov.br/) da secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ), mencionada pela coordenadora durante a entrevista, está disponível ao público em geral e as pessoas com deficiência a lista de vagas de emprego para Santa Cruz do Capibaribe e outros municípios pernambucanos. No play abaixo, encontra-se a entrevista completa concedida a jornalista Josy Santos, onde você saberá o que é necessário para se cadastrar da Agência, dentre outras informações.


    DICAS PARA INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO

    Aproveitando o gancho da entrevista da coordenadora do SINE, o programa separou cinco dicas, concedidas pela especialista em gestão de pessoas, Patrícia Sanchez, para você se destacar e ingressar no mercado de trabalho.

    1ª Dica: Qualificação - Adquirir novos conhecimentos, ampliar e aprimorar habilidades são essenciais para planejar uma carreira de sucesso. A boa notícia é que existem muitos cursos profissionalizantes gratuitos com disciplinas específicas e atividades presenciais ou à distância.

    2ª Dica: Redes Sociais - Com o uso cada vez maior da internet, os candidatos devem tomar algumas precauções para manter uma boa imagem on-line. Tenha cuidado com o vocabulário e na exposição de suas imagens. Evite participar de temas polêmicos ou preconceituosos. Lembre-se que o seu futuro entrevistador pode estar em sua rede.

    3ª Dica: Ampliar os contatos - Conversar com amigos, familiares e colegas de sala deve ser apenas o início do contato na hora de buscar um emprego. Segundo Patrícia, o candidato deve ser receptivo e sempre procurar conversar com as pessoas. Se cadastrar em portais de busca de emprego e em sites de empresas do seu interesse são ótimas alternativas.

    4ª Dica: Entrevista -  As dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego são intermináveis, mas a regra de ouro é única, seja você. Pesquisar sobre a empresa e conhecer sobre o ramo de atuação em questão são conhecimentos muito valorizados na entrevista.

    Reflexão - A reprovação em um processo seletivo é frustrante, mas deve ser avaliada como uma chance de reflexão para que o candidato fique preparado para uma nova oportunidade. Neste momento, o candidato pode aproveitar o tempo para analisar seus objetivos e avaliar se sua escolha vai trazer felicidade.

    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” destacou ainda que o STF decide que Estado deve indenizar presos por condições degradantes; o Itaú se torna o maior banco do País; a Caixa abre agências para tirar dúvidas sobre FGTS neste sábado; MEC pagou R$ 295 mil para youtubers defenderem reforma do ensino médio; além dos lances da quarta rodada do Campeonato Pernambucano e os longa-metragem que estão em cartaz neste final de semana nos cinemas do Estado. A trilha sonora ficou por conta dos sucessos "Chegaste" de Roberto Carlos e Jennifer Lopez e “Você me tocou” de Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó.

    O programa vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Antonio Andrade e Josy Santos

    sábado, 11 de fevereiro de 2017

    Produtores e expositores da Feira da Produção Familiar participam do "É Notícia no Rádio"

    Da esquerda para direita: Josefa Bezerra, Jeasi Onildo e Cícero Bezerra / Fotos: Antonio Andrade





    A edição deste sábado, 11, do “É Notícia no Rádio” entrevistou os agricultores das comunidades rurais do município de Santa Cruz do Capibaribe, Cícero Paulo, Geasi Onildo e Josefa Bezerra, sobre a produção e a comercialização de seus produtos na Feira de Produção Familiar. Todos os sábados, a partir das 6h, no Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva, dezenas de pessoas recorrem a feira para adquirir ovos, manteigas, farinhas, sequilhos, derivados do leite, entre outros alimentos de origem natural.

    Criada em 08 de novembro de 2014, por meio de orientação de produção agropecuária técnica da secretaria executiva de Agricultura, Instituto Agrônomo de Pernambuco e Pastoral Rural, a Feira de Produção Familiar tem por objetivo comercializar o excedente produzidos pelos pequenos agricultores rurais de Santa Cruz do Capibaribe.

    A Feira é composta por produtores de comunidades como o sítio Cacimba de Baixo, Porteiras, Quixabeira, entre outras, cada qual representado por sua própria associação. De acordo com o produtor de lingüiça caseira, Cícero Paulo Gomes, as associações promovem a otimização dos seus produtos: “Os associados organizam os produtores e os capacita através das ações em parceria com a secretaria de agricultura, oferecendo cursos temáticos na área de produção, cultivo e industrialização para o pequeno agricultor”. 
     
    Cícero produzia lingüiça apenas para consumo próprio, percebeu que no município não existia produtos caseiros de boa qualidade, foi então, que viu a possibilidade de produzir este produto. Cumprindo todas as exigências de higiene e qualidade, Cícero produz diversas linguiças com recheio de boi, boi com queijo coalho, porco e lingüiça defumada e está estudando para fazer a de caprinos, ovinos e sabor peixe.

    A ricota é rica em vitaminas A, B, D e E
    As associações em conjunto com os programas governamentais agregam valores aos produtos comercializados. De acordo com produtor de derivados do leite de cabra, Geasi Onildo de Queiroz, os cursos oferecidos pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ensinam a utilizar todos os recursos que tem da forma correta e aproveitando o máximo dos recursos que tem. “Antes nós só aproveitamos o leite na produção de queijo e derivados. Como não tínhamos uma instrução adequada colocávamos o soro para os porcos consumirem. Hoje, esse soro que era desperdiçado, nós produzimos a ricota”, explicou o feirante.

    Fresca, de sabor suave e de baixo teor de gordura é um produto feito basicamente do que sobra da produção de queijos: o soro. No entanto, a ricota não é queijo, mas é tão nutritiva quanto! Apesar das características serem bem próximas, a ricota tem um processo de fabricação diferente aos queijos normais. Contudo, seus benefícios à saúde são grandiosos, principalmente em relação à quantidade de proteínas!

    Vendedora sequilhos e de ovos de galinha caipira, pata e perua, Josefa Bezerra, também produz sequilhos, os quais aprendeu a fazer através de um curso oferecido pelo SERNAR. “Através dos vários cursos oferecidos na minha região, eu pude aprender a produzir sequilhos e a comercializa-los na feira. Uma fonte de renda desconhecida para nós, que até então tínhamos na produção de milho e feijão a nossa única fonte de renda,” contou.

    Assim como dona Josefa, muitos feirantes comprovam a qualidade de seus produtos através do depoimento de seus fregueses. “Embora nós tenhamos nos capacitado para oferecer um produto caseiro de qualidade, nossos fregueses são nosso maior selo de qualidade. Pois, certa vez eu trouxe ovos caipiras de diferentes modos de produção e os clientes perceberam a diferença no sabor e no tempo de duração. Já feira seguinte nos falaram dessa e nós buscamos nos adaptar ao gosto do freguês,” comentou Josefa.

    Além da comercialização de frutos da terra, livre de aditivos químicos industrializados como anabolizantes, pesticidas e adubos artificiais, a Feira dispõe ainda de café da manhã com pratos típicos da região, artesanatos e hortaliças. No play abaixo, você confere a entrevista na integra com os produtores e expositores da Feira de Produção Familiar da Capital da Confecção:



    O PROGRAMA

    O “É Noticia no Rádio” destacou ainda a vista do presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM), ao govenador do Estado, Paulo Câmara, para discutir projetos de interesse do estado; a previsão de elevação de chuvas para o Nordeste feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico; os prazos finais para inscrição no Sisu, Fies e Prouni; os preparativos para 10ª edição do Curta Taquary; além dos lances da terceira rodada do Campeonato Pernambucano e os longa-metragem que estão em cartaz neste final de semana nos cinemas do Estado. 

    O programa vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Josy Santos e Antonio Andrade

    sábado, 4 de fevereiro de 2017

    “É Notícia no Rádio” destaca, entre outros assuntos, que a taxa de postagem de documentos do Detran não é obrigatória

    Foto: Divulgação




    Tendo como principal objetivo, a informação e a prestação de serviço, o “É Notícia no Rádio” deste primeiro sábado (04) de fevereiro destacou que a Taxa de postagem de documentos do Detran não é obrigatória. Assim como o Hemope, o programa convocou doadores para repor estoque de sangue para o carnaval e alertou os ouvintes para o possível reajuste na conta de Agua e no financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros assuntos.

    REAJUSTE DA COMPESA PODERÁ CHEGAR A DOIS DÍGITOS EM 2017

    O consumidor pernambucano já pode ir se preparando para mais um reajuste neste início de ano. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) encaminhou sua solicitação de aumento tarifário anual para análise e aprovação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). Se forem levados em consideração apenas os índices de correção da inflação (IPCA e IGPM), a conta de água vai subir entre 6% e 8%. Mas a companhia apresentou outras planilhas de custos, que podem fazer o reajuste da Compesa fechar em dois dígitos, como aconteceu em 2016 (10,69%).

    O pedido de reajuste foi entregue à Arpe na semana passada e a expectativa é concluir a avaliação este mês para que entre em vigor a partir de março. O valor integral só será sentido nas contas de água a partir de maio. Pelas regras do reajuste, a Compesa pode aplicar 88% do acumulado anual do IPCA e 11,4% do IGPM.

    AINDA SOBRE A COMPESA, A COMPANHIA SUSPENDE ATENDIMENTO AO CLIENTE ATÉ A PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

    Os serviços de atendimento ao cliente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estão suspensos desde o meio-dia de ontem, sexta-feira (3). A medida foi necessária porque a companhia realiza a transferência do centro de dados das operações. 

    O serviço, que é realizado por telefone ou nas lojas físicas do estado, volta a funcionar às 8h da segunda-feira (6). Apenas casos de emergência, como vazamentos e estouros de cano serão atendidos. Nesses casos, a situação deve ser reportada aos números 0800 081 0185 ou 0800 081 0195. 

    PAGAMENTO DE BOLETOS ATRASADOS EM TODOS OS BANCOS TEM NOVO CRONOGRAMA

    O início do serviço de pagamento de boletos atrasados em qualquer banco foi adiado de março para julho por decisão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Pelo novo calendário, a data em que o serviço começa a valer é 10 de julho para boletos acima de R$ 50 mil. A partir de julho, os valores vão decrescendo e sendo incluídos no serviço a cada mês.

    Segundo a Febraban, o novo cronograma, que prevê a liberação em etapas, foi necessário diante da grande quantidade de boletos emitidos por ano, cerca de 3,5 bilhões. Com o novo sistema, além de o cliente não ser obrigado a pagar o boleto apenas com o correspondente bancário, o comprovante de pagamento será mais completo, incluindo informações como juros, multas e descontos. 

    Confira o novo cronograma: 

    10 de julho - Acima de R$ 50 mil
    11 de setembro - Entre R$ 2 mil e R$ 49.999,99
    9 de outubro - Entre R$ 500 e R$ 1.999,99
    13 de novembro - Entre R$ 200 e R$ 499,99
    11 de dezembro - Até R$ 199,99

    TAXA DE POSTAGEM DE DOCUMENTOS DO DETRAN NÃO É OBRIGATÓRIA

    No boleto enviado às residências está embutida a taxa de postagem de documentos, no valor de R$ 16,87. A taxa é opcional e deve ser paga pelos proprietários que desejam receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em casa. 

    Devido à falta de atenção ou a busca por comodidade, muitos contribuintes acabam pagando a mais. 

    A cobrança não faz parte do IPVA e sim do licenciamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), que inclui também a taxa do Corpo de Bombeiros.

    A taxa de postagem de documentos foi instituída junto com 19 novas taxas no início de 2016. Na época, o órgão disse que passou a cobrar pela entrega do CRLV por causa dos altos custo para imprimir, envelopar, postar e entregar o certificado nas residências. 

    Esse ano, o valor passou de R$ 15,77 para R$ 16,87, um aumento de 6,9%.

    COMO FAZER

    Para descartar o pagamento da taxa de postagem, o proprietário do veículo precisa entrar no site do Detran, disponível no endereço www.detran.pe.gov.br, inserir a placa e solicitar a impressão da guia de débitos.

    Depois, é possível imprimir o boleto com IPVA em cota única ou parcelado sem a taxa de postagem. Ainda é possível escolher a opção “desdobramento de débitos” e selecionar individualmente os débitos que se deseja pagar. 

    Por último, para retirar o CRLV, o dono do veículo precisa agendar pelo site do Detran e comparecer a qualquer posto de atendimento do órgão.

    Foi assim que o motorista Artur Felipe de Albuquerque escapou de pagar a mais. O prazo para pagamento do licenciamento encerra no dia 24 desse mês. “Se é opcional, não deveria vir embutido no carnê do IPVA. Quem não presta atenção acaba pagando a mais. Acho que o contribuinte deveria ser avisado com antecedência. Já entrei no site e vi o procedimento para não pagar”, comenta.

    QUASE 2 MIL NOVOS PROFESSORES VÃO REFORÇAR A REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO

    Quase dois mil novos professores devem começar a integrar a Rede Pública de Educação em Pernambuco a partir deste mês. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), uma equipe técnica trabalha para averiguar quais disciplinas e quais cidades devem ser as primeiras a receber os aprovados do concurso realizado no ano passado. 

    Das três mil vagas disponibilizadas no certame, 1.944 pessoas foram classificadas, mas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o número é insuficiente, uma vez que existem 17 mil contratos temporários em Pernambuco.

    HEMOPE CONVOCA DOADORES PARA REPOR ESTOQUE DE SANGUE PARA O CARNAVAL

    A Fundação Hemope está convocando os doadores para repor o estoque estratégico de sangue para o período de carnaval. Até o sábado de Zé Pereira, 25 de fevereiro, mesmo dia do desfile do Galo da Madrugada, a campanha será realizada com ajuda de cartazes e lâminas, filme e peças digitais para a internet. Os cartazes serão afixados em ônibus das principais linhas da Região Metropolitana do Recife, trêns do metrô e hospitais, além de estabelecimentos como farmácias, padarias, escolas e lojas do comércio do Recife e interior do estado.

    De acordo com a médica Anna Fausta Cavalcante, diretora de Hemoterapia, a meta é aumentar o estoque em pelo menos 25% em relação aos últimos meses. "Atualmente são realizadas no Hemocentro Recife, cerca de 280 a 300 doações/dia, mas o ideal é que este número chega a 400", acrescentou.

    DE ACORDO COM O MINISTÉRIO, A CAIXA VAI DIVULGAR AS DATAS NA PRIMEIRA QUINZENA DE FEVEREIRO PARA O SAQUE DE FGTS

    O ministério do trabalho alerta sobre o falso calendário para saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que circula pelas redes sociais. Na quinta-feira (2), a Caixa Econômica Federal esclareceu que o calendário oficial ainda não foi divulgado, mas que as datas serão confirmadas "ainda na primeira quinzena deste mês".

    Consulta

    Para consultar se tem uma conta inativa no FGTS e o saldo, o trabalhador pode verificar no site do FGTS. Para acessar o extrato, é preciso ter em mãos o número de identificação social (PIS/Pasep), encontrado na carteira de trabalho, e uma senha, chamada Senha Cidadão, que pode ser criada no momento do acesso neste endereço.

    PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ABRE VAGAS PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL

    O programa de intercâmbio para alunos da rede estadual está com as inscrições abertas por meio do site da Secretaria Estadual de Educação. Os jovens podem se inscrever em três categorias diferentes do Programa Ganhe o Mundo: tradicional, musical e esportiva.

    O modelo tradicional oferece 1 mil vagas para as línguas inglesa e espanhola. Os candidatos devem prestar uma prova com conteúdos de matemática, português, inglês e espanhol no dia 31 de março, e os resultados serão publicados em 25 de abril.

    Para as 10 vagas do programa musical, as provas escritas e de audição serão feitas no Conservatório Pernambucano de Música no dia 17 de março e o resultado é esperado para 18 de abril.

    Os alunos-atletas que se candidatarem para as 20 bolsas do programa esportivo tem até 17 de fevereiro para concluir a inscrição. O intercâmbio educacional e esportivo garante dois meses de estudo no exterior. 

    GOVERNO ANUNCIA NA SEGUNDA-FEIRA MEDIDAS PARA MINHA CASA MINHA VIDA

    O presidente Michel Temer e o ministro das Cidades, Bruno Araújo anunciam na segunda-feira, 6, um pacote de novas medidas para revigorar o Programa Minha Casa Minha Vida, conforme antecipou na quinta-feira, 2, o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

    Segundo o Ministério da Cidades informou nesta sexta-feira, 3, a contratação de novas unidades habitacionais, o reajuste de renda dos beneficiários do programa e a ampliação do teto dos imóveis por recorte territorial e localidade estão entre as ações que serão apresentadas pelo governo federal.

    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.