sábado, 20 de janeiro de 2018

    No Jerimum, despedida do Padre Antônio Ivemar marca o encerramento da Festa de São Sebastião

    Neste ano, o padre Antônio Ivemar completará 20 anos de ordenação sacerdotal / Fotos: Antonio Carlos


    Com uma programação restritamente religiosa, a 68ª festa de São Sebastião na vila do Jerimum, município de Taquaritinga do Norte, chegou ao final na tarde deste sábado (20), dia do Padroeiro. Ao longo do dia, os fiéis participaram de caminhada, batizados, missas, procissão, louvor, dentre outras celebrações; mas a despedida do pároco Pe. Antônio Ivemar da Silva Pontes foi o marco da edição desta tradicional festividade religiosa.


    O tema da festa “A exemplo de São Sebastião, sejamos leigos comprometidos com a Justiça e a Paz” dialoga com a proposta da igreja Católica no Brasil de instituir 2018 como o Ano do Laicato. “Todos aqueles que foram batizados, leigos e leigas, assim como São Sebastião, são chamados a promover a Justiça e a Paz.  Somente desta forma, nós teremos dias melhores e construiremos uma sociedade mais justa e fraterna,” pontuou o sacerdote natural de Sairé. Ao som da canção “Há um barco esquecido na praia”, o religioso concluiu a pregação convocando os cristãos a converterem os seus corações e tornarem-se anunciadores do Evangelho.


    Como o tríduo do padroeiro acontece logo após a Festa de São Amaro, principal comemoração religiosa do município, a comunidade rural foi à última a despede-se do pároco Ivemar, empossado na paróquia da Dália da Serra desde fevereiro de 2010. Através das palavras do jornalista Antonio Carlos [acesse ao texto, AQUI], do poeta local Luiz Camarão e da melodia “Alma Missionária”, a vila do Jerimum expressou o seu agradecimento e recolhimento pela atuação do padre na capela fundada na década de 1950. Membros da nova geração de jerimunienses, Marília Costa e João Henrique, foram os portadores do abraço fraterno da comunidade e dos movimentos pastorais que compõem a igreja.

    Foto: Pascom
    Sempre muito bem humorado, o padre agradeceu a acolhida da comunidade de forma singular e popular entre os paroquianos: “Quando quiserem me visitar em Bezerros, já sabem o segredo: Levem aquela galinha de capoeira bem ‘guisadinha’ que a gente almoça juntos”, brincou o padre Ivemar.  Entre as várias ações conduzidas pelo sacerdote na capela destacam-se a transferência do encerramento do tríduo para o dia de São Sebastião, a construção do Salão Comunitário e o envio de seminaristas anualmente para o acompanhamento pastoral da comunidade de fé.


    Segundo o Conselho Pastoral Comunitário, o novo pároco, padre Pedro Antônio Filho, será empossado na Matriz no dia 04 de fevereiro e a primeira missa na capela está prevista para o início da Quaresma. Além dos devotos de São Sebastião vindos de todos os recantos do município e cidades circunvizinhas, estiveram presentes na Missa campal o prefeito Ivanildo Mestre (PR), o presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo de Pedra Pedra (PTN), vereadores, secretários e lideranças políticas. Após as atividades socioculturais, o Show com o ministério de música Sagrado Coração de Jesus encerrou as festividades religiosas.

    ANO DO LAICATO 2017- 2018

    Entre os dias 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, e 25 de novembro de 2018, a Igreja do Brasil vai celebrar o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). O objetivo principal do deste ano litúrgico é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

    Por Antonio Carlos
    Jornalista  

    Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não.


    Prezado amigo e irmão em Cristo, Pe. Ivemar.

    Há exatos sete anos e dez meses... Nós o acolhíamos nesta capela como “aquele que vinha em nome do Senhor”. Recordo-me que naquela celebração, nos apresentamos como um povo de origem simples, que vinha buscando na vivencia dos ensinamentos de Jesus Cristo, o nosso maior tesouro. Na ocasião, ressaltamos ainda as nossas falhas e limitações, as quais queríamos em comum acordo superá-las. E deste dia pra cá, quantas coisas vivemos? Quantos momentos compartilhados? Quantas mudanças?

    Tais mudanças foram além da troca de cor da capela, da implantação do sistema de som, do sistema hidráulico, do aperfeiçoamento da iluminação e principalmente da construção do nosso tão almejado salão comunitário. As mudanças ocorreram no nosso coração, no nosso nível de espiritualidade e na nossa compreensão do tempo e dos propósitos de Deus. Porque isso aconteceu? Porque o Senhor nos enxergou como irmãos de caminhada, porque o senhor nos acolheu e amou semelhantemente ao “Bom Pastor”. Porque o senhor nos instruiu a estudar a palavra e a participar das celebrações de nossa capela. Quantas vezes não ouvimos o senhor perguntar com o sorriso no rosto: “Mais você mora no Jerimum, num lembro de te-lo visto na igreja? Vou lhe esperar na próxima Missa, viu? Como esse “puxão de orelha” era acolher...  Nos sentíamos próximos ao senhor, padre Ivemar.

    Na sombra desta capela, nós comemoramos o seu aniversário. Na sacristia, por muitas vezes não fomos capazes de compreender os seus direcionamentos, e por estes momentos de contendas, nós pedimos perdão... Todavia nesta mesma sacristia, o senhor nos instruía a servir a Deus com maestria. Lembra quando o senhor nos disse: “Vejam orçamentos e adquiram o melhor material para a construção do salão, pois para Deus sempre o melhor”. Garanto que o senhor não esquece de nossas reivindicações pela Missa do Natal... Quantas vezes, mesmo estando com a agenda completa, o senhor não abriu um espaço para celebrar conosco o nascimento do Príncipe da Paz. Afinal, como o senhor mesmo comentava: “Quando chega o Natal, a comunidade do Jerimum inventa um Show de Prêmios, uma confraternização... tudo para que vá celebrar a missa lá.” Realmente, o senhor tinha razão, a gente planejava sim. Não porque nos julgávamos melhor que as demais comunidades, mas pelo fato de que tais celebrações nos conduziam ao verdadeiro sentido do nascimento de Jesus.

    Hoje se nós tivéssemos que sintetizar em uma frase o período sacerdotal que o senhor esteve convosco, nós diríamos: “Seja, porém, o vosso sim; sim, e o vosso não; não, o que se afasta disto não prove de Deus” (Mt 5, 37). Obrigado, padre Ivemar, por celebrar o mistério da Fé nas nossas vidas, obrigado por cada sacramento do Batismo, por cada primeira eucaristia, por cada matrimonio, por cada seminarista que enviado à nossa comunidade... Obrigado por todas as vezes que o seu ministério sacerdotal nos aproximou do “Autor e Consumador da nossa fé”.

    Como São Sebastião será o padroeiro de sua nova paróquia, desejamos que o exemplo de entrega e serviço deste mártir a Cristo, o inspire a continuar pregando a Palavra de Deus. Quanto nós, continuaremos nesta comunidade, sempre de portas e abraços para acolhê-lo e celebrar as maravilhosas do Senhor. Como a hora do até breve se aproxima, queremos que o senhor leve consigo um pouco de nossa história, mas nós não a contamos só em palavras, mas também em cores e luz... Através de Marília Costa e João Henrique, a nova geração de jerimuniense instruídos na fé pelo Senhor, receba o nosso forte e fraterno abraço.

    Comunidade São Sebastiãoo

    terça-feira, 16 de janeiro de 2018

    Fé e Tradição: Vila do Jerimum vivência festa religiosa de São Sebastião

    A capela foi construída em 1950, mas somente em 52 iniciou a devoção ao mártir São Sebastião / Foto: Antonio Carlos




    A partir desta quarta-feira (17), a comunidade católica do Jerimum, município de Taquaritinga do Norte, vivenciara a tradicional festa de São Sebastião. Na noite de abertura, membros da igreja prestarão uma homenagem póstuma à catequista Maria de Fátima, falecida em setembro do ano passado vítima da Síndrome de Guillain-Barré [relembre o caso].

    No sábado (20), dia de São Sebastião, a caminhada dos fiéis saindo da BR 104, na altura da via de acesso ao vilarejo, em direção a Capela abrirá a programação de encerramento da festa. A tarde, ao final da Missa campal, a comunidade se despedirá de seu pároco, o padre Antônio Ivemar, transferido para a Paróquia de São Sebastião em Bezerros após quase oito anos de pastoreio na Dália da Serra.

    Ao longo do tríduo, os fiéis poderão participar de diversas Celebrações Eucarísticas, Recitações do Terço, momentos de oração e louvor. As atividades socioculturais, como bingo, leilão e quermesse, acontecerão todos os dias da festa logo após a Santa Missa. Já as festividades seculares, como shows e apresentações musicais, estão previstas para acontecer no final de semana seguinte ao encerramento das celebrações cristãs.

    A seguir, confira a programação religiosa da Festa de São Sebastião:

    CONVITE


    Amados irmãos e irmãs

    Janeiro é mês sagrado para todos nós, tempo favorável de devoção, espiritualidade e celebração. É tempo de festejarmos louvores ao nosso Mártir São Sebastião. Por isso, nossa comunidade se enche de alegria e esperança para convidá-lo a participar das festividades em honra do nosso padroeiro que acontecerá entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2018.

    Este ano refletiremos o tema: “A exemplo de São Sebastião, sejamos leigos comprometidos com a Justiça e a Paz”. Que a exemplo de São Sebastião, cada um possa acolher em sua vida a missão de ser instrumento de Paz e torne-se igual testemunha, fiel discípulo de Jesus, que, com coragem e firme fé leva adiante a proposta do Mestre.

    Pe. Antonio Ivemar, 
    Seminarista Josivan Nunes e 
    Conselho Pastoral Comunitário

    PROGRAMAÇÃO

    Missa de abertura do tríduo em 2015 / Foto: Antonio Carlos
    Dia 17 de Janeiro (Quarta-feira): Abertura da Festa

    6h: Repique de sino e Alvorada festiva
    18h30: Recitação do Terço na residência do casal Marinalva Gomes e Aroldo Costa, em seguida de procissão com a Bandeira.
    19h30: Celebração Eucarística presidida pelo Revmo. Pe. Edson Alves.
    Animação: Grupo Tem Jeito (Santa Cruz do Capibaribe)

    Noiteiros: João Farias, Miguel Carola, Severino Minerva, Sebastiana Nogaia, Maria Nogaia, Lázaro Ramos, Raimundo Genu, Inácio Ricardo, Aderval Borges, Antônio Borges, Eliel Gomes, Zuza Carola, Júlio Pedrosa, Família Cordeiro de Arruda, Sebastião Andrade, Zezé Arnóbio, Eduardo Arnóbio, Zé Holanda, Miguel do Leite, Ricardo Arnóbio, Sandro, Roberto, Bertulino, Eronides, Alice Cândido, Raimundo e Adelma Casé, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaritinga do Norte e suas respectivas famílias.

    Comunidades convidadas: Baraúna Furada, Situação, Pedra Preta, Serra dos Bois, Riacho Doce, Monteiro e Pororoca.

    Movimentos: Apostolado da Oração do Jerimum, Serra dos Bois, Algodão, Placas e Taquaritinga do Norte.

    Dia 18 de Janeiro (Quinta-feira)

    6h: Repique de sino e Alvorada festiva
    15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
    18h30: Recitação do Terço
    19h30: Celebração Eucarística presidida pelo Revmo. Pe. Erandi Expedito
    Animação: Coral de São Pedro (Algodão)

    Noiteiros: Gilmar Gomes, Zome Nogaia, Zé de Damião, Geni Gomes, Alberico Minerva, Rozeno Gomes, Tinda Gomes, Nelson, Ducha, Dorinho, Amauri Minerva, Paulo Amilton, João Paulo Pontes, Ita Pereira, Zéu Moreira, Nenê de Cidinha, Joaozinho Aboiador, Severino Agostinho, Zezé de Galinha, Zuzu Gomes, José Luna, Antonio do Leite, Robélio Ramos, Nanza Matias, Edvaldo Matias, Borjão Lino, Bilô Domingos, Alcides Verdureiro, Lourinaldo de Iraci, Zé de Teca, Alexandre Cordon, Marçal, Ivanildo, Marquinho, Luís Marinheiro e Luiz Camarão e suas respectivas famílias.

    Comunidades convidadas: Gravata do Ibiapina, Capoeira da Rocha, Algodão São Paulo, Minguaiu e Mulungu.

    Movimentos: Apostolado da Mãe Rainha do Jerimum, Pedra Preta, Algodão, Baraúna Furada, Riacho Doce e Taquaritinga do Norte. Catequese do Crisma e Identidade Cristã de Santa Cruz do Capibaribe.

    Dia 19 de Janeiro (Sexta-feira)

    6h: Repique de sino e Alvorada festiva
    18h30: Recitação do Terço
    19h30: Celebração Eucarística presidida pelo Revmo. Mons. José Roque
    Animação: Ministério de Música Adonai (Jerimum)

    Noiteiros: Haroldo Costa, João Caibeira, Naldo de Nanci, Lucinho, Sandro Barbosa, Sérgio Gomes, João Paulo Gomes, Sílvio Nonato, Amara Minerva, Lourdes Minerva, Neta Minerva, Moza Gomes, Hélio Medeiros, César de Diva, Arlindo Fogueteiro, Amaro Caxetão, Mí de Amaro, Amauri de Amaro, Til, Juscelino, Jonas Gomes, Geovane Ferreira, Miguel do Bar, Amaro Adelino, Adão, Modesto Araújo, Raimundo Minerva, Ronielle Alves, Din de Vavá, Luciano Lucena, Nico Albuquerque, Raimundinho de Zomé, César de Só, Sival, Leôncio Pereira, Biu de Doutor, Natercio, Mala Veia, Sebstião Cabanin, Luiz de Zefinha, Gena, Biu e França, Bauzinho, Thiago, Messias, José Cordeiro (Doutor), Edilson, Abílio, Edgar, Cid, Zezé Mendonça, Zuzinha Caibeira, Wellington, Iran, Enoque, Louro de Fabiana, Alcindo Aragão, Maria das Graças, Nita Ramos, Luiz Vagner, Berg e suas respectivas famílias.

    Convidados: Prefeitura de Taquaritinga do Norte, Câmara de Vereadores, Associação dos Agricultores e dos Produtores Rurais do Jerimum e Associação Nossa Senhora Aparecida de Pé de Serra.

    Tradicionalmente, o Apostolado da Oração local antecede o clero / Foto: AC
    Dia 20 de Janeiro (Dia da Festa)

    05h: Primeira Caminhada de São Sebastião (concentração às margens da BR 104, próximo a via de acesso ao Jerimum).
    06h: Repique de Sino, Alvorada festiva e Canto do Ofício de Nossa Senhora, ao término Café da Manhã partilhado.
    10h: Celebração Eucarística Solene presidida pelo Revmo. Pe. Jefferson Adelino. Animação: 
    11h: Batizados
    12h: Repique de sino e Girândola.
    16h30: Procissão com a imagem de Glorioso Martin São Sebastião pelas principais ruas da Comunidade.
    17h15: Celebração Eucarística Campal presidida pelo Revmo. Pe. Antonio Ivemar.
    Animação: Coral Sagrado Coração de Jesus (Santa Cruz do Capibaribe).
    18h30: Queima de Fogos de Artifícios e retreta com a Banda Musical Dom Luiz de Brito. 20h: Show com o ministério de música Sagrado Coração de Jesus.

    Responsáveis: Comunidade do Jerimum
    Madrinhas do Andor: Senhoras e Senhoritas da Comunidade
    Comissão Organizadora da Festa: Conselho Pastoral Comunitário