sábado, 20 de janeiro de 2018

    No Jerimum, despedida do Padre Antônio Ivemar marca o encerramento da Festa de São Sebastião

    Neste ano, o padre Antônio Ivemar completará 20 anos de ordenação sacerdotal / Fotos: Antonio Carlos


    Com uma programação restritamente religiosa, a 68ª festa de São Sebastião na vila do Jerimum, município de Taquaritinga do Norte, chegou ao final na tarde deste sábado (20), dia do Padroeiro. Ao longo do dia, os fiéis participaram de caminhada, batizados, missas, procissão, louvor, dentre outras celebrações; mas a despedida do pároco Pe. Antônio Ivemar da Silva Pontes foi o marco da edição desta tradicional festividade religiosa.


    O tema da festa “A exemplo de São Sebastião, sejamos leigos comprometidos com a Justiça e a Paz” dialoga com a proposta da igreja Católica no Brasil de instituir 2018 como o Ano do Laicato. “Todos aqueles que foram batizados, leigos e leigas, assim como São Sebastião, são chamados a promover a Justiça e a Paz.  Somente desta forma, nós teremos dias melhores e construiremos uma sociedade mais justa e fraterna,” pontuou o sacerdote natural de Sairé. Ao som da canção “Há um barco esquecido na praia”, o religioso concluiu a pregação convocando os cristãos a converterem os seus corações e tornarem-se anunciadores do Evangelho.


    Como o tríduo do padroeiro acontece logo após a Festa de São Amaro, principal comemoração religiosa do município, a comunidade rural foi à última a despede-se do pároco Ivemar, empossado na paróquia da Dália da Serra desde fevereiro de 2010. Através das palavras do jornalista Antonio Carlos [acesse ao texto, AQUI], do poeta local Luiz Camarão e da melodia “Alma Missionária”, a vila do Jerimum expressou o seu agradecimento e recolhimento pela atuação do padre na capela fundada na década de 1950. Membros da nova geração de jerimunienses, Marília Costa e João Henrique, foram os portadores do abraço fraterno da comunidade e dos movimentos pastorais que compõem a igreja.

    Foto: Pascom
    Sempre muito bem humorado, o padre agradeceu a acolhida da comunidade de forma singular e popular entre os paroquianos: “Quando quiserem me visitar em Bezerros, já sabem o segredo: Levem aquela galinha de capoeira bem ‘guisadinha’ que a gente almoça juntos”, brincou o padre Ivemar.  Entre as várias ações conduzidas pelo sacerdote na capela destacam-se a transferência do encerramento do tríduo para o dia de São Sebastião, a construção do Salão Comunitário e o envio de seminaristas anualmente para o acompanhamento pastoral da comunidade de fé.


    Segundo o Conselho Pastoral Comunitário, o novo pároco, padre Pedro Antônio Filho, será empossado na Matriz no dia 04 de fevereiro e a primeira missa na capela está prevista para o início da Quaresma. Além dos devotos de São Sebastião vindos de todos os recantos do município e cidades circunvizinhas, estiveram presentes na Missa campal o prefeito Ivanildo Mestre (PR), o presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo de Pedra Pedra (PTN), vereadores, secretários e lideranças políticas. Após as atividades socioculturais, o Show com o ministério de música Sagrado Coração de Jesus encerrou as festividades religiosas.

    ANO DO LAICATO 2017- 2018

    Entre os dias 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, e 25 de novembro de 2018, a Igreja do Brasil vai celebrar o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). O objetivo principal do deste ano litúrgico é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

    Por Antonio Carlos
    Jornalista  

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário