domingo, 14 de abril de 2019

    Deputada Alessandra Vieira prestigia encenação da Paixão de Cristo e Procissão de Ramos, no Agreste do Estado

    Fotos: Edson Arruda e Daniel Bruno

    Após uma semana muito produtiva na Assembleia Legislativa, onde a deputada Alessandra Vieira (PSDB) solicitou a implementação de unidades do Expresso Empreendedor em Santa Cruz do Capibaribe e Toritama e apresentou um novo projeto de lei que dispõe que todas as Escolas de Ensino Médio em Pernambuco disponibilizem a cartilha institucional “Contra o bullying - Justiça nas Escolas“, a parlamentar dedicou o último final de semana para prestigiar a encenação da Paixão de Cristo, em Brejo na Madre de Deus; a festa de Santo Expedito, em Santa Cruz do Capibaribe; e a Procissão de Ramos, em Poção, ambos no Agreste do Estado.


    Acompanhada pelos prefeitos, Edson Vieira, de Santa Cruz do Capibaribe; Hilário Paulo, de Brejo da Madre de Deus; e Joãozinho Tenório, de São Joaquim do Monte, a deputada Alessandra acompanhou na sexta-feira (12) a apresentação especial da 52ª encenação teatral da Paixão de Cristo, de Nova Jerusalém, e destacou o potencial turístico do maior espetáculo ao ar livre do mundo. “É sempre uma alegria e uma emoção acompanhar este espetáculo e constatar o crescimento de público dos mais variados lugares do país a cada edição. Além de valorizar a cultura pernambucana, a encenação tem um forte potencial turístico para o Agreste” pontuou a parlamentar suplente na comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Alepe.


    No sábado (13), em Santa Cruz do Capibaribe, a deputada reuniu-se com mães de crianças autistas para ouvir os relatos e as sugestões para melhoria das políticas públicas destinadas às pessoas portadoras do transtorno. Titular da comissão de Saúde e Assistência Social, dentre outras, Alessandra destacou o quanto esses momentos são importantes para o desenvolvimento de ações. “Ouvir o relato de quem esta cuidando de pessoas Autistas é primordial para se desenvolver ações mais eficazes e mais comprometidas com a realidade, uma vez que o Autismo apresenta diferentes graus de funcionalidade,” frisou Alessandra. À noite, a deputada participou dos festejos religiosos de Santo Expedito, no bairro São Miguel, onde encontrou munícipes e obteve o retorno positivo de seus projetos de leis em tramitação na Alepe e as cobranças (Indicações) ao Governo do Estado de serviços e obras.


    Em Poção, tida como a terra do mais belo cruzeiro da América Latina, Alessandra participou da Procissão e da celebração da Santa Missa do Domingo de Ramos (14), ao lado do prefeito local, Merson Vasconcelos, e do prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira. O momento de fé permitiu o reencontro da deputada com a população local que a elegeu majoritária no município e com o ex-pároco da Capital da Confecção, Monsenhor Heleno. No turno da tarde, os fiéis Católicos acompanharam as canções e a pregação do padre João Carlos.

    quarta-feira, 10 de abril de 2019

    Deputada Alessandra Vieira apresenta projeto de lei que disponibiliza cartilha institucional contra o bullying nas escolas do Estado

    Outros seis projetos de lei da deputada estão em tramitação na Alepe / Foto: Edson Arruda

    Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (10), o novo projeto de lei ordinária da deputada Alessandra Vieira que dispõe que todas as Escolas de Ensino Médio em Pernambuco disponibilizem a cartilha institucional “Contra o bullying - Justiça nas Escolas“, produzida pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. 

    De acordo com a parlamentar, o Projeto de Lei Ordinária Nº 132/2019, visa ampliar o uso das ferramentas de conhecimento acerca dos males que bullying causa na construção da cidadania de cada estudante. “A proposta visa segurar a adoção de mecanismos de combate ao bullying, apoiando a unidade escolar na tomada de medidas aos casos, evitando a propagação do problema ou sua reincidência, evitando que a escola seja rotulada como corresponsável nessas ocorrências”, pontua a parlamentar.

    A disponibilização da Cartilha de forma gratuita possibilitará, segundo a justificativa do projeto de lei, à adoção de mecanismos de combate ao bullying, apoiando a unidade escolar na tomada de medidas pontuais aos casos, evitando a propagação do problema ou sua reincidência, evitando ainda, que a escola seja rotulada como corresponsável nessas tristes ocorrências, mesmo sabendo que é nela o palco preferencial para os que praticam os casos de bullying, através de comportamentos agressivos e transgressores que se evidenciam ou se agravam na maioria das vezes.

    Escola Chefe Leandro conquista menção honrosa no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco

    Turma do segundo ano durante atividade de leitura e interpretação de texto / Foto: Escola Chefe Leandro


    Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Chefe Leandro, localizada na Vila do Jerimum, zona rural de Taquaritinga do Norte, é destaque na avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), na edição de 2018. A unidade de ensino alcançou menção honrosa nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, no âmbito de Desempenho e Proficiência Média.

    A entrega dos Certificados à direção da Escola aconteceu na última sexta-feira (05), no Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva, na sede no município. Na oportunidade, o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Marcos Augusto, parabenizou e agradeceu o empenho da direção, dos professores e dos funcionários com a Educação de Base.

    Foto: Dália Net
    A diretora da Escola Chefe Leandro, Lourdes Araújo, falou da importância da avaliação do SAEPE para a melhoria das práticas pedagógicas e no monitoramente da aprendizagem das turmas participantes. “O mais importante nos dados do SAEPE é saber que as crianças e jovens aprenderam. Sabemos que a aprendizagem é um direito e a melhoria dos índices é resultado de uma série de medidas, onde a leitura e a compreensão de textos têm um papel fundamental na conquista de bons índices, seja no SAEPE ou em outros métodos de avaliação”, contou a diretora.

    Foto: Lourdes Araújo
    Entre os métodos de ensino promovido pela escola construída na década de 60, estão à realização de palestras, projetos didáticos e principalmente simulados. A vice-diretora, Kátia Cristina, atribui à menção honrosa a parceria escola, família e comunidade. “Reconheço o trabalho e compromisso de todos os professores, do Educador de Apoio e da equipe gestora na conquista destes índices. Assim como dos pais de alunos e da comunidade por abraçar as iniciativas educacionais de nossa escola,” pontuou a vice-diretora.

    Foto: Lourdes Araújo
    O 2º ano do Ensino Fundamental I, acompanhado pela professora Edinalva Maria da Silva, obteve 100% de aproveitamento na avaliação de Língua Portuguesa e desempenho considerando Bom em Matemática. Já o 5º ano do Ensino Fundamental I, da professora Ana Paula Gomes Ferreira, obteve desempenho Excelente em Língua Portuguesa e Matemática. Nesta quarta-feira (10), um almoço de confraternização entre os integrantes da equipe gestora da unidade de ensino comemorou os resultados obtidos no SAEPE.

    Alunos do Quinto ano avaliados pelo SAEPE / Foto: Lourdes Araújo 
    PANORAMA MUNICIPAL

    Segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Educação, na média geral a Dália da Serra obteve índices superiores aos alcançados pela média do Estado.

    Fonte: Seduc 

    quinta-feira, 4 de abril de 2019

    Deputada Alessandra Vieira defende criação de matadouro regional no Agreste

    Foto: Ascom / Alepe

    Durante a Reunião Plenária da última terça-feira (2), a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) disse que solicitou audiência com o secretário estadual de Agricultura, Dilson Peixoto, para sugerir a criação de um matadouro público regional para o Agreste de Pernambuco. A medida seria uma solução para pelo menos dez municípios da região que tiveram os serviços de abate de animais interditados por não atenderem às normas sanitárias.

    A solicitação da parlamentar foi ridicularizada pelo vice-líder do Governo na Assembléia Legislativa, Diogo Moraes (PSB), num pronunciamento seguinte ao da deputada. “A prefeitura que a senhora representa esta querendo transferir a responsabilidade para o Governo Estadual, acredito que a senhora não esteja a par que este não é um problema do Governo do Estado e sim do Municipal”, rebateu o socialista.

    Dois dias após o seu discurso no Grande Expediente e contrariando as suas próprias palavras, o deputado solicitou ao Governo do Estado, através da indicação 728/2019, publicada na edição de hoje (04) no Diário Oficial de Pernambuco, a construção de um Matadouro Regional, a fim de dotar o município e a população de um estabelecimento digno e de acordo com as regras higiênicas e sanitárias.

    Em suas redes sociais, a deputada Alessandra Vieira reitera o seu compromisso em buscar soluções para o matadouro de Santa Cruz do Capibaribe, assim como, para os demais municípios que estão impedidos de realizar abate de animais. “Defendo desde o inicio a implantação de um matadouro público regional, pois seria uma solução para municípios que tiveram serviços de abate de animais interditados por não atenderem às normas sanitárias,” declarou Alessandra.

    Deputada Alessandra Vieira cumpre agenda institucional em Santa Cruz do Capibaribe