segunda-feira, 26 de julho de 2021

    Grupo Verde realiza encontro de agradecimento e discute candidatura própria em 2022

    Segundo o Ministério da Saúde, o número de doadores no Brasil representa apenas 1,6% da população.

    No intuito de ajudar a Fundação de Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) na recuperação de seu banco de sangue, a bancada de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Mudança e Trabalho, promove o projeto de doação voluntária de sangue "Doe Vida". A iniciativa acontecerá na próxima sexta-feira (30), às 13h, com a disponibilização de um transporte gratuito, saindo da Igreja São Cristóvão com destino ao Hemocentro Regional, em Caruaru.

    O vereador Emanoel Ramos (PSD), um dos idealizadores do projeto, destaca que é necessário incentivar esse gesto, já que muitas vezes as pessoas são desestimuladas a doar devido a precária abordagem do tema. “Há também muita desinformação sobre a doação de sangue. Muitas pessoas não sabem que é um processo rápido, seguro e praticamente indolor, além de você salvar até quatro vidas com sua doação”, ressaltou Emanuel.

    Além da atuação legislativa e oposicionista, a bancada de vereadores do grupo do ex-candidato a prefeito Allan Carneiro (PSD) desenvolverá outras ações de cidadania e saúde em prol da população santacruzense ao longo deste mandato. “Somos um grupo político de oposição, mas isso não nos impede de trabalhar e de desenvolver ações em prol do bem-estar do próximo”, declarou Allan Carneiro. 

    Além de um documento original com foto, o Hemope orienta que o doador tenha entre 18 e 69 anos; esteja bem alimentado e hidratado; não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e pese mais que 50kg. Os interessados em participar dessa campanha devem entrar em contato pelo (81) 9.9917-1976 e reservar a sua vaga no transporte.

    PROJETO DOE VIDA

    Dia: Sexta-feira, 30 de Julho

    Horário: 13h

    Local de Saída: Igreja São Cristóvão

    Destino: Hemocentro Regional Caruaru

    Inscrições: (81) 9.9917-1976

    segunda-feira, 12 de julho de 2021

    Allan Carneiro acionará o MP para apurar descarte irregular de material utilizado na vacinação

    Foto e Vídeo: Allan Carneiro

    Ao constatar o descarte irregular de resíduos de material utilizado na vacinação contra a Covid-19, em Santa Cruz do Capibaribe, o líder do grupo Verde, Allan Carneiro (PSD), acionará o Ministério Público (MP) para apurar este fato. Na tarde da última sexta-feira (09), nas intermediações do único ponto de vacinação da cidade, foram encontrados sacos plásticos contendo seringas, algodões com manchas de sangue, papéis com a logo da prefeitura e dados pessoais de usuários do serviço de saúde, entre outros materiais.

    Conforme a programação de coleta de lixo, divulgada pela atual gestão, o recolhimento no bairro Nova Santa Cruz acontece às terças, quintas e sábados. “É contraditório a prefeitura pedir para o cidadão só colocar o lixo doméstico na calçada no dia da passagem do carro, enquanto ela, de forma irresponsável, descarta em dia e local errado um material tão prejudicial à saúde da população, principalmente a dos moradores dessa rua,” ressalta Allan.

    Em entrevista a um programa de rádio, no último sábado (10), a vizinha do ponto de vacinação, dona Cida, contou que essa não era a primeira vez que sacolas com resíduos de material usado na saúde era deixado próximo a Casa da Criança. “Com essa já é a segunda vez que isso acontece. Logo que começou o centro de vacinação apareceu duas bolsas pretas, porém eu não sei quem colocou. Eu fui olhar essas sacolas e era lixo de coisa de hospital”, disse a moradora.

    De acordo com a Anvisa, o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, como a seringa descartável, deve acontecer conforme a RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004. “Como existe um procedimento padrão para o manuseio e descarte desse material, acionarei nesta semana ao MP que investigue a forma como a gestão Fábio Aragão tem conduzindo essa questão,” ressalta Allan. Além do MP, um Boletim de Ocorrência foi registrado na 17ª Delegacia Seccional de Polícia Civil.

    quinta-feira, 8 de julho de 2021

    Com um dos menores índices de imunizados, Allan Carneiro sugere a descentralização da vacinação de Santa Cruz do Capibaribe


     

    Santa Cruz do Capibaribe ocupa uma das piores colocações no ranking de vacinação de Pernambuco,” afirma Allan Carneiro

    Nesta quinta-feira (08), o líder político do grupo Verde, Allan Carneiro (PSD), utilizou as redes sociais para expor a sua visão sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19, no município de Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco. Na postagem, o ex-candidato a prefeito assegura que a gestão Fábio Aragão tem agido de forma desorganizada e sem o devido cuidado com os aspectos básicos, com o acesso à informação.

    Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, entre os 184 municípios que compõem o Estado, Santa Cruz do Capibaribe ocupa a 169º posição. “Quando analisamos o índice de doses distribuídas versus o índice de doses aplicadas, Santa Cruz ocupa uma das piores colocações no ranking de vacinação de Pernambuco,” afirma Allan. No Vacinômetro, divulgado pela prefeitura na última quarta-feira (07), a diferença entre as doses recebidas e as doses aplicadas chegava a mais de 10 mil doses. 

    Como a aplicação do imunizante tem sido realizada somente na CECAP, através do agendamento virtual; e no distrito do Pará, mediante agendamento do agente de saúde, Allan propõe a disponibilização de mais servidores instruídos para atender a população com dificuldade de fazer o agendamento, principalmente nos bairros mais afastados; e a descentralização do ponto de vacinação da cidade e a criação de novos locais. “É preciso expandir a rede de vacinação, seja através das Unidades Básicas de Saúde, espalhadas pelos bairros, ou pela implantação de novos pontos de vacinação na cidade, nos distritos e na zona rural,” sugere Allan.