quarta-feira, 1 de setembro de 2021

    Setembro Amarelo: projeto Você Não Está Sozinho discute a valorização da vida em Santa Cruz do Capibaribe

     

    Iniciativa percorrerá sete escolas e dois anexos que compõem a rede estadual de ensino.

    Com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídios, o Setembro Amarelo ganha cada vez mais visibilidade na mídia e na sociedade. Em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, o projeto Você Não Está Sozinho discute a valorização da vida entre os jovens do Ensino Médio, através de palestras de enfrentamento às principais causas que levam ao suicídio, como a depressão e a ansiedade. A iniciativa pretende também incentivar a busca por acolhimento familiar ou médico, paralelo à prática de esportes.

    Idealizado pelo vereador Emanoel Ramos (PSD), o projeto percorrerá as setes escolas e os dois anexos que compõem a rede estadual de ensino no município, a partir desta quinta-feira (02). “Infelizmente, estudos mostram que os jovens entre 15 e 29 anos, de países em desenvolvimento, estão mais vulneráveis a desistir de viver. Nossa intenção é falar de temas relacionados ao dia-a-dia da juventude, como saúde mental no pós-pandemia, redes sociais, ódio gratuito, estigmas e padronização,” pontua Emanoel.   

    O projeto conta com a participação alternada dos psicólogos Alexsandro Clemente, Núbia Lima, Yasmina Souza, Natalina Ferreira e Sahira Bonfim; e dos educadores físicos, José Emerson e Gerson Leite. “Exercícios físicos auxiliam na prevenção e tratamento da depressão e da ansiedade, sendo uma alternativa barata e acessível a todos. Caminhadas, corridas, trilhas ou acampamentos, por exemplo, trabalham a parte corporal e auxiliam no controle dos hormônios [Cortisol, Serotonina, Dopamina ou Serotonina] do Sistema Nervoso,” explica o educador físico.

    Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo, principalmente entre os jovens. Entre as principais causas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

    Através do número 188, o Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

    AGENDA DAS PALESTRAS

    Dia 02/09: Escola Padre Zuzinha

    Dia 08/09: Escola Técnica José Nivaldo Pereira Ramos

    Dia 09/09: Escola Maria Lúcia da Silva

    Dia 14/09: Escola Raimundo Francelino Aragão

    Dia 16/09: Escola Dr. Adilson Bezerra de Souza

    Dia 22/09: Escola Malaquias Cardoso Aragão

    Dia 23/09: Anexo da Escola Maria Lúcia, em São Domingos

    Dia 30/09: Anexo da Escola Dr. Adilson, na Unidade Prisional

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário