quarta-feira, 24 de novembro de 2021

    Projeto Florestar Capibaribe promove ações de educação ambiental

    Foto: Luiz Felipe

    240 mudas nativas da região serão plantadas às margens do rio Capibaribe e do riacho Tapera. 

    O líder da bancada Mudança e Trabalho, Emanuel Ramos (PSD), lançou na manhã desta quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, a primeira edição do projeto "Florestar Capibaribe". A iniciativa visa promover ações de educação ambiental através de palestra e do plantio de 240 mudas nativas da região às margens dos rios que cortam o município.

    Nesse primeiro dia do projeto, os alunos do primeiro e segundo ano do EREM Luiz Alves da Silva acompanharam a palestra de educação ambiental sobre o ciclo com água e instruções de plantio com a supervisora de Educação Ambiental da Compesa, Carmem Tavares; e na sequencia plantaram mudas de Jenipapo, Sabonete (Sapindus Saponaria) e Ipês roxo e rosa às margens do rio Capibaribe e do riacho Tapera. “Todos nós estamos sentindo o impacto das mudanças climáticas e o quanto isso tem atingindo as fontes de água doce e o meio ambiente. Como cidadãos do planeta, nós precisamos fazer a nossa parte”, destacou Carmem.

    Com nove projetos de lei que visam a preservação do Meio Ambiente em tramitação na Câmara, o vereador Emanuel Ramos ressaltou a sua satisfação em contribuir com a discussão de temas tão importantes para a vida de todos, como o meio ambiente. “Está sendo muito gratificante desenvolver esse projeto na companhia de com todos vocês, alunos do Luiz Alves. Como legislador, entendo que a nossa atuação precisa ir além da estrutura dessa Casa de Lei e fechar, de fato, onde se precisa,” frisou o parlamentar.

    A iniciativa continua no próximo sábado (27), a partir das 7h, com a segunda fase do plantio de mudas às margens do rio Capibaribe por voluntários, ambientalistas e membros do grupo Verde. Além da Compesa, colaboraram com a realização do projeto a secretaria executiva de Serviços Públicos, a gerência de Meio Ambiente, a direção do EREM Luiz Alves da Silva e o empresário Allan Carneiro.

    Bancada Mudança e Trabalho entrega trator com grade aradora à associação da Magana e Porteiras

    Fotos: Patrício Lima

    Comunidade rural esperava por esse maquinário há mais de 20 anos.

    Com a proposta de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, a bancada oposicionista Mudança e Trabalho vem atuando em diversas áreas do município de Santa Cruz do Capibaribe, agreste do Estado. Na tarde desta terça-feira (23), vereadores e membros do grupo Verde entregaram um trator com grade aradora à Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Magana e Porteiras.

    Há mais de 20 anos, os agricultores e produtores rurais dessas comunidades pleiteavam a aquisição de um trator. "Desde a fundação em 2001, um dos principais pedidos de nossa associação ao poder público era que olhasse com atenção para as nossas necessidades do homem do campo. Hoje, o grupo de vereadores do Verde, atenderam ao nosso pedido e tornaram o nosso sonho em realidade," pontuou o presidente da associação, Isaías Souza.


    A aquisição do trator foi decorrente da articulação do ex-candidato a prefeito Allan Carneiro com o deputado federal André de Paula, ambos do PSD, e irá beneficiar mais de 150 famílias. "Esse importante maquinário dará mais autonomia aos agricultores e produtores rurais das comunidades contempladas na execução de suas atividades e contribuirá para o aumento de sua produção," ressaltou Allan.

    Além de membros da comunidade local, participaram do ato de entrega, os vereadores Capilé, Emanoel, Nega, Soares e Zeba, do PSD e PDT; os ex-candidatos a prefeito e vice, Allan Carneiro e Verá Lúcia, respectivamente; e o empresário, Valmir Ribeiro. Na próxima semana, o grupo Verde e o deputado federal André de Paula irão discutir outras demandas com a população rural.

    OUTRAS CONQUISTAS

    Durante o pico da pandemia da Covid-19, a bancada Verde entregou dois Respiradores Mecânicos à Secretaria Municipal de Saúde, através do deputado federal André de Paula (PSD). Segue ainda em tramitação, a aquisição de um ônibus escolar para o transporte universitário e a perfuração de poços para zona rural, também por intermédio do parlamentar. Para 2022, está previsto a entrega de um mamógrafo e a estruturação do segundo Conselho Tutelar, fruto das Emendas Participativas do deputado federal Túlio Gadelha (PDT).

    quarta-feira, 17 de novembro de 2021

    NOTA

     

    Com relação a PL que discute o aumento da remuneração do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, reafirmo que continuo contra o excesso de gastos públicos.

    Durante a nossa campanha defendemos o fim do Auxílio Alimentação para os parlamentares e assim que os vereadores do nosso grupo tomaram posse, apresentamos o projeto de lei que eliminou esse gasto extra.

    Já pedi aos vereadores da bancada Mudança e Trabalho que votassem contra esse projeto e ao presidente da Casa de Lei a retirada do mesmo.

    Reafirmo que o meu posicionamento sobre as discussões apresentadas durante a campanha eleitoral de 2020 continua vigente.

    Allan Carneiro

    terça-feira, 16 de novembro de 2021

    Santa Cruz do Capibaribe será contemplada com a aquisição de um mamógrafo e a estruturação do segundo Conselho Tutelar

    Foto: Victor Oliveira / Arquivo

    As emendas participativas são aplicadas a partir do direcionamento popular de suas necessidades.

    Através da articulação da bancada de vereadores Mudança e Trabalho com o deputado federal Túlio Gadelha (PDT) e, principalmente, com a participação da população, Santa Cruz do Capibaribe será contemplada com a aquisição de um mamógrafo e a estruturação do segundo Conselho Tutelar. O município concorreu com 180 projetos de todo o estado e ficou entre os 25 mais votados para receber os recursos estimados em R$ 1,3 milhão.

    A votação popular para escolha dos projetos aconteceu entre os dias 10 e 13 de novembro e em Santa Cruz foi encabeçado pelos vereadores da bancada Mudança e Trabalho, lideranças do grupo Verde e membros do segundo Conselho Tutelar. “Essa iniciativa do deputado Túlio visa compartilhar o poder de decidir para onde vai o dinheiro do Orçamento da União dedicado às emendas parlamentares, a partir do direcionamento da população de suas necessidades,” conta o vereador Zeba Glimério (PDT).

    A aquisição de um equipamento de mamografia era uma das propostas da chapa majoritária do grupo liderado pelo ex-candidato a prefeito Allan Carneiro (PSD), nas Eleições Municipais de 2020; e recentemente, durante agenda em Brasília, foi apresentada ao deputado federal. “Somos um grupo político de oposição, mas isso não nos impede de buscar benfeitorias para a população. A prevenção ao câncer de mama não pode esperar e se podemos fazer algo agora, porque não fazer?”, pontua Allan Carneiro.

    Para o conselheiro tutelar Marivaldo Andrade, a estruturação do conselho será fundamental para a ampliação do serviço prestado à população, considerando, por exemplo, que muitas vezes precisam priorizar algumas demandas devido à falta de um transporte disponível para os dois conselhos. “A garantia de direitos de crianças e adolescentes também passa por um conselho bem estruturado. Neste sentido, computador, impressora e veículo são elementos básicos e necessários para melhor atender às demandas,” frisa Marivaldo.

    OUTRAS CONQUISTAS

    Durante o pico da pandemia da Covid-19, a bancada Verde entregou dois Respiradores Mecânicos à Secretaria Municipal de Saúde, através do deputado federal André de Paula (PSD). Segue ainda em tramitação, a aquisição de um ônibus escolar para o transporte universitário, um trator e a perfuração de poços para zona rural, também por intermédio do parlamentar.