segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

    No Jerimum, programação religiosa marca o encerramento da Festa de São Sebastião

    São Sebastião é venerado desde o início na década com 50 pelos católicos do Jerimum
     

    A devoção reuniu fiéis da comunidade local e circunvizinhas, membros dos poderes Legislativo e Executivo, assim como lideranças políticas da Dália da Serra.


    Chegou ao final na tarde deste domingo (23), mais uma edição da festa de São Sebastião, na vila do Jerimum, zona rural de Taquaritinga do Norte. Com uma programação puramente religiosa, devido aos protocolos de biossegurança sanitária, o tríduo buscou reavivar a fé dos fiéis nas promessas de Deus e na proteção do santo contra a peste, a fome e a guerra.

    Iniciada na última quinta-feira (20), dia de São Sebastião, o tríduo trouxe as causas que norteiam a intercessão do padroeiro para reflexão da comunidade Católica. “O tema de nossa festa, ‘São Sebastião modelo de esperança em tempos de peste, fome e guerra’, buscou estabelecer diálogo entre o testemunho do mártir Sebastião e os nossos dias atuais, onde a guerra entre nações passa de anos; onde a peste, facilmente caracterizada pela Covid-19; e a fome, que se alastrou pelo nosso país, nos impulsiona a buscar a intercessão de São Sebastião,” frisa o pároco Leandro Bezerra.

    A programação de encerramento iniciou às 6h com a alvorada festiva, repique de sinos e a recitação do Ofício da Imaculada Conceição. Na parte da tarde, houve o Sacramento do Batismo, a procissão pelas principais ruas da comunidade, acompanhada pela banda marcial Dom Luiz de Brito, de Taquaritinga do Norte; e na sequência a celebração da Santa Missa campal, animada pelo Ministério de Música Adonai, da igreja local. Após a celebração, a tradicional girândola, a disputa pelas prendas do leilão e do bingo e as atividades recreativas encerram mais uma festividade do vilarejo. 

    Assim como no ano passado, a organização da festa orientava os devotos quanto ao cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19 e Influenza. “Agradecemos a presença e participação de todos em nossa festa. Apesar das medidas de segurança sanitária, foi enriquecedor acolhê-los em nossa comunidade,” agradeceu a integrante da Comissão Organizadora da Festa Angélica Minerva.

    A devoção reuniu centenas de fiéis da comunidade local e circunvizinhas, lideranças políticas da Dália da Serra, membros do poder Executivo, como o prefeito Ivanildo Mestre (PSB) e o vice Gena Lins (PSDB); do Legislativo, os vereadores Amauri de Nino (PSD), Natalia de Luquinha da Saúde (PTB), Galego de Tonho (PSDB), Eraldo de Pedra Preta e Geovane Cézar (ambos do PSB); e representado a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o deputado Diogo Moraes (PSB). 

    INICIATIVAS

    Na manhã do domingo (23), duas iniciativas mobilizaram a participação popular. Promovido pelo vereador Eraldo de Pedra Preta e Augusto, o Pedal Solidário arrecadou alimentos não-perecíveis para os desabrigados e desalojados com as chuvas na Bahia. Já a tradicional maratona de São Sebastião, promovida pelo vereador Amauri de Nino, promoveu brincadeiras e distribuição de brindes para as crianças da comunidade.


    A SEGUIR, CONFIRA OUTRAS IMAGENS DO ENCERRAMENTO DA FESTA:












    Fotos: Antonio Andrade, Carlos Arruda e Jefferson Lulu

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário